quinta-feira, 8 de julho de 2010

SEMINÁRIO SOBRE O LIVRO "DEPOIS DAQUELA VIAGEM"


Bom dia, TURMA 91,
Depois dos excelentes trabalhos apresentados no seminário sobre o livro “Depois daquela viagem” chegou a hora de fazermos uma síntese. Vocês devem postar a visão de vocês sobre a essência dos seminários, bem como sua opinião sobre o livro. Este trabalho foi muito importante, tanto pela leitura realizada quanto pela sua temática. Gostei muito de todos os trabalhos, tanto pela seriedade com que vocês os trataram quanto pela profundidade com que abordaram cada aspecto do livro. Outro aspecto que merece destaque foi a participação da turma que independente do tema abordado, conseguiu, de maneira organizada, emitir sua opinião. Espero que tudo que foi debatido, refletido, discutido seja assimilado por vocês e o mais importante seja levado para suas vidas.
Um abração.
Izalta

31 comentários:

  1. Depois de muito que trabalhamos sobre este livro, aprendemos muitas coisas importantes, que com certeza alguns de nós ainda não sabíamos.
    Como sobre a AIDIS, como várias pessoas são perigosas, como não devemos confiar em todo mundo, aprendemos que uma pessoa portadora do vírus HIV , não é um bicho, e sim uma pessoa normal, mas que devemos tomar sérios cuidados, apesar de não ser transmissível através de um aperto de mão, um abraço ou um beijo, se a pessoa portadora do vírus se machucar tem que evitar ter contato com o sangue dela, se prevenir de certas coisas, mas não rejeitar a pessoa.
    Minha opinião sobre o trabalho, é que foi tudo muito bom, pois debatemos muito em sala, trocamos opiniões, aprendemos mais.
    Recomendo este livro para todas as pessoas que gostam de drama e um pouco de romance, pois o livro tem uma história linda.

    Camilla Ramos nº 9 T. 91

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DAQUELA VIAGEM

    O seminário sobre o livro “Depois Daquela Viagem” foi trabalhado com seriedade pela turma.
    O livro é uma autobiografia da vida de Valéria,a escritora focou o assunto do livro no momento em que contraiu AIDS depois de transar sem camisinha em um cruzeiro.O livro tem o objetivo de retratar a trajetória da vida de uma pessoa com AIDS,assim mostrando como a vida de uma pessoa com AIDS é difícil,e essa vida se torna difícil pois existe o preconceito da família e dos amigos,existe o medo da pessoa em contar sobre a doença para seus familiares e parentes por medo de sua reação,terá momentos na vida desta pessoa que podem ser prejudicadas por der AIDS.
    Depois da turma der lido o livro,foram sorteados temas para serem discutidos em sala de aula.Estes temas variavam muito deste “imaturidade” até “A viagem de Valéria para os Estados Unidos”.
    Os temas aportados pela turma neste seminário tratavam muitas vezes o tema preconceito,mesmo que não fosse diretamente.
    Eu recomendaria este livro,pois assim você aprende como é difícil a vida de uma pessoa com AID.
    ANDRÉ SARAIVA MARTINS TURMA:91 Nº:3

    ResponderExcluir
  3. LETÍCIA ZIMERFELD

    Com a história de Valéria Piassa Polizzi, a garota que aos 15 anos se torna soro positivo, a turma 91, a partir do dia 23 de junho pode perceber as causas, os conflitos , as desavenças, amores, descuidos, impaciência e preconceitos, numa vida real.
    Mas, ocorreu ainda a superação de Valéria, que parecia ter uma vida normal, no auge de sua adolescência, e mostra que a vida não é bem assim.
    O que resulta é claro, em um debate, no qual havia diversas opiniões e posicionamentos diferentes, e muitas vezes opostos.
    Achei que, ainda com muitas opiniões que não concordei; por exemplo, sobre o preconceito, viagem ou fuga, reação da família e dos amigos, foi muito interessante esse tipo de trabalho , pois podemos perceber os inúmeros pensamentos que na maioria das vezes são guardados para si mesmo, não sendo expostos.
    Já li três vezes o livro e sinceramente, foi o que mais gostei até hoje dos tantos que já li. Acho que realmente, vale a pena essa leitura e ao contrário de que muitas histórias, não é um “ tempo perdido “ ou um “felizes para sempre”. Cada página é uma nova surpresa, e o final uma grande emoção.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Thainá A. Z. Nº35 T:91
    Eu recomendo o livro ‘Depois daquela viagem’ para todos aqueles que estão passando por momentos difíceis, para quem quer ter um maior conhecimento sobre uma vida com AIDS e para pessoas e famílias que convivem com um soropositivo.
    Achei o livro muito interessante, visto que ele nos ajuda a compreender o que passa um portador, além de trazer conhecimento, dar um ânimo a quem anda com problemas e o trabalho nos fez pensar mais sobre o assunto.
    Em sala abordamos muitos temas e discutimos sobre isso, achei ele muito importante, pois pudemos expressar nossa opinião sobre os assuntos tratados.
    Sobre AIDS, nós sabemos que se tivermos os devidos cuidados, podemos falar com um portador, AIDS não se passa por abraços, beijos.. a contaminação é apenas por compartilhamento de seringa, relação sexual e da mãe grávida para seu filho.
    A reação da família e dos amigos, foi melhor do que eu esperava, pois apesar do choque eles continuaram ao lado dela, apoiando e ajudando.
    Sobre a primeira relação sexual, tivemos um certo impasse sobre os sentimentos do namorado por ela, mas para mim, ele não se importava.
    Se a viagem dela foi fuga ou tratamento? Para mim foi fuga, mas seu tratamento lá foi essencial.
    Foram citados outros assuntos como enredo, antagonista e protagonista..

