sábado, 20 de fevereiro de 2010

Variantes linguisticas

Pessoal, Vale ler o texto abaixo e refletir sobre variantes linguísticas e preconceito.
Cada aluno deve realizar um comentário a partir da reflexão realizada em sala de aula. Os comentários serão considerados até o dia 27 de fevereiro. Um abração do Izalta
Tipos de assaltantes brasileiros
ASSALTANTE NORDESTINO Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula num se cague e num faça munganga.... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora ... Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia ...
ASSALTANTE MINEIRO Ô sô, prestenção... isso é um assarto, uai ... Levanta os braço e fica quetin quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje Vai andando, uai! Tá esperando o que, uai!!
ASSALTANTE GAÚCHO Oooo guri, ficas atento ... Bah, isso é um assalto ... Levantas os braços e te aquieta, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa os pilas pra cá! E te manda a la cria, senão o melão vai queimar.
ASSALTANTE CARIOCA Seguiiiinnte, bicho... Isso é um assalto ... Passa a grana e levanta os braços rapá ... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra daná... Vai andando e se olhar pra trás vira presunto.
ASSALTANTE BAIANO Ô meu rei...(longa pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não...(longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ... Vai passando a grana, bem devagariiiiinho (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado ... Não esquenta, meu irmãozinho, (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada...
ASSALTANTE PAULISTA Ôrra, meu ... Isso é um assalto, meu .. Alevanta os braços, meu ... Passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu.... Pô, se manda, meu ...
ASSALTANTE DE BRASÍLIA Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, IPTU, IPVA, Licenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, Imposto de Renda, IPI, CMS, PIS, COFINS ... mas não se preocupe, somos PENTA....

90 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao texto muito pra rir,para entender complica.
    Já em relação a aula que tivemos, temos três classificações a língua portuguesa: Redação,Literatura e Gramática.
    Na gramática que estamos estudando tem a descritiva(com normas) e a natural(coloquial).
    Usamos a descritiva para o cotidiano em por exemplo em um tribunal; E a natural em comunicação com nossos amiguinhos usando gírias e sotaques, a natural também segue algumas regras, porém nem sabemos que seguimos essas regras.
    A gramática descritiva também há quatro classificações nela: Fonética(sons,pronuncias) Morfologia(classificações das palavras), Sintaxe(concordância em relação as palavras)e Semântica(siginificados das palavras)
    Comentário escrito/digitado por: Luiz Augusto
    Turma:102

    ResponderExcluir
  4. Há assaltantes pra todo tipo de gente.
    Mas com relação a aula, vimos que existem várias gramáticas, mas estudamos somente duas por enquanto, a normativa e a natural.Existem mais tipos de gramáticas como a descritiva, a formal, a funcional.Quanto as duas que estudamos a normativa segue as regras da língua e a natural é quando falamos e usamos (ou não) as regras sem notar
    Bruno Dominski
    Turma 102

    ResponderExcluir
  5. O texto retrata os vários métodos de assaltos usados principalmente com a linguagem da gramática Natural , onde se encontram os vários sotaques existentes por diferentes partes do Brasil, além das tão utilizadas gírias.
    Porém um dos assaltos é dado através da gramática Normativa, de uma forma indireta aumentando impostos e "roubando" assim o dinheiro suado de todo o povo, mais que não deixa dúvidas que é o mais aplicado por todas as partes do país.
    Concluindo: Esse texto é uma forma divertida de se fazer comparações com os diversos tipos de linguagem gramatical, e que acaba nos fazendo aprender de uma forma mais fácil esse conteúdo.

    Digitado por:Saida Lina
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  6. O texto mostra diferentes tipos de assaltos, utiizando diferentes sotaques. Em todos os assaltos é utilizado a gramática, só que nos assaltos onde é utilizado os sotaques é utilizado a gramática natural (não é aplicada as normas das línguas) e no assalto de brasília é utilizado a gramática normativa (utiliza as normas da língua).

    Digitado por: Bruno Ferreira Felipe
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  7. Com a aula de hoje foi possível relembrar o significado da palavra gramática, além de lembrarmos seus componentes.
    Além disso, o teatro mostrou de forma clara as diferentes variações da pronúncia presentes em nosso país.
    Abraço Izalta
    Ebert Rodrigues
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  8. A partir da análise e apresentação dos textos, nós identificamos aspectos importantes que caracterizam o regionalismo. Alguns deles: pronúncia, estrutura e forma. Esses pontos, se combinados de determinada forma, criam o jeito natural/coloquial de se falar. Mas a coisa mais significativa que muda de o jeito de se falar, de estado para estado, é a posição geográfica, isso, relacionado ainda aos costumes e características de certa região.
    Então, claramente, a fala normativa, se diferencia da coloquial, já que está última não segue uma determinada regra/padrão, e a normativa, sim.

    Victor Diogo Kons Lemos, Turma 301

    ResponderExcluir
  9. Variantes linguisticas são todas as variedas encontradas na língua que podem ser diferentes dependendo de qual cidade o falante se encontra, isso se chama regionalismo, ou seja, a região determina o tipo linguistico de cada um.

    ResponderExcluir
  10. NOME: GABRIELLE MELO BÚRIGO
    TURMA: 102

    Se pudesse definir a língua portuguesa em uma única palavra, seria: amplificação. Que significa ato ou efeito de amplificar; aumentar nossos conhecimentos e saberes do mesmo.
    No português, não é diferente, pelo contrário... a cada dia que passa, percebemos que a nossa linguagem é repleta de descobertas. Descobertas que ampliam novos horizontes; caracterizando da melhor maneira o nosso país.
    Começamos a ter contato com o mesmo desde que aprendemos a falar, desde as primeiras palavras, o simples: "Quero comer!", "Tô com fome!", "Me dá!", "A gente vai onde?", o uso da nosso vocabulário do cotidiano até a "comunicação" entre nós, adolescentes.
    Usamos várias "gírias", formas e tipos diferentes de expressar nossas ideias, pensamentos e sentimentos. O tempo vai passando e começamos a conviver com outros tipos de linguagem. Ou simplesmente, temos que conviver com ela. No futuro trabalho, por exemplo, não podemos usar as mesmas palavras, ou expressões que usamos no dia-a-dia. Devemos manter uma postura adequada.
    Mas nunca paramos para pensar como tudo isso é aceito na gramática.
    - Para a linguagem ser "expressa" de forma culta, usamos e aderimos de: gramática NORMATIVA, que se enquadra dentro das regras, no geral.
    - Diferente da gramática NATURAL, onde é usado em situações do cotidiano. (Como por exemplo, as frases citadas acima.)
    E durante o nosso ano escolar, como o novo professor Izaltino nos ensinou, descobriremos outras informações interessantes, como essa que acabamos de aprender, sobre o mundo em que nos cerca.

