quarta-feira, 24 de março de 2010

A VERDADEIRA PÁSCOA




Oi Turma 91,
Hoje pela manhã vivemos um momento muito significativo no Colégio. Sem dúvida alguma marcou-nos muito aquilo que o Dércio nos propôs para a reflexão. Gostaria que cada um deixasse aqui no blog uma síntese, um comentário, enfim, uma expressão daquilo que foi mais forte nesta manhã.
Tenho certeza de que nossos olhos serão bastante diferentes para a celebração da Páscoa bem como acerca da nossa responsabilidade na sociedade em que vivemos.
Aguardo seus comentários.
Um abração do Izalta

12 comentários:

  1. Hoje no salão nobre do colégio, tivemos uma apresentação teatral que mostrava varias situações que ocorreram no passado e que ocorrem ainda hoje. No inicio a cena apresentada foi de um mendigo cego que vivia pedindo esmolas, este mendigo teve um encontro com Jesus e pediu que ele desse uma luz nos seus olhos, para que ele pudesse voltar a enxergar, nesta cena o ator contava também as avacalhações que o mendigo e outros deficientes sofriam e ainda hoje sofrem.
    Durante as cenas eram apresentados vários valores, como do tema da nova campanha da fraternidade, o ator também apresenta vários momentos da vida de Jesus, como o da santa ceia, a sua crucificação entre outros.
    Vendo de outro ângulo a apresentação, também gostei do modo como ele interagi com o publico, como pessoa adquiri vários valores para serem levados para a vida, e como participante do grupo de teatro da escola varias formas de como agir num palco e como por exemplo fazer vários personagens de forma rápida e simples de um modo que não estrague a peça.
    Gabriel Schmitt Machado Pacheco nº16 T:91

    ResponderExcluir
  2. Teatro de Páscoa

    Fomos ao salão assistir a um teatro sobre a páscoa apresentado por Dércio, achei muito interessante pois ele retratou pontos importantes da vida de Jesus Cristo,desde seu nascimento até sua morte de cruz.
    Um ponto que achei muito interessante foi quando quando seu filho Vitor contracenou junto com ele, achei interessante, pois retratou bem como as crianças agem hoje em dia, nós temos que entender que não podemos ter tudo o que quiser, devemos ter apenas o necessário.
    Outro ponto que achei bom foi o que da cabeça de uma boneca que representava uma criança ele ia tirando todos os pensamentos que afastam ela de Jesus.
    Enfim achei um grande espetáculo.
    Ruan Luiz Molgero Lopes nº33 T-91.

    ResponderExcluir
  3. Pai e filho vieram de Curitiba apresentar sobre a páscoa, no começo e em grande parte foi um monólogo que falava sobre a miserabilidade das pessoas que eram desprezadas na época de Jesus, sobre o quão bom ele era (e ainda é) , o quanto nos amou, e depois na hora que foi pregado na cruz o quanto ele sofreu.
    O quanto ele amava as crianças e achava que todos deveriam ter coração de criança, sem malícia, sem pecado, sempre iluminado e feliz.
    Falou sobre as drogas, essa navegação por um mar de sofrimento, uma viagem quase sem volta, sem segunda chance, para algumas drogas, como por exemplo, o Crack.
    Na época do salvador, crianças, mulheres, leprosos, idosos e mendigos não tinham respeito da população que nem os homens, em vez disso, eram humilhados, ridicularizados e até mortos, em alguns raros casos.
    Todos têm que ter um espaço para Jesus (e Deus) em seu coração.
    Caio Córdova Nº8 T:91

    ResponderExcluir
  4. Nessa encenação teatral podemos ver um pouco da historia de Jesus.
    Essa peça mostrou algumas pessoas que pediam pra Ele curá-las e nem todas após receberem a graça voltavam pra agradecer.
    O Dércio aproveitou e chamou nossa atenção para a campanha da fraternidade deste ano.
    Eu achei a peça muito divertida.
    Eu gostaria muito que meus colegas refletissem sobre o que viram e entendessem o maravilhoso significado da Páscoa.

    Nome:Rafael.S.M nº:32 T:91

    ResponderExcluir
  5. O trabalho é muito bem feito. Eles transmitem a informação que querem muito bem pele forma de teatro o que é difícil de fazer.
    A peça trouxe um assunto que estaremos estudando esse ano qie é a campanha da fraternidade cujo o teme é “Vocês não podem servir a deus e ao dinheiro”.
    o jeito como eles interpretaram os personagens foi muito boa,eles reproduzem como acham que foram a cenas,mas parece que estiveram lá quando as cenas aconteceram.
    O grupo teatral utilizou poucos materiais devido a quantidade de informação que queriam passar mesmo assim ficou muito boa,pois a simplicidade da obra é que atrai você nas cenas.
    A peça pelo que percebi deve ter demorado muito tempo para fazê-la,e as cenas da peça exigem o Máximo de cada ator.