    ResponderExcluir
  5. A proposta do trabalho foi bem interessante, porque através dele, pudemos expressar nossa opinião sobre os mais diversos assuntos, saber também da opinião dos colegas, debater e além disso, fazer uma dinâmica diferente das quais estamos acostumados.
    Existiam nove grupos, e cada um ficou responsável por apresentar sobre um tema relacionado ao livro “Depois daquela viagem”, escrito por Valéria Piassa Polizzi. Entre esses temas estavam: elementos narrativos, antagonista, protagonista, reação dos amigos e da família, AIDS, primeira relação sexual, tratamento ou fuga e preconceito.
    Achei que no geral, as apresentações foram boas, porém, quando o professor abria para os comentários, algumas pessoas acabavam repetindo o que outras haviam dito, somente usando palavras diferentes, o que acabou se tornando um pouco cansativo.
    Com certeza recomendo a todos que leiam esse livro, porque ele só tem a acrescentar em nossas vidas, podendo gerar mudanças em nosso ponto de vista, além de relatar muitas das situações difíceis que uma pessoa portadora do vírus do HIV precisa enfrentar.

    Nome: Jéssica, nº20 T.91

    ResponderExcluir
  6. Nome: Gabriel S.M Pacheco nº 16 T: 91
    Resumo Seminário
    Nas ultimas aulas tivemos um seminário onde os grupos tinham temas a serem passados para a turma alguns desses temas eram: preconceito, amigos, família, entre outros...
    Na minha opinião os grupos retrataram bem esses temas, pois ficou bem claro pra mim, achei que o tema foi bem discutido também com os integrantes dos outros grupos a partir da abertura para os outros grupos falar.
    Na questão dos temas o que mais me chamou a atenção foi a questão do preconceito, que foi um tema que não deixou de ser comentado em nenhum momento, mesmo que não fosse o tema daquele grupo, assim pode se dizer que o preconceito a AIDS, é um dos maiores problemas da sociedade de hoje.
    Entre os temas reação da família e reação dos amigos, o tema preconceito fica bem claro e o medo de Valéria de contar para eles e se afastarem dela, uma coisa que na minha opinião é inevitável com alguns, pois não é tão fácil mudar uma opinião de uma hora pra outra pois ela vem de berço.
    Na minha opinião os trabalhos foram bem produtivos, conseguimos ouvir diferentes opiniões para entender melhor a questão da AIDS. Eu recomendo esse livro pois assim podemos ter uma nova visão sobre a AIDS e quem sabe conseguir diminuirmos o preconceito na sociedade.

    ResponderExcluir
  7. JÚLIA GEVAERD
    Depois daquela viagem...
    Livro que deu inicio a uma significativa atividade sobre pré conceitos, rótulos, conhecimentos e reflexão.
    Reflexão sobre o que pensamos sobre o despretensioso livro sobre a garota que contraiu o vírus da AIDS, e a sua vida após isso.
    Com esse trabalho pudemos perceber diferentes opiniões vindas a tona, do tipo: Se eu fosse ela... Eu acho errado o que ela fez... Enfim, podemos perceber claramente a diversidade de colocações feitas, e a grandes divergências de opiniões.
    Os temas abordados foram principalmente sobre as reações da sociedade, pais e amigos e os grandes rótulos existentes sobre a doença, mas também houve citações sobre a parte mais técnica como, por exemplo, o tipo de narração.
    No geral os trabalhos obtiveram êxito nas apresentações o que refletia o quanto os alunos gostaram do livro.
    Indico o livro pára quem quer refletir um pouco mais sobre preconceitos, história de vida e superação.