    ResponderExcluir
  11. Vimos os dois tipos de Gramática: Normativa, que engloba as regras da língua Padrão, e Natural, que é a linguagem natural de cada pessoa, a que lea parende ouvindo e falando desde criança, e que, por questões geográficas ou históricas, sofre variações. Essa variações ficam bem claras na fala de cada um dos assaltantes, que fala de acordo com a variante da sua região.

    Juliana Zahtariam
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  12. com a aula de hoje(22/fev/2010)conseguimos redescobrir a riqueza cultural da nossa língua através das variantes linguisticas,que como o próprio nome já diz,são as diferentes formas de se falar uma mesma língua.
    e isso acontece principalmente pela variedade de etnias encontradas no nosso país,cada povo que se deslocou para cá,principalmente na época das guerras mundiais,trouxe consigo seus costumes,sotaques etc...
    e quando vieram pra cá tiveram que aprender português para sobreviver,então "misturaram" a sua forma de falar a sua língua de origem com a língua daqui fazendo com que tenhamos a variedade que temos hoje.
    Luiz Carlos Rauber Oliveira
    Turma:301

    ResponderExcluir
  13. O Texto se retrata do tema ''assaltantes'' com diversos tipos de assaltos,de varias regiões, as variedades linguisticas são muito percebidas ao ler o texto, que aliais é feita numa linguagem natural do que normativa. By: Marcos da 102 ;D

    ResponderExcluir
  14. Nos textos que vimos hoje,
    podemos perceber que só em um foi usado a forma normativa, que foi o assaltante de Brasília. Nos outros foram utilizados a forma natural, a falada no dia-a-dia, cheia de gírias.
    Então podemos perceber que na maioria das vezes quando nos comunicamos utilizamos a forma natural. E quando estamos em algum lugar especial, como em uma entrevista de emprego, devemos usar a forma normativa(padrão)!

    Henrique Fagundes
    Turma : 102

    ResponderExcluir
  15. Em termos de linguagem coloquial todos os assaltos exceto o de Brasília usaram esse tipo de linguagem.
    O de Brasília usou uma linguagem formal sem erros nem gírias lembramdo o que os políticos falam em seus comunicados.

    ResponderExcluir
  16. Com essa aula aprendemos o que são e como diferenciar a gramática normativa e a gramática natural, usando como exemplo o texto dos assaltos. No texto, os assaltantes usavam da gramática natural, que possui regionalismo e gírias, mas diferente dos outros, o último texto usava a linguagem normativa, que segue o padrão coloquial.

    VICTOR 101

    ResponderExcluir
  17. O que podemos ver no texto é um reflexo do país multicultural em que vivemos. Quanto as linguagens que são empregadas, a única diferente é a do assaltante de Brasília, que se importa em seguir as normas cultas da língua portuguesa, pronunciar todas as palavras corretamente, seguindo diversas regras. Com isso podemos concluir que este assaltante utiliza a linguagem normativa/descritiva.
    Todos os outros, sem exceção, acabam por usar a linguagem natural, com seus sotaques e gírias (de acordo com sua região), sem se importar com regras. Esse é o tipo de linguagem que podemos usar no cotidiano, para uma comunicação mais rápida e prática.

    Isabela S. Hinckel
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  18. Em quase todos os assaltos que presenciamos na sala de aula,foi empregada a variedade informal(ou natural) da lingua,que é a mais usada pelas pessoas sem a preocupação com as regras exceto a do assaltante de brasilia que utilizou a variedade culta padrão (ou normativa) q emprega as regras da gramatica.lembrando que não existem apenas dois tipos de gramatica mais por enquanto essa duas formas estao sendo mais aprofundadas.

    ResponderExcluir
  19. Dos assaltos que presenciamos em sala de aula, quase todos eles apresentavam a forma natural da lingua(ou coloquial)que é a mais usada pelas pessoas sem a preocupação de regras com a exceção do assaltante de brasilia que utilizou a forma padrão da lingua(ou normativa),que emprega as regras da gramática melhorando a dicção e facilitando o entendimento.Lembrando que não existem apenas dois tipos de gramática,mais esses dois estão sendo mais aprofundados.

    Bruno Curcio Turma:102

    ResponderExcluir
  20. André Luiz Pizani
    Turma: 102
    Na Maioria das situações, a forma de assalto foi empregado varios tipos de gírias, sem falar que o jeito de falar,variou conforme sua região (gaúcho fala "bah", Paulista fala "ô Meu, qual é?") contudo o de Brasília, também é considerado um assalto, comparado a os outros foi empregada uma linguagem mais formal, do que nos outros, sabendo que todos se tratam sobre assalto.

    ResponderExcluir
  21. Foi uma ótima apresentação das duplas que interpretaram os "assaltantes regionais", foi um jeito engraçado de mostrar a grande micigenação do nosso país. A variedade cultural é muito grande, pois o Brasil foi alvo de diferentes colonizações, sem falar nos escravos e trabalhadores que vieram pra cá em época de guerra ou da colônia. Tudo isso contribuiu para que herdássemos essa rica cultura e linguagem que é o Brasil. Por isso, não há certo ou errado, o que acontece é: dentro da linguagem coloquial, o local que você sofreu mais influência ou viveu mais é que determinará seu estilo de linguagem.
    Laura Polli
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  22. Nesta aula relembramos o significado de Gramática e vimos que existem vários tipos, como a Gramática Natural e Normativa, esta segue a norma padrão e aquela é a língua coloquial. Analisamos também as Variantes Linguísticas, podendo ser determinadas geograficamente (regionalismos) e historicamente (temporal). Pode-se falar uma mesma coisa de diferentes maneiras, como os pequenos teatros apresentados na aula; doversas maneiras de declarar um assalto.

    Dayna Maressa - 301

    ResponderExcluir
  23. Na maioria dos assaltos, a gramática é natural que é quando você está falando com uma pessoa utilizando uma regra, sem perceber que está usando-a, e em apenas 1 assalto é utilizado a gramática normativa que é a linguagem padrão utilizada em momentos importantes, como entrevista de empregos.


