segunda-feira, 14 de junho de 2010

MOVIMENTO PENDULAR


Oi Turmas 101 e 102,

Movimento Pendular
O Movimento Pendular na literatura é o movimento de idas e vindas alternadas entre uma cosmovisão antropocêntrica (homem como o Centro) e teocêntrica (Deus como o Centro) pelo qual a literatura e a história ocidental passou.
Estas visões determinam as características principais de cada um dos movimentos literários. Sendo assim, o objetivismo racionalista marca períodos literários que se opõem a outros caracterizados pelo subjetivismo sentimentalista.
A partir do que foi apresentado em sala, produza um texto argumentando logicamente sobre este movimento pendular em seguida poste no blog.
Um abração a todos e boa produção.
Izalta

22 comentários:

  1. NOMES: GABRIELLE MELO BÚRIGO nº15
    HENRIQUE DA ROSA nº18

    Antropocentrismo e Teocentrismo

    Os movimentos literários podem ser divididos em dois importantes períodos: antropocentrismo e o teocentrismo; Entre os mesmos, há a existência de um movimento pendular, ou seja, a transição de um período para o outro. O mesmo pode ser analisado da seguinte forma: a mudança de um para o outro, desta mudança surgiu o período Barroco, onde a população estava em dúvida, estava confusa em relação ao seu “acreditar”; o povo não sabia em que crer, de que lado “comprar”. Por isso, esses períodos foram tão significativos e marcantes para a compreensão da história do Brasil.
    Este movimento pendular ocorreu rapidamente, porém, marcou de forma tamanha as mentes do povo brasileiro, tanto na época, quanto hoje em dia. Os motivos pelo qual o Antropocentrismo e o Teocentrismo tornaram-se “inesquecíveis” são incontáveis; pois cada pessoa, cada povo, cada mente, possui a sua visão de transformação e mudança atingida por pelos mesmos.
    O Antropocentrismo pode ser caracterizado pela concepção da sociedade em relação ao homem. Onde o mesmo encontrava-se no centro do mundo. Tudo controlava, tudo podia.
    O Teocentrismo pode ser caracterizado pela visão da sociedade em relação à religião, a Deus: o mesmo estava no centro. Sendo que, a sua “base” era o Antropocentrismo. Pois sem a idéia do homem ao centro, não surgiria a idéia de Deus no mesmo.
    No Antropocentrismo, a humanidade deveria permanecer sempre á favor dos homens, dos humanos. Já no Teocentrismo, tudo girava ao redor de Deus, da religião propriamente dita. Todos os desejos divinos eram realizados. Essa transição de cultura, de passagem, é visto como uma forma filosófica: do homem ao Deus; onde é questionada até hoje por muitos estudiosos.
    Cada período literário descrevia a sociedade da época, aprofundando sua cultura, idéias e pensamentos. Os estudos dos mesmos, nos ajudam a compreender melhor, as mudanças que ocorreram na nossa sociedade. Entre eles:
    - Arcadismo: Buscavam uma vida simples, uma vida humana, humilde. Encontravam as suas concepções na natureza.
    - Barroco: desenvolveu-se, primeiramente, nas artes plásticas, depois na literatura. Expressava a espiritualidade.
    -Humanismo: os homens, os humanos são primordiais, em uma grande escala de importância.
    -Modernismo: libertação da estética e do tradicionalismo na sociedade brasileira.
    -Realismo: teve como objetivo, captar a realidade em toda sua crueldade.
    -Renascimento: a vida urbana passou a obter um novo comportamento. Baseava-se no comportamento dos homens.
    - Romantismo: liberdade de expressão; a natureza passa a ser expressão de Deus.
    -Simbolismo: modificações sociais e políticas, provocadas pela expansão do capitalismo. Teve como objetivo, obter novas visões do mundo.
    O Antropocentrismo e o Teocentrismo contribuíram para melhor concepção, entendimento e compreensão não só da sociedade, mas da história do Brasil em si.

    ResponderExcluir
  2. NOMES: Julia Gabriela N° 18
    Luana Zatorski N° 24
    TURMA: 101
    Movimento Pendular, períodos teocentricos e antropocentricos.