    ResponderExcluir
  8. Augusto Pereira Nº4 T:91

    No dia vinte e três de junho , foi iniciado o seminário do livro “Depois daquela viagem” , da autora da Valéria , no qual ela fala de como pegou o vírus da Aids , e as dificuldades de conviver com essa doença.
    No seminário os temas foram muito bem trabalhados , apenas um grupo usou o recurso do cartaz , os outros grupos usaram apenas fala. Tiveram nove temas trabalhados , todos muito bem , depois que que os grupos apresentaram seu tema , outro grupo escolhido pelo professor,fazia uma pergunta para o grupo que tinha acabo de apresentar , todos os membros tinha que responder a pergunta , depois das perguntas respondidas , os membros de outros grupos podiam comentar sobre o tema .
    Um grupo falou sobre o preconceito , em minha opinião a apresentação foi boa , mais podia ter sido melhor.
    Tivemos também dois grupos , um grupo que falou sobre a reação da família , e outro que falou sobre a reação de amigos , em nenhum ponto eu discordei do que os integrantes abordavam , além disso os grupos falaram super bem.
    O livro é muito bom , pois trata de como a personagem pegou o vírus da Aids , e como sofreu preconceitos , e no final do livro , como conseguiu superar o o vírus da Aids. Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Carolina Scolari

    A Aids ainda é um assunto muito polemico , comentado e ainda desconhecido , ou as pessoas ainda não tem o conhecimento total sobre o assunto.
    O livro é uma autobiografia , aonde a autora conta a sua vida , depois de ter pego Aids. Conta que na época , AIDS era sinônimo de morte, do preconceito ser muito forte e o medo dela em relação a sociedade.
    Acho que os trabalhos e os temas escolhidos foram bem trabalhados e os grupos conseguiram explicar e passar de forma clara o que era pedido e também foi muito interessante o fato de outros integrantes terem a liberdade de responder e de dar a sua própria opinião sobre o assunto e conseguir ver a variedade de idéias e opiniões diferentes em relação a Aids, o tratamento , reação dos amigos ,e se o próprio tivesse o vírus, como reagiria.
    O livro trata de um assunto delicado, e é uma das formas das pessoas terem uma ideia da opinião da pessoa que tem Aids, e de poder mudar a sua própria opinião sobre o vírus e de uma pessoa com ele.

    ResponderExcluir
  10. Síntese Depois daquela viagem

    No livro ‘Depois Daquela Viagem’ é abordado o tema AIDS, depois de lermos o livro o professor Izaltino sorteou os temas.
    No dia 23/06 começamos o seminário, começamos falando sobre elementos da narrativa, enredo, protagonista e antagonista, preconceito, AIDS, reação dos amigos, reação da família, 1ª relação sexual curiosidades/imaturidade, viagem para os Estados Unidos fuga ou tratamento.
    Eu acho que o trabalho (seminário) foi muito interessante, aprendemos mais sobre o livro, sobre AIDS, quebramos alguns dogmas, podemos expor nossa opinião a respeito de alguns temas, e podemos ouvir a opinião de nossos colegas.
    Em minha opinião o livro é muito bom, pois lendo ele quebramos alguns preconceitos sobre a AIDS, podemos aprender sobre a doença, eu acho que todos deveriam ler esse livro, para não termos mais preconceitos em relação aos soropositivos.

    Ruan Luiz nº33 T-91

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Maria Heloiza Soares Pacheco
    T:91

    Depois de várias aulas trabalhando com o livro “ Depois daquela viagem”, debates e apresentações, tivemos mais consciência de que a AIDS e seus portadores são pessoas normais, e não só a AIDS mas também outras doenças, e aprendemos a como lidar com elas, e como fazer disso uma coisa menos pior.
    Um a das ideais principais que foram debatidas, foi a questão do preconceito, tanto dos amigos e familiares, quanto do próprio portador, já que muitas vezes portador mesmo passa a se sentir mais doente e a se auto-excluir .
    Na minha opinião esse trabalho mexeu bastante com a nossa consciência nesse sentido da AIDS, e tenho certeza de que muitas pessoas, inclusive eu, ficamos mais amadurecidos .
    Por ser uma biografia, o livro traz uma real lição de vida, por isso, não so esse livro mas também qualquer biografia, pode nos ajudar em qualquer momento de nossas vidas.
    A autora Valéria Piassi Polizzi, soube colocar o assunto do livro, de modo que não seja agressivo, mexendo com nossas mentes, e parecendo , quando agente le, que a Valéria esta falando conosco, como se fossemos sua confidente.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Amanda Cardoso nº2 t.91