    Nome:André Nº:3 T:91

    ResponderExcluir
  6. Nesse teatro percebi que haviam muitas coisas esquecidas, a páscoa já não tem mais sentido para muitas pessoa, não sabemos mais o real significado disso tudo.
    Há muitas pessoas que desde criança se perdem na vida, usam drogas, roubam, matam e o que Jesus fez não importa, mas são essas atitudes que o matam mais a cada dia.
    Gostei muito do teatro e achei muito bom relembrar o passado e o real motivo da páscoa, pois celebrar algo que nem sabemos o porque não faz sentido.
    Sem contar que o respeito é essencial e em algumas horas houve a falta dele por parte da platéia.
    Foi muito interessante e achei muito esforçado e bem planejado.

    Thainá Nº35 T: 91

    ResponderExcluir
  7. A peça que assistimos foi muito interessante,pois mostrou algo que já estavamos esquecendo,que era o real sentidoda pascoa.
    O teatro começou com o homem que era cego e foi curado por Jesus, e depois vieram cenas aonde sempre mostrava como Jesus era bom.Vimos alguns milagres de Jesus e tambem vimos cenas dele ajudando pessoas.
    Uma hora na peça o ator tirou "pensamentos" da cabeça de uma boneca, a ultima coisa que ele encontrou foi uma pequena cruz com jesus.
    A peça tratou de um assunto sério, só que com um tom que diverte as pessoas, se tornando assim legal e agradavel!
    Cyntia nº12 Tª91

    ResponderExcluir
  8. Vitor e seu pai vieram de Curitiba para apresentar para os alunos um teatro mais ou menos sobre a vida de Jesus,o que ele fez,mais de um jeito diferente como se quisesse comparar aqueles tempos em que a população menos favorecida com as Crianças,os Idosos,os doentes mentais e também os físicos,mendigos e etc,naquela época eles davam mais valor do que nós damos hoje,exemplo se naqueles tempos fulano se curasse de uma doença muito grave,a aldeia entraria em uma festa e não teria outro assunto dizendo que era um milagre ou algo parecido,hoje em dia é o contrario,ninguém faz nada,se quer dão os parabéns. Naquela época a fé em Jesus e Deus era bem maior do que hoje,nos tempos de hoje algumas pessoas só rezam quando estão passando por sérias necessidades,o que é extremamente errado,elas deveriam rezar todos os dias só para simplesmente agradecer o pão que tem na mesa.

    Fellipe Hoffmann,Turma 91,Numero 14

    ResponderExcluir
  9. Acabamos de ver uma peça de teatro que tinha como objetivo nos fazer refletir sobra a páscoa e Jesus.
    Nela, o ator repassou alguns ensinamentos de Jesus, bem como algumas partes de sua vida.
    Mostrou-nos que Ele tinha uma virtude que era o perdão, que não achava ninguém com o direito de punir, julgar ninguém, pois todos somos humanos e como humanos cometemos erros, que não devemos excluir pessoas por nenhum motivos.
    Penso que é proveitoso ter atividades desse tipo para sempre lembrar quem e o exemplo que Ele foi.

    ResponderExcluir
  10. Hoje nas duas últimas aulas, tivemos um momento de reflexão sobre a páscoa e o seu verdadeiro sentido.O ator que fez a peça, quiz nos mostrar que a páscoa não é só chocolates e ovos, mas sim o sofrimento de Jesus na cruz.Uma das mensagens que foi representada, foi a que devemos ter Jesus em primeiro lugar em nossa vida, e as demais coisas serão acrescentadas, pois se não tiver Deus no coração, nada mais vale a pena, nada tem sentido.E eu tambem achei muito interessante o momento em que foi dito que não devemos entrar na onde dos "amigos", e fazer a coisa errada, mas sim ter sabedoria e pedir a direção de Deus.

    Maria Heloiza Soares Pacheco T:91 Nº26

    ResponderExcluir
  11. hoje nas duas ultimas aulas tivemos um momento de reflexão sobre o verdadeiro sentido da páscoa.
    o ator quiz nos mostrar que a páscoa não é só chocolate e ovos, mas sim o sofrimento de Jesus na cruz.Umas das mensagem que foi passada, foi a que devemos ter Jesus em primeiro lugar, e as demais coisas nos serão acrescentadas,pois se não tivermos Deus no coração nada te sentido nada mais vale a pena.E eu achei interessante a perte em é falado que não devemos entrar na onda dos "amigos" e fazer a coisa errada, mas sim ter sabedoria,e pedir a direção de Deus.

    Maria Heloiza Soares Pacheco T:91 Nº26

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, o teatro foi muito interessante e significativo.Ele nos fez pensar e relembrar sobre coisas que muitas vezes acabamos esquecendo.
    Pudemos "reviver" algumas passagens importantes da vida de Jesus, que nos mostram o quanto ele era bondoso, companheiro, solidário, justo, carinhoso e etc.
    Além disso, nos mostrou o verdadeiro significado da Páscoa, e que muitas de nossas atitudes acabam nos distanciando de Jesus, e nos fazendo esquecer dele.
    Jéssica nº20 turma:91

    ResponderExcluir