    O movimento pendular pode ser classificado como um tipo de transição entre o Teocentrismo e o Antrpocentrimos.Onde as idéias de um são contrária as idéias de outro.No caso o Antropocentrismo acreditava que o Homem era o centro das coisas, o centro do universo e se manisfestava por meio de obras de arte e tratados filosóficos. Na Antiguidade Clássica o politeísmo reinava, ou seja, a crença em vários Deuses. Não necessáriamente de todas as divindades, e sim a adoração em um conjunto. Na época em que a sociedade era dominada pelo teocentrismo medieval a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que é conhecida como classicismo.O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, entre suas correntes podmeos destacar o Racionalismo, que iniciou com uma definição de raciocínio, e através disso tirar conclusões sobr eo verdadeiro e o falso. Barroco foi um movimento artístico que tinha um profundo interrese pela arte da Antiguidade Clássica.
    Logo na Idade média podemos caracterizar como um tempo patriarcal, com movimentos como trovadorismo, que foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. O Arcadismo foi uma escola literária que tinha como característica principal a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito.
    Já no Teocentrismo Deus foi classificado como a coisa mais importante do universo, o centro de tudo, onde a força dominante era a Igreja, com um grande poder religioso e emocional. Entre seus movimentos podemos citar:
    ROMANTISMO- Visão do mundo contrária a do Racionismo, forma de um movimento e o espírito romântico que passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo (retrato de drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo). Marcado principalmente pelo subjetivismo (entendido como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, seu mundo interno, com o qual ele se relaciona com o mundo social.
    REALISMO- Reação ao Romantismo, racionalidade e razão. Tem como características gerais: Veracidade (Desprezo a imaginação e romantismo), contemporaneidade: (descreve os fatos reais). E uma grande curiosidade era que o Realismo era extremamente contrário ao Romantismo, como por exemplo o fato de que no Romantismo, a mulher era ''fonte de amor'', enquanto no Realismo ''fonte de prazer'', no Romantismo se prezava pelo oque sentia, enquanto no Realismo, se valorizava oque era correto. No Romantismo, o narrador estava em primeira pessoa, já no Realismo, há distanciamento do narrador.
    NATURALISMO- Tinha como base, a observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. ''Primeiros passos'' ao evolucionismo.
    MODERNISMO- Após um século de ''vai e volta'', a partir do século 20 surgiu movimentos independentes, considerados contemporâneos, onde um deles, dividiu-se em duas etapas, a primeira foi o Modernismo. Marcado pela renovação, onde não se tinha uma linha que separava Teocêntrismo e Antropocêntrismo. No Brasil, houve o movimento Pau-Brasil, Onde Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral apresentavam uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e exaltação e inovação na poesia.
    PÓS-MODERNISMO- Para alguns, ainda estamos vivendo a terceira fase do Modernismo, por isso esse movimento pode ser chamado das duas formas. As principais características desse estilo são: intensificação do ludismo na criação literária, utilização deliberada da intertextualidade, ecletismo estilístico (mistura entre dois ou mais estilos ou elementos estilísticos diferentes), exercício da metalinguagem, fragmentarismo textual. Na narrativa há uma autoconsciência e auto-reflexão. Para os Pós-modernistas, oque lhes interessa é a forma, ou seja, o poema ter que estar com sua estrutura correta.

    ResponderExcluir
  3. Ychelly e Gustavo turma:102

    Os movimentos literários estão divididos em dois principais períodos: antropocentrismo e o teocentrismo,na existência de ambos surge desde então o movimento pendular,que consiste ser a transição de um período para o outro, este movimento pendular ocorreu rapidamente, portanto, marcou de forma tamanha as mentes do povo brasileiro, tanto na época, quanto hoje em dia.
    O Antropocentrismo é caracterizado pela concepção da sociedade em relação ao homem. Onde o mesmo encontrava-se no centro do mundo, já o Teocentrismo é caracterizado pela visão da sociedade em relação à religião, a Deus, embora sua base era o Antropocentrismo, onde, a humanidade deveria permanecer sempre á favor dos homens, diferente de Teocentrismo, que tudo girava ao redor de Deus Essa transição de cultura, é visto com um olhar de forma filosófica: do homem ao Deus; onde é questionada até hoje por muitos estudiosos.
    Cada período literário caracterizava a sociedade da época, identificando sua cultura, idéias e pensamentos.São os períodos:
    Humanismo: os homens, os humanos são primordiais;
    Arcadismo: buscavam uma vida simples, uma vida humana humilde juntamente da natureza;
    Barroco: originou-se, primeiramente, nas artes plásticas, depois na literatura, buscava se expressar com a espiritualidade
    Renascimento: a vida passou a ter um novo comportamento, derivando dos homens;
    Modernismo: libertação da estética e do tradicionalismo na sociedade brasileira.
    Realismo: teve como objetivo, captar a realidade em toda sua verdade.
    Romantismo: liberdade de expressão; a natureza passa a ser expressão de Deus
    Simbolismo: modificações sociais e políticas, provocadas pela expansão do capitalismo.seu objetivo era causar novas visões sobre o mundo