    Entre diversas formas de apresentação de modo geral, achei que o seminário foi a mais interessante, não esquecendo também do ótimo resultado gerado por ele, pelo fato de que todos participaram de forma ativa, nem que fosse apenas em um curto momento.
    Os temas discutidos tiveram opiniões bastante parecidas, porém, também houve diferentes levantamentos de ideias, causando algo inovador que não ocorre muito frequentemente em sala de aula.
    Em meu ponto de vista, o assunto que mais rendeu foi a reação da família, trazendo a tona os mais variados pontos, tendo em sua maioria, chegado à mesma conclusão.
    O assunto “AIDS” pode trazer diversas opiniões diferentes entre si, mas achei que “Depois daquela viagem” realmente é um ótimo livro, nos explicando como é ter tal doença e até mostrando a vida de um personagem com ela, sendo isso uma forma bastante bom para familiarizar-se com o tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Rafael nº32
    Produção de Síntese
    Na minha opinião, o livro e os trabalho foram muito bons,abordando temas bastantes interessantes .
    Todos os grupos foram muito bem, pois se dedicaram,trabalharam e apresentaram,mas a turma ainda ajudou debatendo coisas com os outros grupos.
    O grupo que falou sobre a reação da família, falou sobre como tal poderia reagir ao saber que algum integrante tem AIDS,no final o grupo respondeu duas perguntas feitas por outros grupos.
    Também foi comentado sobre a primeira relação sexual de Valeria que foi contaminada pelo vírus da AIDS por seu namorado, sendo este, 10 anos mais velho.
    Achei o livro muito bom, e recomendo para todos aqueles que desejam tirar suas dúvidas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  14. Nome:Fellipe Hoffmann
    N°14
    T°91
    Síntese
    Os temas ficaram muito bem divididos entre os grupos,na minha opinião foram usados todos os temas que o livro abordava e até um pouco mais,as perguntas foram bem elaboradas e as respostas bem completas.
    Entre todos os temas que foram divididos entre os grupos os que lembro são:A primeira relação sexual,o preconceito,reação dos amigos,A viagem para os Estados Unidos.
    Os grupos falaram bem,de acordo com os seus temas,acho que a abertura para outros grupos exporem o que pensavam sobre o assunto e de vez em quando das respostas.
    Para mim o trabalho foi bem positivo,pois me mostrou coisas que eu não sabia sobre o vírus HIV,o tratamento e etc. Também permitiu algumas pequenas discussões entre alguns grupos.
    Vieram a tona algumas opiniões que para mim estão certas e algumas erradas.
    Eu recomendo o livro pois acho que ele ensina bastante coisa,como é a doença o que ela ataca,como lhe dar com ela,e acho que ajuda um pouco até na auto estima do leitor que possa ter contraído o Virus.

    ResponderExcluir
  15. Nome:João Lourenço
    N°:21
    Turma:91

    Discutimos em um seminário,o livro “Depois daquela viagem”,onde debatemos sobre a AIDS,a falta de informações a seu respeito e o preconceito da sociedade.
    Um dos aspectos que me chamou a atenção é a falta de informações,talvez até preconceito por parte de alguns integrantes da turma.Muitos admitiram que não sabiam as formas de transmissão da doença e que aprenderam com o livro que não se pega pelo ar,outros porém,disseram que mesmo lendo o livro ainda não chegariam perto de uma pessoa soro-positivo.
    Também debatemos sobre a imaturidade e a curiosidade da autora e fizemos perguntas
    Se a autora não estivesse tão curiosa,ela ainda teria pego o vírus da AIDS?
    Se a autora fosse mais velha,ou tivesse mais informações a respeito da AIDS,ela teria se prevenido?
    Achei bom debater esses temas com a turma,onde quem quisesse podia demonstrar sua opinião e comentar,também achei interessante essa forma de trabalho,para variar um pouco.
    Recomendo o livro a todos,principalmente pessoas que tem preconceito a contaminados com o vírus do HIV,e também pessoas que não usam camisinha por que “é coisa de prostituta”.

    ResponderExcluir
  16. Depois de lermos o livro, fizemos um seminário, no qual cada grupo recebeu um tema. Uma mensagem que o livro e o seminário passaram foi que AIDS nem sempre é o que dizem.
    O assunto é ainda muito polemico, porque existe um preconceito das pessoas que acham que podem pegar só de tocar na pessoa soro positivo, com isso vem um assunto chamado reação dos amigos e da família, por causa deste muitas pessoas não contam da doença para as pessoas, com medo da reação que elas podem ter. Medo é o sentimento muitas vezes prevalece na população quando o assunto é AIDS.
    Um trabalho produtivo, que passa muitas mensagens e que faz a gente ver o lado da pessoa com a doença.
    Seria interessante que as pessoas lessem essa obra, para saberem como é vida com AIDS, para perceberem que o preconceito não é necessário e que só traz tristezas.