    Gustavo Alves
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  24. Como o próprio título diz, o texto mostra várias linguagens que estão presentes nos mais diversos cantos do nosso país, de norte a sul, de leste a oeste. Todas essas variantes fazem parte da Língua Portuguesa, mas não seguem as regras da gramática NORMATIVA, aquela usada na linguagem padrão. Essa gramática é usada em situações mais formais, por advogados e juízes por exemplo.
    A gramática utilizada pelos assaltantes do texto é a NATURAL. Por ser usada no dia-a-dia e falada naturalmente, não é necessário seguir todas as regras ortográficas, permitindo o uso de gírias e sotaques diferentes.

    GIULIA PAGGIARIN FLORES
    TURMA:102

    ResponderExcluir
  25. Nos 6 primeiros textos, é usada a linguagem natural, que se usa mais girias, tem sotaque, e conseqüentemente os dialetos da determinada região. O "assaltante" de Brasilia usou a linguagem formal ou linguagem normativa que é a que tem as regras do padrão culto. Pode se dizer que a relação entre o "titulo" dos textos e os textos em si, tem uma pequena variação. Uma coisa que é furtar e outra que é roubar. Furtar é quando você anuncia e haje com violência e roubar é quando você não anuncia e não haje com violência, apenas com palavras. e a outra que é a natural, cada um fala do seu jeito.

    ResponderExcluir
  26. O texto fala sobre assaltantes com gírias e sotaques de sua determinada região. A linguagem usada é Padrão pois ela não segue as regras como a Normativa.A língua é Natural falada no cotidiano e sem regras.

    Ian A Ribeiro 101

    ResponderExcluir
  27. Bárbara Hoffmann
    Na aula relembramos o que é gramática e suas divisões.
    Nas apresentações, foram vistos varias variantes linguísticas de diferentes estados do nosso País.
    Bárbara Hoffmann
    Turma:301

    ResponderExcluir
  28. Manoela 102 Nos seis primeiros assaltos a gramática utilizada e a natural aquela do nosso dia-a-dia, mas com um entendimento próprio natural, sem tirar nem por.
    Já no ultimo assalto se utiliza à gramática normativa, com normas e regras e ela vem junto com a linguagem padrão essas duas não se desgrudam!
    E a gramática normativa e vista em entrevistas de emprego e principalmente em tribunais.

    ResponderExcluir
  29. Nós pudemos relembrar o significado de gramática, e ver as diferentes pronúnicias das palavras da nossa língua devido a variações geográficas, status social (político), e questões históricas, não deixando mesmo assim de estarem corretas.

    Thierry S. Luz, turma 301

    ResponderExcluir
  30. Ychelly G. turma:102

    Como mesmo o título já relata, há variados tipos de linguagem presente em cada estado.Entre os 6 primeiros textos é utilizado uma linguagem diária, dependendo da região, ou seja, a linguagem natural.Já no último texto o suposto ladrão utiliza uma linguagem normativa/descritiva, onde tem como objetivo se enquadrar dentro das regras de acordo com a língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  31. Apesar de cômico, refletindo o texto a gente pode perceber que há uma grande diferença das seis primeiras situações para a última, onde nas seis primeiras situações está se usando a Gramática natural, que como pude perceber é a linguagem usada do dia-a-dia, que usa sotaques e não é usada regras.
    Já no ultimo caso, pude perceber que já é uma linguagem padrão, onde a essa gramatica já é submetida a regras, cheia de estruturas.

    Mariana Anastácio T-102

    ResponderExcluir
  32. A língua portuguesa pode ser expressa de várias maneiras, principalmente de acordo com a regionalização de cada povo.
    Isso fica comprovado através da leitura do texto acima, que foi demonstrado por cada grupo na sala de aula de forma dinâmica.
    Cada povo possui sua maneira de se expressar e agir, e consequentemente utiliza os tipos de gramática, dependendo de cada situação.
    No texto, na maior parte dos assaltos foi utilizada a gramática natural, porém em um deles: “assalto em Brasília” foi utilizado à gramática normativa.
    Para entendermos melhor, analisamos os tipos de gramática e pude chegar à conclusão que a principal diferença entre elas são:
    • Normativa (descritiva): tem como objetivo a utilização das regras de acordo com a língua portuguesa, respeitando a estrutura das frases. Possui também o objetivo de demonstrar poder.
    • Natural: utilizada para se expressar principalmente no cotidiano, ou seja, com naturalidade. Não tem como objetivo seguir regras e muitas vezes utilizam as gírias.

    Desde pequenos já entramos em contato com o português e utilizamos as gramáticas, principalmente a natural. À medida que crescemos conhecemos e ampliamos nossos conhecimentos em relação a língua portuguesa, utilizando a partir de então a gramática normativa em determinadas ocasiões.

    Portanto conclui que de acordo com as situações enfrentadas no nosso dia-a-dia
    utilizaremos uma forma de expressão, através das gramáticas normativa e natural.

    Caroline Turma: 102

    ResponderExcluir
  33. Nome:Hevelyn Caroliny de Souza Turma: 102

    A gramática normativa apareceu aos antigos como "a arte de ensinar a falar e escrever corretamente",e ainda hoje tem como objetivo enquadrar-se dentro das regras.
    Assim,não é uma norma para a língua de ninguém, e sim,a língua é que tem sua própria norma.
    Já a gramática natural não segue regras,ela é uma gramática do cotidiano que possui uma estrutura,não correta.
    Essa linguagem não delimita a comunicação,mas faz com que ela seja uma comunicação incorreta,compreendida,que não demonstra nenhum poder.
    A língua reflete uma atividade vital, "o pensamento",que poderá ser expressado em duas formas,a gramática normativa e a natural.
    Na aula podemos perceber,de forma dinâmica,que essas duas gramáticas foram expressas como gênero textual,esses texto falavam dos diferentes tipos de assaltos que se diversificavão de acordo com a região apresentada pelos alunos.

    ResponderExcluir
  34. No Brasil, existem várias regiões muito diferentes entre si cada um com seu sotaque, modo de agir e falar. Percebi que esse texto revela essas diferenças através de uma cena muito comum atualmente, o assalto. Sendo que a maior parte dos assaltantes utiliza a gramática natural, com diversas gírias e "manias", ou seja, com a linguagem coloquial. Mas há um assaltante que utiliza a Gramática Normativa, que expressa a linguagem padrão, pois é um assalto diferente dos outros e que durante o mesmo quer mostrar poder perante as vítimas(o povo), não roubando de forma explicita, mas através de impostos, entre outros.