    ResponderExcluir
  4. NOMES: JORGE N° 24
    SAIDA N° 31
    VINÍCIUS N° 34

    Movimento Pendular
    (antropocentrismo x teocentrismo)


    * A literatura faz um movimento pendular passando do antropocentrismo para o teocentrismo, ou seja, passa da razão (ciência), para a emoção (teologia).
    O antropocentrismo, coloca o homem no centro, leva em conta tudo que se pode provar, acredita na certeza.
    No teocentrismo, coloca Deus no centro, da valor a fé, acredita nas emoções.
    A Antiguidade Clássica, primeiro período literário, se caracterizou por ser um período antropocentrista, que se baseava nos ideais: ordem, regularidade e pressão formal. O homem era visto como um ser perfeito.
    Na Idade Média, segundo período literário, foi um período teocentrista, se baseava na linguagem oral, poemas líricos, buscava expressar as emoções, e para demonstrar a religiosidade, em seus poemas eram sitados nomes de santos e em alguns constava a vida deles.
    No Classicismo, período antropocentrico, época em que surgiu os grandes autores clássicos. Possuía uma cultura com muitos aspectos grego-romanos, onde seus valores pessoais eram deixados de lado dando real importância aos valores universais.
    No período Barroco,o homem encontrousse dividido entre o teocentrismo e o antropocentrismo, foi quase um novo classicismo, acreditava nas coisas sem exagero e desprezava o luxo.
    Romantismo, sexto período literário, marcado pelo teocentrismo, teve destaque tanto na pintura, quanto na música, na literatura em si e no teatro.
    O Realismo, período que surgiu do movimento artístico cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, destacousse pelo uso da linguagem simples e formal, a realidade era levada ao extremo.
    Simbolismo, período teocentrico, queriam que as emoções fossem passadas de uma forma a serem sentidas em sua plenitude.
    Modernismo, período que podesse dizer estar no meio tanto do teocentrismo como do antropocentrismo, conhecido como libertação da estética, de tudo aquilo que a população acreditava ser único, foi o começo da busca de algo novo, exploração de ideias e pensamentos. Teve um grande marco histórico no Brasil na Semana de Arte Moderna em 1922.

    ResponderExcluir
  5. Nomes: Cinthya Weigel
    Viviane Oliveira Serafim

    O movimento pendular

    Podemos ver que há uma grande oscilação entre o teocentrismo e o antropocentrismo nos períodos literários. O antropocentrismo, coloca o homem no centro de tudo, ''isto é o universo deve ser avaliado de acordo com sua relação com o Homem''. O teocentrismo já coloca Deus no centro do universo, ''tudo foi criado por Ele e por Ele é dirigido'', dando mais atenção a subjetividade e a emoção.
    A antiguidade classica foi o início dos periodos literários , tem como características principais a: dignidade do homem, a valorização da beleza, o antropocentrismo, e os ideais. Seguida pela Idade Média com características marcadas pelo teocentrismo, o trovadorismo, a subjetividade entre outras. O Classicismo faz referência a cultura grega, suas características principais são o antropocentrismo, o universalismo, e o racionalismo. O Barroco é um período literário que tem como características a dramaticidade, o dinamismo, o realismo e a virtuosidade. Logo depois o arcadismo vem como um neoclassicismo, suas características são: a simplicidade, o bucolismo, e os temas comuns. O Romantismo valorizava a religiosidade, e a emoção. O Realismo surge do movimento artistico e cultural que se desenvolveu no séc.XIX em reação ao romantismo, traz gosto pelos detalhes, e um retrato fiel dos personagens. O Simbolismo tem relação com o romantismo e o modernismo, ''os simbolistas tem maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral''.O Modernismo''é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX'', tem como características o tradicionalismo, e a libertação da estética.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Caroline Souza n° 10
    David n° 12 Turma: 102