    Nome:Cyntia Nº12 Turma:91

    ResponderExcluir
  17. Achei o seminário do livro Depois daquela viagem muito bom, até melhor do que imaginava, pois todos nós discutimos sobre o livro, colocamos nossa opinião sobre o assunto e aprofundamos nossos conhecimentos de uma forma divertida e criativa. Onde o professor dava um assunto para cada grupo se organizar e fazer uma boa apresentação. Entre os temas abordados estava a AIDS, maturidade, reação dos amigos e família, sobre o enredo, os personagens entre outros. Esse seminário começado no dia 23 de junho foi bastante duradouro onde foi até o dia 07 de julho, devido as grandes apresentações e o interesse da turma para o debate. Além das apresentações. Cada grupo tinha que fazer duas perguntas para outro e recebia duas também. Achei as perguntas muito bem feitas e elaboradas, onde cada grupo respondia e depois era aberto para a turma da a sua opinião sobre o assunto. Indico esse livro de Valéria Piassa Polizzi para todas as pessoas principalmente para os adolescentes que estão vivendo agora, o que ela já viveu. Trata o assunto da AIDS de uma forma bem aberta e mostra que em nenhum momento podemos ter preconceito das pessoas portadoras, pois elas são iguais a cada um de nós. Apenas devemos tomar cuidado nas relações sexuais que tivermos, pois alguns minutos podem mudar toda a nossa vida.
    Nome: Izabela Oliveira nº19 turma: 91

    ResponderExcluir
  18. Depois daquela viagem
    O livro se baseia em um tema muito polemico AIDS e a vida de uma portadora, polemico principalmente por desconhecimento e preconceito.
    Os grupos souberam lidar bem com esse tema, trazendo informações muito importantes sobre o assunto, como, o que é a AIDS , como se passa e como não , o preconceito, a primeira relação sexual, a reação da família e amigos, informações muito importantes, pois o preconceito com a doença e os soropositivos (portadores de AIDS) é um problema social importante, a vida dos soropositivos se torna mais complicada por causa do grande preconceito em cima deles, a maioria das vezes, é sem fundamento e por mais que a doença seja grave, os soropositivos são normais e não há problema algum em conviver com eles, tema também abordado nos trabalhos,
    Os grupos foram muito bem apresentando o trabalho e mostraram que até hoje mesmo quem tem informações pode ser preconceituosos e isso deve acabar.
    O s elementos narrativos do livro também foram tratados em sala, mas sempre as atenções são voltadas aos grupos se sexo, AIDS e preconceito, por serem temas não muito tratados, principalmente o sexo tema que na época dos acontecimentos do livro e até hoje é um tabu, que deve ser quebrado, pois quanto mais informações melhor, e tudo deve começar em casa.
    Indico esse livro a todos que desejem uma boa leitura, mas principalmente aos jovens que não tem tantas informações sobra o assunto.

    Vitor Veiga nº38 T-91

    ResponderExcluir
  19. Então os grupos estavam com idéias muito boas,mas o grupo que mais se destacou foi o do Gustavo com a idéia “Reação da Família”, explicaram muito bem,gostei das respostas das perguntas,vi que eles entenderam muito bem o livro. Essa idéia de fazer esse trabalho foi muito boa, pois garanto que mudou a cabeça de muita gente sobre o assunto da AIDS, meu modo de pensar também mudou pois como eu disse na minha parte do trabalho eu falei que nem encostaria em uma pessoa com AIDS,pois com certeza teria receio,mas com esse livro meu modo de pensar mudou completamente.
    Recomendo esse livro para todas as pessoas de todas as idades pois sei que o preconceito não tem idade.




    Gabriel Santaiana Benitez TURMA:91

    ResponderExcluir
  20. Síntese do livro Depois daquela viagem

    O trabalho de seminário proposto pelo professor Izaltino foi uma experiência de extremo aprendizado e contribuição para a formação de senso crítico e de opiniões fortes sobre a AIDS. A atividade teve inicio no dia 23 de junho abordando inicialmente assuntos referentes a estrutura do livro lido e as diversas formas de compreendê-lo, falando sobre temas como os elementos narrativos, o enredo, a relação personagem/antagonista, que nos proporcionou uma visão mais clara do livro em si. Os temas seguintes foram aqueles relacionados mais a questão da própria AIDS e de como encarar uma doença deste porte, tanto por parte da família quanto por parte dos amigos, onde pudemos nos colocar no lugar da personagem e de seus conhecidos, debatendo também o preconceito enfrentado, e a situação da primeira relação sexual que está acontecendo cada vez mais cedo, citando também um dos trechos do livro que se refere a viagem da personagem protagonista aos Estado Unidos, se foi para fugir do preconceito e da exclusão que poderia sofrer ou para se tratar da doença num lugar onde o conhecimento tecnológico no segmento medicinal é maior.
    A atividade em si foi muito prazerosa, num primeiro momento achei que iria ser sem graça, uma idéia falha, porém quando começaram os debates e as colocações individuais comecei a realmente gostar disto e também contribuir com a minha opinião. Me surpreendi também com a maturidade na qual o tema foi tratado e com o bom comportamento da turma, passei a acreditar que assim como eu, eles também gostaram.
    O livro é realmente muito bom, além de retratar uma história muito interessante, sobre uma adolescente quase da nossa idade, nos faz refletir sobre um tema que permanece confuso na cabeça de muitos, a AIDS. Recomendo para todos aqueles que ainda não possuem uma opinião sobre a doença causada pelo vírus H1V e para todos que convivem ou não com algo deste porte, caso não, para aprender como reagir nesta situação.