    Bruna Cickoski Turma:102

    ResponderExcluir
  35. Há no texto alguns assaltos de algumas regiões do Brasil e a maioria deles são da classe gramatical Natural, e um deles , o de Brasilia está de acordo com a norma padrão, ou normativa, isso diz que as duas são um pouco diferentes.A normativa tem algumas regras da língua portuguesa que tem que ser compridas, um exemplo é quando um advogado vai defender seu cliente e ele tem que falar tudo na norma padrão.Já na natural as regras ficam de lado e você não precisa fica pensando em regras na hora de falar, ela é usada no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  36. Hillary, Turma 102;

    Com o texto acima podemos perceber que há muita variedade linguística, ou seja, em cada canto do Brasil se fala de uma maneira, seja ela fácil ou não de se entender por nós Catarinenses. Cada região, cada povo, cada lugar fala de uma maneira, com girias e sotaques, chamamos então, de Gramática Natural.
    Já quando se fala "seguindo as regras" chamamos de Gramática Normativa.
    No último assaltante, o de Brasília podemos observar que não há um assalto "direto", ou seja informando que haverá um assalto, mas sim um assalto à toda população brasileira, o que é uma realidade, então podemos dizer que um assalto pode ser dito tanto com a Gramática Natural, sem regras, estruturas, ou então com a Gramática Normativa, seguindo as regras da Linguagem Padrão.

    ResponderExcluir
  37. Nesta aula relembramos o significado de Gramática e vimos seus dois tipos:Normativa,que segue a norma padrão, e a Natural ou coloquial que usamos no dia-a-dia,e que é influenciada pelo lugar em que vivemos,e pelas pessoas com quem nos relacionamos. E com o "teatro" podemos notar a variedade linguistica de nosso país,pois em cada lugar se fala de um jeito diferente.

    Melissa Leão
    Turma:301

    ResponderExcluir
  38. Nessa aula aprendemos o significado e a diferença entre a gramática natural e gramática normativa. Como exemplo, usamos os textos de assalto, e nestes textos, os assaltantes usavam a gramática natural, que possui gírias e é mais falada no dia-a-dia. Mas no ultimo texto, o assaltante era um deputado e usava a gramática normativa, que é mais formal e segue a linguagem padrão.

    Jéssika Hanna Dürrewald/Turma:102.

    ResponderExcluir
  39. NOME: Mariana Silva Goulart
    TURMA: 102

    O texto que foi citado mostra sete tipos de assalto, sendo que somente há duas diferenças.
    Os seis primeiros mostram um tipo de assalto onde é utilizada a gramática natural, ou seja, é comum o uso de gírias de cada região, sem ter a preocupação de seguir as normas/regras padrões da língua. No último tipo de assalto, é citado o assaltante de Brasília, que fala de uma maneira formal seguindo as regras padrões da língua, tentando demonstrar as pessoas que o que ele está dizendo não é uma maneira de roubar.
    Então como conclusão temos:
    • A gramática natural é aquela mais utilizada por jovens, com muitas gírias e uma linguagem coloquial, onde não há a preocupação de seguir as normas da linguagem padrão;
    • A gramática normativa é aquela que utilizamos onde há a necessidade de uma maior formalidade, como em tribunais, ou até mesmo por jornalistas, pois é onde há uma maior preocupação em seguir as regras da língua.

    E para finalizar, pudemos então aprender de uma maneira diferente e divertida esse dois tipos de gramática, da nossa variada língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  40. Ana Luiza
    No texto acima podemos perceber vários tipos de linguagem utilizada pelos assaltantes. A linguagem natural/coloquial que falamos freqüentemente como gírias e sotaques e normativa/descrita que costuma seguir uma regra conforme a língua português .
    Turma:101

    ResponderExcluir
  41. Usar a língua é como usar roupas, tudo é permitido desde que sejam respeitadas as regras necessárias. Cada região tem sua própria forma de se expressar. Não há variante melhor que a outra, apenas diferente. Precisamos somente nos adequar aos padrões da língua, sejam eles oriundos da gramática NORMATIVA (padrão) ou NATURAL.

    Marcella Turma:301

    ResponderExcluir
  42. Na aula constatamos que não existe modo errado de falar e, sim, variações linguísticas regionais, que não necessáriamente seguem os padrões da norma culta padrão. Relembramos também, de como é dividido a gramática, e da sua importância.

    Paulo Henrique Rosa t: 301

    ResponderExcluir
  43. No texto acima podemos perceber que a linguagem utilizada nos assaltos era a natural e a gramática normativa. Todos os assaltos aconteceram em diferentes regiões do Brasil assim tendo sotaques e gírias diferentes. Em um dos textos é utilizado à gramática normativa de uma forma indireta, o caso se deve ao aumento de impostos assim roubando o dinheiro que o povo suou para conseguir. A gramática normativa ou padrão emprega as regras da gramática, já a gramática natural é utilizada no dia-dia e varia de cada pessoa.
    Nome:Lucas
    101

    ResponderExcluir
  44. Primeiramente retomamos o significado de Gramática, que é estrutura, define regras da língua portuguesa; Vimos ainda que ela pode ser dividida em dois tipos:

    - NORMATIVA: com regras da língua padrão; é considerada descritiva, por trabalhar a descrição da língua, divide-se ainda em quatro tipos...
    !) fonética - trabalha com sons, pronúncia e ortografia;
    2) morfologia - trabalha com a forma, estrutura (classe gramatical);
    3) sintaxe - trabalha a relação e concordância das palavras, colocação e regência;
    3) semântica - trabalha o significado (figuras de linguagem);

    - NATURAL: é praticamente a linguagem que cada pessoa tem e utiliza, sendo que se diferencia entre as regiões do Brasil, através das variantes linguínticas, da forma geográfica. Essas varientes puderam ser observadas nos pequenos teatros feitos em sala, sobre os assaltos em diferentes regiões. O regionalismo apresenta gírias utilizadas somente daquela região especificamente.
    Ainda tem a variante linguística de forma histórica, que é temporal.

    Amábily, turma 301

    ResponderExcluir
  45. Como todos sabem, o Brasil possui um vasto território, acarretando regiões com diferentes dialetos.
    Temos então sete tipos diferentes tipos de ladrões, provenientes de sete regiões diferentes e com dialetos distintos.
    Os seis primeiros utilizam a gramática natural, ou seja, utilizando gírias, não se preocupando com as regras, sendo utilizada mais pelos jovens de uma maneira geral. Diferentemente do sétimo ladrão, que utiliza a gramática normativa e que baseia-se no rigoroso uso de regras, assim sendo, exigindo palavras mais cultas.

