domingo, 28 de fevereiro de 2010

Postagem da Thayná - Turma 102

Oi Pessoal,
Gostei muito de todas as postagens feitas por vocês. Foi muito interessante poder analisar como vocês receberam o conteúdo trabalhado e se apropriaram dele. Tomei a liberdade de expor aqui um texto muito interessante da Thainá da turma 102. Este texto sintetiza bem tanto as colocações da turma durante a aula quanto uma relação com o material da apostila. Parabéns Thayná. Sua síntese ficou excelente. Vamos conferi-la:
Izaltino

Achei muito interessantes as aulas que tivemos sobre gramáticas. Além de aprender sobre o conteúdo, tivemos a oportunidade de vivenciá-lo e colocá-lo em prática através de representações de assaltos (postadas acima) e através de um vídeo sobre uma “suposta reforma ortográfica”. Foram ótimas atividades para diferenciarmos os tipos de gramáticas e identificarmos suas principais características.
Penso que a maioria de nós (pelo menos o pessoal do primeiro ano) nem imaginava que, quando crianças, usávamos algum tipo de gramática enquanto falávamos (chega a soar irônico). Porém , descobrimos que a gramática natural (ou internalizada) é aquela que abrange sotaques, gírias, expressões locais... enfim, a nossa linguagem do cotidiano, despreocupada com normas. Já na escola, nos deparamos com um conjunto de regras, estruturas, ortografias, etc., que formam a gramática normativa (que até pouco tempo atrás, pensávamos ser a única). Sendo a mais complexa, ela nos garantirá, um bom sucesso profissional e estudantil, por isso a importância de compreendê-la, e obter o domínio da linguagem padrão culta.
Para finalizar, também fomos oportunizados de escrever um texto, em dupla, formando nossa opinião sobre a questão das gramáticas e sua importância em nossas vidas.
Termino com uma frase da apostila, que faz refletirmos sobre e nos identificarmos com:
“O português são dois; o outro, mistério.” (Carlos Drummond de Andrade)
Thayná - 102

Nenhum comentário:

Postar um comentário