    Gustavo Wolf nº18 T.91

    ResponderExcluir
  21. Giovana nº17

    Nestes momentos de apresentações e debates sobre o livro e mais precisamente sobre a AIDS, a impressão é que muita coisa foi aprendida e grande parte das pessoas teve sua visão sobre a doença mudada. Houve um envolvimento da grande maioria –por mais que este dependesse de uma nota- e as questões mais discutidas foram as ligadas ao preconceito (por parte da sociedade), à convivência (com a família e os amigos) e as mudanças na vida deste.
    Acredito que grande parte da turma teve suas dúvidas e incertezas sobre o assunto respondidas, mas por outro lado, creio que só veremos se o que foi aprendido nos foi útil o dia que tivermos que lidar com um soropositivo. Aí, então, além do conhecimento adquirido, teremos que colocar em prática nossa maturidade.
    A história de Valéria nos mostra a realidade sobre a doença, tirando o conceito que ainda nos dias de hoje a rotula: “AIDS mata”. O livro, mesmo que não debatido, traz à tona questões nem sempre discutidas sobre o assunto e a autora passa de forma clara e de fácil compreensão, os sentimentos de um portador do vírus, que não é nada mais nem menos que um ser humano. Deixo, então, uma forte recomendação de sua leitura para que todos abram os olhos – ou melhor, desembacem-no.

    ResponderExcluir
  22. Achei muito interessante, pelo fato que os grupos se empenharam bastante por ser um assunto muito comentado, porém pouco conhecido. Houveram varias discussões com formas de pensar diferentes levando a varias opiniões a respeito.

    A grande maioria do grupo-turma 91-participou positivamente colaborando com apresentações, perguntas aos grupos e opiniões diversas.
    As apresentações trataram de temas desde a parte técnica do livro, a vida de Valéria e outros soro positivos e até a própria AIDS.

    Do meu ponto de vista essa dinâmica além de divertida, nos fez refletir sobre coisas que as vezes tínhamos medo de falar em ou com algum professor, acho que ganhamos uma certa “liberdade” para tratar desse tipo de assunto com nossos colegas e professores. Também nos fez ter uma noção das dificuldades enfrentadas por soro positivos e deixamos um pouco o preconceito de lado, não só com pessoas com AIDS, mas também as que estão ao nosso redor.

    Pela história tratada, pela escrita na linguagem dos jovens, pelo contexto do livro, concerteza recomendo a leitura e espero que após lerem, as pessoas reflitam sobre isso.

    Marlus-28

    ResponderExcluir
  23. Amanda Knoll n°1

    O trabalho feito em aula sobre o livro “Depois daquela viagem” trouxe um debate interessante com a participação de toda a turma sobre um tema central, o vírus da AIDS. Refletimos e concluímos que este ainda é um assunto muito restrito, pouco tratado ma sociedade atual, o que resulta na falta de informação e na imaturidade, podendo trazer diversas conseqüências, entre elas a AIDS. Além disso, o vírus causa uma grande transformação na vida do(a) portador(a), o preconceito é um exemplo muito visto nos dias de hoje.
    No geral, os trabalhos foram ótimos e deixaram claro os temas distribuídos entre a turma, compreendendo a mensagem que o livro quer passar ao leitor. Diversas opiniões foram debatidas chegando geralmente as mesmas conclusões. A experiência foi muito interessante, o seminário ocorreu de forma dinâmica e organizada e teve um bom aproveitamento.
    Gostei muito do livro e recomendo-a, ele nos faz posicionarmos à personagem e entender as dificuldades que ela enfrenta, Valéria trata o assunto de forma descontraída, com bom humor e uma linguagem de fácil compreensão aos jovens, tornando uma leitura prazerosa.