    Sofhia - Turma: 102

    ResponderExcluir
  46. Cada lugar tem o seu sotaque,suas gírias,modos de agir..e isso reflete na sua linguagem.Esse texto mostra essas diferenças em situações do dia-a-dia,para ser melhor compreendido. A maioria dos assaltantes utiliza a gramática natural,que não segue muitas regras e utiliza a linguagem coloquial.
    Mas apenas um dos assaltantes utiliza a gramática normativa,que segue a linguagem padrão,da forma culta,com regras de estrutura,concordância..esse exemplo de assalto é diferente dos outros pois rouba o povo de forma implícita,com aumento de impostos e outras taxas..

    Ana Carolina Turma 102

    ResponderExcluir
  47. Em relação ao texto e a aula podemos agora diferenciar com mais facilidade a linguagem normativa e a natural. Como no texto podemos ver que usa em diferentes momentos essas duas linguagens, mas mesmo assim, dá a mesma idéia, de assalto. Então a linguagem natural não segue muitas regras e padrões, ela pode variar conforme a região, e usamos na maioria das vezes em situações informais. Já a linguagem normativa, segue mais regras, utilizada em situações formais. Então conclui que nem uma nem outra está errada, apenas precisamos saber diferenciá-las e saber quando e onde podemos usá-las.

    Jacyara Bosse. Turma 102

    ResponderExcluir
  48. Foi uma aula muito interessante, bem diferente.
    Estudamos sobre gramática, dividindo-a em natural e normativa.
    Natural é aquela que usamos desde que aprendemos a falar a primeira palavra de nossa vida, aquela que é menos "formal".
    Normativa é aquela que segue as regras de ortografia da lingua portuguesa, é um modo de falar mais formal, usado principalmente por pessoas que ocupam cargos importantes como advogados, promotores, políticos(como o assaltante de Brasília, citado no texto), entre outros.
    Com exceção do exemplo do assaltante de Brasília, todos os outros utilizam a gramática natural.

    Gabriela Koerich turma: 102

    ResponderExcluir
  49. O texto faz com que vemos que a linguagem usada no texto é a natural. E assim vemos a enorme diferença entre ela e a linguagem normativa, já que a natural, vem de cada pessoa, depende da região onde você mora e como você compreende as palavras. É a linguaguem que aprendemos ouvindo. Por isso, é diferente em cada lugar do Brasil. Já a linguagem normativa é mais restritamente usadas em ocasiões formais, como entrevistas de emprego, discursos, palestras e etc. Porém, isso não quer dizer que a gramatica citada em todo o texto está errada, já que, quando lemos, consseguimos entender exatamente o que eles estão dizendo, eles organizam as palavras corretamente fazendo com que as frases façam sentido. Então, a gramática deles não está errada, eles somente estão usando a linguagem natural.

    Julia Schwarz, turma 101

    ResponderExcluir
  50. O texto mostra assaltos de diferentes regiões do país. Nesses assaltos é utilizada linguagem natural, que é a linguagem que utilizamos diariamente caracterizadas pelo uso de gírias (não possui regras de linguagem).
    A linguagem normativa é utilizada em ocasiões formais, nos currículos, nos veículos de comunicação, em determinadas correspondências... (é aplicada regras de linguagem).
    Pedro Henrique
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  51. Em relação ao texto, ah diferentes tipos de assaltantes sendo que o sotaque se destaca de acordo com a região onde está sendo efetuado...

    E em relação ao conteúdo discutido na aula aprendemos que a diversos tipos de gramática sendo que a duas principais, a gramática natural e a gramática normativa:

    Gramática natural: aquela que utilizamos diariamente sem persebermos as regras que estamos a utilizar;

    Gremática normativa:é a linguagem formal ou funcional

    Aluno: Vinicius
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  52. Giselle - Turma 301

    Com a aula que tivemos, podemos relembrar o significado da palavra gramática, e as variações linguísticas regionais: normativa e a natural.
    A normativa segue a regra padrão e é considerada descritiva, já a natural, que foi usada nos textos dos assaltantes, foi usado girias e sotaques diferentes, é falada de acordo com a região que cada pessoa nasce, pois é diferenciada nas regiões do Brasil, e cada região tem sua forma de se expressar.

    ResponderExcluir
  53. Por ser um país muito grande , o Brasil possui grandes diferenças linguísticas, por isso a diferença entre os assaltos.
    Normalmente utilizamos a linguagem natural para nos comunicar, afinal foi ela que aprendemos desde pequenos, mas em certas situações utilizamos a linguagem normativa que é mais formal e nos auxilia em entrevistas de emprego, propagandas de TV...
    Sandy Maciel
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  54. o texto fala sobre os assaltos, em diferentes regiões do pais, cada região com seu sotaque, assim podemos observar que a linguagem utilizada é a natural. A aula foi bem interessante, podemos diferenciar a linguagem natural da linguagem normativa, o que não era nenhuma novidade, o que mudou para mim foi a denominação. A linguagem natural é aquela em que não nos preocupamos em seguir regras, usamos girias e em ocasiões informais.A linguagem normativa é ao contrario, ele segue regras e é usada em lugares formais.

    Jéssica Luz Silva - Turma 102

    ResponderExcluir
  55. No texto acima podemos perceber o uso da linguagem coloquial, que é uma linguagem mais informal onde geralmente aparecem gírias e é a que utilizamos em nosso cotidiano. Ela não exige muito quanto a gramática, tornando-a mais fácil para a comunicação.Já a linguagem padrão é usada com menos frequencia por ser uma lingua mais formal e que exige o uso correto da gramática. Ela geralmente é utilizada em entrevistas, discursos, entre outros.

    Daniele
    Turma:101

    ResponderExcluir
  56. A linguagem natural, que está presente nos primeiros exemplos de assaltantes, é mais usada pois é mais simples e de fácil entendimento por todos.Já a linguagem normativa é pouco utilizada, pois tem muito mais regras do que a que utilizamos em nosso dia a dia, é uma linguagem mais formal, que usamos em entrevistas de emprego etc.Como no exemplo do assaltante de Brasilia que apenas diz apenas outras palavras que está fazendo um assalto, e a maioria das pessoas não entende pois nao faz muito uso da linguagem normativa em seu dia a dia.