    Produção textual em dupla. Movimento pendular

    Os períodos literários estudados nas aulas podem ser divididos em dois momentos diferentes, o momento antropocêntrico e o teocêntrico, sendo que esses períodos foram marcados por um movimento pendular, ou seja, uma transição de “ida e volta” entre os dois momentos.
    É importante inicialmente distinguir o antropocentrismo do teocentrismo, para que possa ocorrer uma melhor análise dos períodos literários.
    Antropocentrismo significa homem como o centro (antro= homem) e (centrismo= centro). Nesse período era valorizado o racionalismo, assim como a ciência e a razão.
    Já o Teocentrismo é Deus como o centro (teo= Deus) e (centrismo= centro). Era valorizado o subjetivismo, bem como a emoção e a teologia.
    O primeiro período literário ocorreu ainda no Antropocentrismo, a chamada Antiguidade Clássica. Destacamos agora algumas de suas características relevantes: estava relacionada com a dignidade ao homem, sendo que os deuses gregos possuíam características humanas, como limitações e defeitos. Além disso, a beleza humana era valorizada. A principal característica era a busca da regularidade.
    Em seguida veio a Idade Média, no Teocentrismo. Havia o trovadismo, ou seja, a literatura portuguesa da época e destacava-se também a subjetividade, texto lírico que possuía a função emotiva da linguagem.
    No classicismo, ocorrido no Antropocentrismo, destacou-se, por exemplo, Petrarca e Camões. Havia o predomínio da razão sobre os sentimentos, valorizando a ciência. Além disso, destacou-se a cultura greco-romana e o universialismo, onde verdades universais eram privilegiadas.
    O período barroco ocorreu de certa forma nos dois momentos, tanto no antropocêntrico quanto teocêntrico. Caracterizado pela: dramaticidade, dinamismo e realismo. Um grande autor foi Gregório de Matos.
    O arcadismo era caracterizado pela simplicidade e equilíbrio. Ocorreu no período antropocêntrico e um dos autores que se destacaram foi Brasília da Gama.
    Já o romantismo, destacou-se em alguns aspectos, como literatura, música, pintura e teatro. Alguns dos autores desse período foram Gilberto Freire e Gonçalves Dias.
    O realismo possuía um espaço caracterizado por cenários urbanos e ambiente social. Os personagens pertenciam à classe social da alta burguesia urbana. Um dos autores foi Machado de Assis.
    Em seguida, no período teocêntrico, destacou-se o simbolismo, surgindo no fim do século XIX, tendo relação com o romantismo e o modernismo. Conservava algumas peculiaridades parnasianas; seus poetas buscavam trazer emoções de forma palpável. Uns dos autores que se destacou foi Cruz e Souza.
    Já no século XX destacou-se o modernismo, que teve como destaque a literatura, a arquitectura, design, pintura, escultura, teatro e a música moderna.

    ResponderExcluir
  7. Manoela,Sophia e Caio
    Tema:Movimento Pendular(oscilação entre o antropocentrismo e o teocentrismo)na literatura,caracterizando e classificando os periodos literários.

    Desde antes da idade média,já haviam diversas teorias cientificas que abrangiam a literatura.
    Durante muito tempo,essas eram as teorias com maior aceitação por parte da sociedade,caracterizando a literatura desde a antiguidade clássica até o Modernismo:intercalando os periodos de aceitação do antropocentrismo e do teocentrismo abrangindo então,diversos periodos,como o Arcadismo,o Classicsmo e o Pasnassianismo,que aconteceram na antiguidade clássica.
    O Romántismo e o Simbolismo ocorreram na idade média,sendo que também houve o periodo Barroco,(quando a sociedade estava dividida entre o que era teocentrismo e antropocentrismo)este ficou dividido entre as duas teorias.Todos os periodos influenciaram e ainda influenciam muito a literatura.
    O Antropocentrismo acredita que o homem é o centro do universo,onde o racionalismo prepondera e a razão predomina e as respostas são dadas pela ciÊncia .
    O Teocentrismo acredita que Deus é o centro do universo , no qual o suljetivismo prepondera a emoção predomina e as respostas são dadas pela Teologia.
    No periodo teocentrico,o RomÂmtismo não se caracterizava somente pelo romance e a paixão mas também pela emoção e o idioma.
    Nesta época também houve o Simbolismo,cuja as principais caracteristicas eram a musicalidade,o suljetivismo e o transcendentalismi.
    Na era Antropocêntrica,o arcadismo,que valoriza aspctos do cotidiano ,focolizado pela razão ,o classicismo, que procurava a formalidade,o equilibrio,bem como a estética,e finanmente,o Parnasianismo,cujas as características eram as rimas , a metrificação rigorosa, a estética e o descritivismo.