    ResponderExcluir
  24. Síntese do livro “Depois daquela viagem”

    Na minha opinião, o trabalho foi muito interessante pois tratou de um assunto muito importante para os jovens que é a AIDS.Os trabalhos foram muito bons ao tratar de assuntos importantes sobre o livro como: preconceitos, a primeira relação sexual dos jovens, a reação dos amigos ao saber que você tem a doença, a reação da família, a relação com a pessoa e seu antagonista (AIDS), etc..
    Os tratamentos ou fuga quer falar que a personagem foi para os EUA em busca de tratamento para a sua doença ou foi uma fuga em virtude de seus amigos não descobrirem que ela está doente que tem como principal ponto pois imagina: eu tenho uma doença e nisso os amigos vão achar que eu tenho uma doença que ao tocar neles eu vou passar a doença para eles.Isso é muito comum nas pessoas: o preconceito.Mas nem adianta ter preconceito os único meios que pode se pegar a AIDS é: não usar a camisinha nas relações sexuais com seu parceiro, usar uma seringa com várias pessoas, entre outros.A reação da família tende ser a melhor pois se a família não aceitar a pessoa que tem a doença, pode chegar a abandoná-la na rua.Muitas famílias fazem isso.A relação da pessoa com seu antagonista (AIDS) tem que ser boa também pois se a pessoa pode ser curar tecnicamente, mais ainda ter a doença pois ela não tem cura ainda.A primeira relação sexual dos jovens geralmente é assim: o namorado tende sempre mandar na namorada dizendo que camisinha é coisa prostituta pois querem ter relações sexuais que nem gente grande.Entre outros assuntos também se trata como a história da personagem, o enredo do livro,etc.
    Bom, eu acho que o trabalho foi muito interessante pois as pessoas tende ter acesso ao saber que podem pegar uma doença.Geralmente, algumas pessoas nem sabem o que significa a palavra AIDS.Acho também que só poucas pessoas tem acesso às orientações sexuais.
    Eu recomendo a leitura do livro porque todos temos de ter orientações sobre o que se deve fazer na hora em que vamos ter nossas relações, quando vamos ajudar alguém que tenha essa doença, já que a maioria das pessoas nem tem acesso para saber sobre uma coisa bem importante: a AIDS.Um assunto que deve ser tratado desde quando somos pequenos, jovens adultos.Boa sorte com a leitura.Vocês vão gosta desse livro!
    Nome: Mariana Gama

    ResponderExcluir
  25. Seminário do livro “Depois daquela viagem”
    O livro “Depois daquela viagem” que demonstra o assunto AIDS na vida de Valéria, uma garota que aprendeu a conviver com esta doença, foi um tema bastante produtivo para o debate feito em sala.
    Cada grupo ficou responsável por um assunto ou parte do livro e falou sobre ele em meio aos colegas, essa experiência foi muito boa na minha opinião, acho que os grupos se aprofundaram bem na história do livro, e pelo o que eu pude perceber todos estavam bem interessados nas apresentações, já que muitas vezes, integrantes de outros grupos davam suas opiniões e de vez em quando se colocavam no lugar da personagem Valéria ou comparavam a época em que se passa a história do livro com os dias de hoje. Uma questão que foi bastante discutida no seminário foi o preconceito, que é uma situação muito desagradável e que acontece muito hoje em dia ainda com um número maior de informações.
    Na minha opinião foi uma ótima forma de trabalhar em conjunto com toda a turma, todos falavam e opinavam, foi realmente muito produtivo.
    Eu recomendo o livro pois achei a história muito boa, realista e ligada com o presente, é uma história ótima para as pessoas de todas as idades.
    Nome:Vanessa de Oliveira Nº:36 Turma:91

    ResponderExcluir
  26. Eu recomendo este livro 'Depois daquela viagem' há pessoas que querem se aprofundar numa história Dramática, esse livro é bom, tanto para adultos, quanto para adolescentes para aprenderem a ter responsabilidade com os seus atos.
    Esse livro conta a triste história de uma garota que pega a AIDS e é espancada pelo namorado, mas que com o tempo supera tudo isso.
    Na sala debatemos muito, cada grupo foi responsável por um tema diferente, fazendo perguntas e dando suas opiniões como; é a reação da família, a reação dos amigos, se o que ela fez foi um tratamento ou fuga e etc.
    A minha opinião sobre o trabalho é que foi muito útil, pois aprendemos coisas necessárias para serem levadas a nossa vida inteira, pois tudo na vida tem uma conseqüência.