    Cinthya W. turma:102

    ResponderExcluir
  57. O texto fala que cada lugar do brasil,tem um sotaque diferente do outro e isso muda na sua forma de espressa a linguagem.Cada texto fala de um tipo de gramatica,alguns falavam da gramatica natural,que não segue muitas regras e padrões,mais pode variar conforme a região, e usamos na maioria das vezes em situações informais.E outros falavam da gramatica normativa,segue mais regras, utilizada em situações formais.

    Viviane Oliveira Serafim
    turma:102

    ResponderExcluir
  58. A Gramática se divide em duas partes: Natural e Normativa;
    *Natural;
    Depende muito da cultura da pessoa. É o conjunto do que ela ouve e as girias da região que mora (usamos no dia a dia para nos comunicar com parentes, amigos, etc...)
    *Normativa;
    Descreve a Língua. Segue as regras padrão. (Usamos em ocasio~es que exigem uma linguagem um pouco mais formal, ou correta, como provas, tribunais, etc...)
    Em relação ao texto, muito bom mesmo. Ele deixa bastante evidente os tipos de linguagem, e as gírias que variam de regiçao para região.
    Shirley Vasconcelos Willemann
    turma 101

    ResponderExcluir
  59. No texto acima estão empregados dois tipos de gramática (lembrando que não são apenas dois tipos de gramatica) a NORMATIVA e a NATURAL.
    A normativa tem um padrao de uso um jeito mais formal de se falar e a natural se diferencia no uso de gírias e sotaques, dependendo da região onde a pessoa mora.
    David Turma:102

    ResponderExcluir
  60. O texto demonstra assaltos de cada região do Brasil ( com seus sotaques, girias) nos quais utilizamos muito no nosso dia-a-dia, esse tipo de linguagem é chamada natural. Já a normativa (que foi utilizada pelo assaltante de Brasilia) é o 'jeito' certo de falar e escrever.

    Eduardo Koenig Vieira
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  61. Com essa aula, podemos relembrar o significado da palavra gramática, e as diferentes formas de pronuncias, atraves das variantes linguisticas, no caso a regionalizaçao, que nos apresentou as diferentes variantes da lingua!
    O legal foi podermos estar ''brincando'' com essas formas de pronuncia! o que deixa mais facil o entendimento!E podemos ver como sao aplicadas as regras de linguagem!
    Rachel turma: 301

    ResponderExcluir
  62. Manoela 102

    Nos primeiros seis assaltos a gramática utilizada é a natural essa linguagem a nossa do dia –a-dia para falar com os amigos, mas essa gramática tem que ser entendida, pelos que ouvem e os que escutam.
    Já no ultimo assalto foi à gramática normativa a ser usada.Onde nessa linguagem existe norma e regra a serem seguidas.
    Essa gramática é utiliza em tribunais e entrevistas de emprego e outros.

    ResponderExcluir
  63. Achei muito interessantes as aulas que tivemos sobre gramáticas. Além de aprender sobre o conteúdo, tivemos a oportunidade de vivenciá-lo e colocá-lo em prática através de representações de assaltos (postadas acima) e através de um vídeo sobre uma “suposta reforma ortográfica”. Foram ótimas atividades para diferenciarmos os tipos de gramáticas e identificarmos suas principais características.

    Penso que a maioria de nós (pelo menos o pessoal do primeiro ano) nem imaginava que, quando crianças, usávamos algum tipo de gramática enquanto falávamos (chega a soar irônico). Porém , descobrimos que a gramática natural (ou internalizada) é aquela que abrange sotaques, gírias, expressões locais... enfim, a nossa linguagem do cotidiano, despreocupada com normas. Já na escola, nos deparamos com um conjunto de regras, estruturas, ortografias, etc., que formam a gramática normativa (que até pouco tempo atrás, pensávamos ser a única). Sendo a mais complexa, ela nos garantirá, um bom sucesso profissional e estudantil, por isso a importância de compreendê-la, e obter o domínio da linguagem padrão culta.

    Para finalizar, também fomos oportunizados de escrever um texto, em dupla, formando nossa opinião sobre a questão das gramáticas e sua importância em nossas vidas.

    Termino com uma frase da apostila, que faz refletirmos sobre e nos identificarmos com:



    “O português são dois; o outro, mistério.” (Carlos Drummond de Andrade)



    Thayná - 102

    ResponderExcluir
  64. Todos os sete textos são cômicos. Analisando-os, podemos ver como a variedade lingüística coloquial se diferencia bastante variedade lingüística padrão, a qual está submetida a regras e é socialmente privilegiada. Não podemos esquecer onde usar a variedade lingüística coloquial, pois não é adequada em todas as situações. Muitas vezes precisaremos usar a variedade lingüística padrão. Podemos perceber que em todos os assaltos foram utilizados a variedade lingüística coloquial que é a usada em nosso dia-a-dia, mas quando o assaltante de Brasília esta informando seu roubo no horário nobre é utilizada a variedade lingüística padrão, não seria adequado falar: “ daew povo do Brasil, to aqui...”. Então podemos concluir que a gramática normativa respeita a estrutura da frase e utiliza as regras de acordo com o português. Essa gramática é a que aprendemos na escola, pois não teria lógica irmos ao colégio para aprender a gramática natural, que é a que entramos em contato desde pequenos, ela não segue muitas regras e é usada em nosso dia-a-dia.
    Amanda Deschamps
    turma: 101

    ResponderExcluir
  65. Esse texto mostra, como o povo brasilero é diversificado, como a nossa língua é complexa e como é importante estuda-lá, para estar sempre adequado.O Brasil tem influências geograficas e históricas em sua língua, com isso apresentando diferentes pronuncias e certas palavras diferentes.

    Gustavo Santana turma : 301

    ResponderExcluir
  66. Através do texto acima e das cenas realizadas pelos alunos do terceiro ano, podemos concluir de forma mais clara o quanto a linguagem mostra uma parte da cultura, das descendencias e hábitos de um povo e como ela se diferencia em vários lugares de um mesmo país. Relembramos ainda as divisões da gramática: normativa e natural.

    Vanessa Hasckel
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  67. A aula sobre variantes lingüísticas me fez refletir o modo diferenciado de se falar nas diferentes regiões. Em cada uma delas se encontram sotaques característicos, e que nos ajuda a identificar quando falamos com alguém de um lugar diferente do nosso. Porém, muitas vezes as variantes regionais são vistas de maneira preconceituosa, como se só o nosso modo de falar e se expressar fosse o correto.
    O trecho ''ASSALTANTE DE BRASÍLIA'' tem uma interpretação diferente dos outros, pois o modo normativo de o político falar o diferencia. Ele através da linguagem padrão convence os eleitores de o escolherem como representante. E também, o povo como o vê falando ''bonito'' acha que será a melhor opção de voto.
    Aluna: Tatiane Pacheco. Turma: 301

    ResponderExcluir
  68. É imensa a quantidade de variantes linguísticas, e com elas existe a forma mais adequada de se expressar de acordo com a situação. Assim, a pessoa que fala bem é aquela que consegue identificar a forma mais adequada de se expressar conforme a situação.
    Utilizar a linguagem formal em um diálogo informal é falar de forma inadequada. O mesmo ocorre quando se utiliza gírias em uma conversa formal.
    Uma língua nunca é falada de forma única pelas pessoas. Ela varia, por exemplo, de região para região: o carioca, o gaúcho, o mineiro e o nordestino falam de maneiras diferentes.

    Thayse P. T: 301

    ResponderExcluir
  69. As pessoas encontram diversas formas de se dizer uma mesma coisa. Nenhuma está errada; Todas estão corretas. Sempre achamos certo o nosso estilo de fala por sempre estranharmos o diferente para protegendo a cultura pessoal. Temos um preconceito natural e genético que nos ajudou a sobreviver como Homo sapiens.
    Nos exemplos, é salientado as diferenças na forma verbal das regiões do Brasil. Em todas há o mesmo objetivo, embora feitas de maneiras diferentes. Também é evidente o preconceito sobre o falantes nos estados. "Se o nordestino não falar desta forma, ele não é nordestino". Pensamos que todos em uma região tem que se comportar de forma medíocre, sem variações. As pessoas falam da forma que falam por ser mais fácil para elas se expressarem assim, ou querem parecerem o que não são, mas, se o caso for o último, o assunto vira outro.
    A linguagem, na realidade, não é algo sistematizado. Ela, por nossa incontrolável vontade de tabelar tudo, foi transformada em um sistema. Agora, há certo e errado em como falar com o outro. A linguagem é algo natural: Todos sabem; todos fazem. Pela incessante busca do certo absoluto, foi criada a norma padrão. Agora, na escrita, há certo e errado. Tomara que paremos por aí, porque, se não, metade da beleza da linguagem será perdida. E, se a linguagem está perdida, não falta muito para a cultura seguir o mesmo caminho: A padronização excessiva e desgovernada.

    Juliano Schultz Munhoz
    T: 301

    ResponderExcluir
  70. Com a aula sobre variantes linguisticas relembramos de uma forma divertida as diferentes variações da linguagem coloquial presentes em nosso país, toda essa diversidade é consequêcia do nosso pasado como colônia de exploração.
    Também vimos os dois tipos de gramática: Normativa, trabalha a descrição da língua e natural, que é aquela que cada pessoa tem.
    Gabriel Prado
    T:301

    ResponderExcluir
  71. O texto mostra assaltos com sotaques diferentes. Na maioria é usada a linguagem natural, que não pensamos muito para falar e cada região tem o seu jeito.
    Mas em um assalto vemos a linguagem normativa que se baseia em regras e pode representar poder. Esse foi o assalto pode ter sido o mais perigoso mas as vezes nem o percebemos.
    Bruno Souza de Lima
    urma: 102

    ResponderExcluir
  72. O texto mostra vários assaltos.
    A maior parte dos assaltos mostra uma gramática natural, ou seja, é comum o uso de gírias de cada região, sem ter a preocupação de seguir as regras da língua.No assalto de Brasília mostra o assaltante que fala de uma maneira formal seguindo as regras padrões.

    Wagner Turma:102

    ResponderExcluir
  73. O texto mostra dois tipos de linguagens, a natural e a normativa. A linguagem natural aparece na maioria dos assaltos, e é mais utilizada pela população no geral, o principal motivo disso é porque crescemos ouvindo essa linguagem, portando se torna a linguagem do nosso cotidiano, e mesmo não seguindo todas as regras da gramática, não quer dizer que está errada, pelo contrario está certa porque as frases seguem uma ordem e fazem sentido. Já a linguagem normativa é mais formal, portanto é usada em lugares mais formais como, por exemplo, entrevistas de emprego, sendo uma linguagem que segue mais regras do que a natural, e, além disso, não são aceitas gírias como na linguagem natural.

    Júlia lange turma 101

    ResponderExcluir
  74. Nos textos vemos dois tipos de gramática, a normativa e a natural. A gramatica que mais aparece é a natural, que a e que n possui regras, as pessoas falam do jeito que sabem, utilizando soquetes e gírias. Esse tipo de linguaguem varia, cada lugar do país tem um, e as gírias e sotaques são conhecidas como regionalização.
    Já a gramatica normativa é utilizada em algumas ocasiões, no trabalho, em provas, redações, pois existe regras e essa linguagem geralmente aprendemos na escola.

    ResponderExcluir
  75. Nos textos vemos dois tipos de gramática, a normativa e a natural. A gramatica que mais aparece é a natural, que a e que n possui regras, as pessoas falam do jeito que sabem, utilizando soquetes e gírias. Esse tipo de linguaguem varia, cada lugar do país tem um, e as gírias e sotaques são conhecidas como regionalização.
    Já a gramatica normativa é utilizada em algumas ocasiões, no trabalho, em provas, redações, pois existe regras e essa linguagem geralmente aprendemos na escola.

    ResponderExcluir
  76. Nos textos vemos dois tipos de gramática, a normativa e a natural. A gramatica que mais aparece é a natural, que a e que n possui regras, as pessoas falam do jeito que sabem, utilizando soquetes e gírias. Esse tipo de linguaguem varia, cada lugar do país tem um, e as gírias e sotaques são conhecidas como regionalização.
    Já a gramatica normativa é utilizada em algumas ocasiões, no trabalho, em provas, redações, pois existe regras e essa linguagem geralmente aprendemos na escola.

    gustavo goulart
    turma 101

    ResponderExcluir
  77. O próprio texto ja mostra que em cada região, a variação linguistica é grande, mesmo sendo todas elas naturais. O assalto é um grande exemplo disso, pois por os assaltantes serem muitas vezes de uma educação baixa, seu linguajar não seria de uma forma padrão, ou normativa, que é utilizada em ocasiões mais formais, como em uma entrevista, currículos e afins.
    Clara de Toledo
    Turma 101

    ResponderExcluir
  78. Os textos mostram que é muito mais utilizado a forma natural ao invés da normativa no cotidiano, sendo aplicado o uso de gírias de cada região do país. Até percebemos que a utilização da forma normativa em um roubo, é algo engraçado, como no último texto, que parece uma linguagem utilizada em ocasiões formais. Isso mostra que os dois tipos de linguagem estão corretos, mas cada um tem uma situação que é melhor para se utilizar.