    ResponderExcluir
  27. Ela e um cara se conheceram em um cruzeiro, ele parecia ‘legal’, depois de um tempo, eles pularam na cama, e transaram sem camisinha, o que mudou completamente o rumo de sua vida.
    Foi proposto um seminário, onde cada grupo apresentaria o tema que foi sorteado. Tinha espaço para perguntas e para comentários. Temas diversos foram sorteados, e iam de “primeira relação sexual” até “Viagem para os Estados Unidos...”, tudo para tratar dos temas do livro, e da AIDS, que Valéria acabou contraindo depois de transar sem camisinha.
    Voltando à história, o cara começou a ficar ciumento, e batia nela por qualquer coisa. No fim, descobriu que era soropositiva depois que apareceu um “sapinho” no seu esôfago.
    Em minha opinião, eu achei o trabalho interessante para discutirmos sobre esta doença, cuja cura não foi descoberta ainda, mesmo com tratamento disponível. Porém não gostei do estilo da avaliação, porque na hora dos comentários algumas pessoas repetiram o que a outra já havia falado antes, só que com outras palavras.
    Achei esta história muito boa e interessante, e recomendo este livro, se você gosta de autobiografias e de leituras que são tipo um bate-papo, e para pessoas que querem entender mais a doença.
    Caio nº8 T:91

    ResponderExcluir
  28. Bruno 7
    Turma. 91

    Na minha opinião o trabalho foi excelente, realmente ele foi muito produtivo, pelo fato, em que tivemos plena noção , do que pode ou não acontecer com um portador do vírus HIV. Tendo uma visão mais detalhada, sobre o assunto da AIDS, o preconceito e a exclusão, ambos por parte da sociedade, são os maiores inimigos de um portados do vírus, pois de certa forma tanto no Brasil quanto em outros países não se tem uma visão completa e do que realmente é a doença , dos meios em que ela pode ser transmitida e acaba-se criando uma falsa idéia para as outras pessoas , o que resulta na exclusão dos portadores do vírus, pelo simples fato , de ter uma doença de certa forma perigosa porém isto não é motivo para uma exclusão.
    Os temas abordados pelos grupos nos debate realizados e nos trabalhos, mostraram bem o que a AIDS pode fazer com uma pessoa e com as outras qu8e vivem ao seu redor. Outro assunto que foi bastante abordado pelos grupos foi o pouco conhecimento sobre os preservativos que tanto naquela época quanto hoje em dia e isso mostra que a educação sexual feita pelos pais não é das melhores o que o que resulta na AIDS.
    Eu recomendo este livro pois o seu assunto é muito interessante e porque ele mostra um tema bastante influente na nossa sociedade além de ser um livro que desperta a curiosidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  29. Nome: Pedro
    Nº 31

    O livro “Depois daquela Viagem” escrito por Valéria Piassa Polizzi, baseado em fatos reais, conta a sua jornada difícil convivendo com a AIDS. Valéria passa por muitas dificuldades em sua vida, aprendendo a conviver com o preconceito, e com a desigualdade.
    Nós sabemos que a AIDS é um vírus perigoso, e no seminário realizado em sala de aula, em minha opinião, ficou mais claro os riscos da, e como podemos nos prevenir e evitarmos esse vírus. Eu acho que os pais deveriam educar os filhos dês de pequenos para que, pelo menos o básico de uma explicação sobre a AIDS.
    Eu recomendo este livro, para as pessoas que querem saber um pouco mais sobre este vírus, ou então, por pura curiosidade ou em busca de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  30. Bianca n° 05 T:91

    Seminário de português

    Nos reunimos em sala, para a realização de um seminário sobre o livro “Depois daquela viagem”, de Valéria Piassa Polizzi.

    Fomos divididos em grupos, cada deveria abordar um assunto escolhido pelo professor, além de fazer perguntas. Os temas foram bastante variados, mas todos com a assuntos relacionados ao livro. Todos da turma puderam acrescentar na discussão.

    Toda a turma colaborou na realização deste, respeitando a opinião alheia e argumentando sobre a mesma.

    Eu penso que esse tipo de trabalho é bastante importante para trabalhar melhor nossos conhecimentos, pois muitas vezes não temos tanto domínio em certas áreas, formando idéias erradas. Isso ajudou para a reeducação de pensamentos.

    Eu recomendo o livro principalmente para aquelas pessoas que julgam algo sem antes conhecer, pois com o mesmo poderão ver que uma pessoa com soro positivo é igual a todos nós.

    ResponderExcluir
  31. Victoria n°37 T:91

    Após a leitura do livro "Depois daquela viagem" de Valéria Piassa Polizzi, realizamos um debate em sala, onde tivemos a oportunidade de discutir melhor os elementos do livro, bem como tirar dúvidas sobre essa doença que ainda não é muito aceita na sociedade.

    O melhor no trabalho, foi que todos puderam expor suas opiniões, sem ninguém interferir.

    Lógico que houveram discordâncias, mas puderam ser argumentadas organizadamente e com respeito.

    Toda a discussão foi em torno de como deve ser a vida de uma pessoa com AIDS e também o tamanho do preconceito que há sobre isso, o quão uma pessoa com o vírus deve ser forte.

    Posso dizer que esse é um dos livros mais interessantes que já li e posso recomendar principalmente pelo tema abordado e para mudar opiniões sobre o que essa doença realmente é.

    ResponderExcluir