    Victória Valmórbida. Turma 101

    ResponderExcluir
  79. Nas aulas de gramática foram muito iteressantes! Ficou muito claro a diferença de gramática natural e gramática normativa. A gramática natural é aquela que utilizamos no dia a dia, que abrange gírias e sotaques diferentes. Já a gramática normativa é uma linguagem mais padrão, e tem muita importância na nossa vida futura, pois em um ambiente de trabalho e até mesmo em uma entrevista de trabalho a uso dessa linguagem nos permitirá grandes conquistas.
    Julia Gabriela
    Turma 101

    ResponderExcluir
  80. bem,achei muito interessante a aula sobre gramática,podendo conhecer mais sobre os sotaques e variações linguisticas de cada região do Brasil.
    Estudamos também a linguagem padrão(a usada nos textos utilizados em sala de aula) que não possui regras como a linguagem normativa.
    Felipe Pessoa
    Turma:101

    ResponderExcluir
  81. Através do texto acima, podemos perceber claramente as variantes linguisticas presentes em nosso país. Essa diferença da gramática natural é consequência tanto do regionalismo, como da história daquela região, e vai influenciar de pessoa para pessoa, de acordo com a sua cultura e constumes.
    Além da gramática natural, também temos a normativa, que é baseada em regras e pode ser divida em fonética, morfologia, sintaxe e semântica.

    Letícia Hasckel
    T: 301

    ResponderExcluir
  82. vimos as variantes linguisticas,e percebemos q cada regiao tem seu modo de falar.Vimos basicamente as variações linguísticas regionais: normativa e a natural.

    Rafael Ramos - T. 301

    ResponderExcluir
  83. Bruna Hoffmann
    Turma: 102

    O texto acima descreve sete assaltos, sendo cada um em uma região diferente do Brasil, como podemos perceber através dos diferentes sotaques utilizados.
    Além disso, percebemos que nos seis primeiros exemplos, há a utilização de gírias e de uma linguagem que não segue regras padrões. Já no último exemplo há a utilização de uma linguagem culta, que segue normas e regras da língua portuguesa.
    Assim os seis primeiros exemplos seguem a linguagem da GRAMÁTICA NATURAL, que é a mais utilizada no cotidiano, principalmente em diálogos informais. E o último exemplo segue a linguagem da GRAMÁTICA NORMATIVA, que é utilizada em situações mais formais, que exigem uma postura mais culta.

    ResponderExcluir
  84. Em uma cena atualmente tão comum no Brasil(o assalto), é possível identificar de acordo com a fala dos assaltantes as suas respectivas regiões já que eles utilizam de gírias e sotaques nao padrãos, populares em suas regiões, caracterizando-se assim a linguagem natural/coloquial, que nos vem de "berço".
    Uma exceção a linguagem natural, é o ASSALTANTE DE BRASÍLIA que para se adequar a todo o povo brasileiro independente de região, utiliza a linguagem padrão,a gramática normativa.

    Karina de Souza
    Turma 101

    ResponderExcluir
  85. A aula nos trouxe um grande avanço do conhecimento, em relação aos tipos de linguagem (natural e normativa). Podemos observar, através dos sotaques apresentados em aula, a variedade linguistica de diferentes regiões do país. Aprendemos também a diferenciar a linguagem natural (informal, usada no dia a dia, sem regras ortográficas) da linguagem normativa (formal, utilizadas em entrevistas de emprego, em currículos...)

    Luana Zatorski - Turma 101

    ResponderExcluir
  86. Achei muito interessante as aulas sobre gramáticas. Nessas aulas, através dos textos, foi possivel observar como a gramática se altera em cada região, por causa dos seus termos típicos. Aprendi a observar também que tudo que falamos segue regras, as regras da gramática natural, e que é muito importante aprendermos a utilizar a linguagem padrão, já que será necessária a sua aplicação em muitas situações de nossa vida.

    Raissa Linhares, Turma 101

    ResponderExcluir
  87. Os textos estão mostrando como seria um assalto com a linguagem natural de alguns estados do brasil. Linguagem natural é o modo que cada pessoa aprendeu a falar ouvindo, seus parentes, amigos, radios e tvs. Cada estado tem seu jeito de falar cada um com suas girias e sotaques, isso se chama regionalização.
    Tambem vimos na aula a linguagem normativa q é mais usada na hora de fazer, um curriculo, prova e entrevista, e normalmente aprendemos essa linguagem no colégio.

    Rodrigo Bennemann Rescigno
    turma 101

    ResponderExcluir
  88. Pedro Vitor Conradi T. 101

    O texto mostra vários tipos de assaltos, cada assalto é usado um jeito de falar diferente, com sotaques e girias de acordo com a sua região e cultura, variando então entre as grámaticas.
    Na aula vimos que devemos variar nas gramaticas, usando a normativa, que são as regras que buscamos na escola, em entrevistas de emprego e provas que exige mais formalidade e a natural, que é a que aprendemos ouvindo desde pequenos, falando com as pessoas que convivemos onde não exige tanta formalidade.

    ResponderExcluir
  89. Mariana Gheller Turma 101

    Desde a primeira aula de português tivemos a oportunidade de diferenciar principalmente dois tipos de gramáticas, a normativa e a natural. Com as representações dramaticas dos assaltos pudemos identificar melhor, trazendo a tona o que vivemos no dia-a-dia. Por exemplo a gramática normativa pode ser usada em entrevistas de empregos e palestras, ja a natural é usada nas situações do cotidiano onde podemos utilizar das gírias que geralmente são adquiridas pela convivencia e cultura do lugar onde vive.

    ResponderExcluir
  90. Nessa aula aprendi como o Brasil é fascinante. Existe várias formas de se falar nas regiões, seja no sul, no nordeste, sudeste e etc.
    O mais complicado era o assaltante de Brasilia, pois não conheciamos o sotaque dos candangos e nosso grupo fez como os politicos, ludibriando o povo.
    Abraços Exalta.
    Augusto.

    ResponderExcluir