    ResponderExcluir
  8. Nomes: Daniele turma: 101
    Ana Luiza


    O movimento pendular caracterizou-se pelo “vai e vem” entre os períodos teocêntricos e antropocêntricos. O antropocentrismo e o teocentrismo possuíam visões de mundo diferentes. No antropocentrismo o homem é o centro do universo, tudo gira em torno dele. Esse período caracterizou-se pelo subjetivismo, a emoção e a teologia. Já o teocentrismo coloca Deus como o centro do universo. Nesse período predominou o racionalismo, a razão e a ciência. Houve períodos que foram classificados como teocêntricos ou antropocêntricos dependendo de suas características. Como exemplo podemos citar a Antiguidade Clássica, classificada como Antropocêntrica por possuir características como objetividade e racionalismo, tal como a visão antropocêntrica. Em cada um dos períodos existentes, destacaram-se diferentes características e autores. Abaixo estão algumas características, um autor e a classificação (antropocentrismo ou teocentrismo) de cada um dos períodos:
    Antiguidade clássica:
    AUTOR – Platão
    CARACTERÍSTICAS – Objetividade, racionalismo.
    CLASSIFICAÇÃO - Antropocentrismo
    Idade média:
    AUTOR - João Garcia de Guilhade
    CARACTERÍSTICAS – Trovadorismo, patriarcarismo.
    CLASSIFICAÇÃO – Teocentrismo
    Classicismo:
    AUTOR - Gil Vicente
    CARACTERÍSTICAS - Clareza, simplicidade.
    CLASSIFICAÇÃO - Antropocentrismo
    Barroco:
    AUTOR - Padre Antônio Vieira
    CARACTERÍSTICAS – Figuras de linguagem, Artes.
    CLASSIFICAÇÃO – Entre o Antropocentrismo e o teocentrismo
    Arcadismo:
    AUTOR - Claudio Manuel Costa
    CARACTERÍSTICAS – Subjetividade, Nativismo
    CLASSIFICAÇÃO - Antropocentrismo
    Romantismo:
    AUTOR - José de Alancarte
    CARACTERÍSTICAS – Pessimismo, Medievalismo
    CLASSIFICAÇÃO – teocentrismo
    Realismo / naturalismo:
    AUTOR - Machado de Assis
    CARACTERÍSTICAS – Objetivismo, Universalismo
    CLASSIFICAÇÃO - Antropocentrismo
    Simbolismo:
    AUTOR - Cruz e Souza
    CARACTERÍSTICAS – Musicalidade, Aliteração e Assonância.
    CLASSIFICAÇÃO - Teocentrismo
    O período do modernismo e o pós-modernismo são uma síntese de todos estes períodos, ou seja, fazem o sincretismo. O período Barroco, ficou dividido entre o antropocentrismo e o teocentrismo.
    Assim podemos concluir que cada período teve suas características particulares, embora sejam comuns ou ao teocentrismo ou ao antropocentrismo, e esse movimento pendular ocorreu justamente por cada período ter diferentes características.

    ResponderExcluir
  9. Alunos: Bruna Hoffmann Nº 4
    Bruno Curcio Nº 5
    Turma: 102

    MOVIMENTO PENDULAR
    (Teocentrismo x Antropocentrismo)

    A literatura se desenvolveu em diferentes estilos no decorrer da história acompanhando diferentes movimentos ao longo do tempo. Como seguiu períodos históricos, acabou tendo um movimento pendular em relação ao antropocentrismo e o teocentrismo.
    Os períodos voltados para o teocentrismo são aqueles que consideravam Deus o centro do universo. Nessa época as pessoas agiam com mais subjetividade e amoção.
    Já os períodos voltados para o antropocentrismo consideravam o Homem o centro do universo. As pessoas passaram a agir com mais racionalidade, usando mais a razão e a ciência para tomar decisões e provar coisas.
    Entre os períodos apresentados estão:
    -CLASSICISMO: Refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão. Procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor. (Encaixa-se no antropocentrismo)
    -BARROCO: Foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Expressa a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
    - ARCADISMO: Caracteriza-se por realismo, ausência de subjetividade e por propôr a simplicidade. Carrega características do antropocentrismo.
    -ROMANTISMO: Tem como lema a subjetividade, ou seja, o culto ao EU e à liberdade de expressão, buscando a criação de uma linguagem nova. A emoção é dominante, e também a imaginação e os sonhos. É o coração acima da razão humana, que leva ao amor idealizado e puro. É bem claro que se aplique ao Teocentrismo.
    -REALISMO: Todos se voltam para explicar o universo através da ciência, tendo como guias o positivismo, o , o naturalismo, cientificismo, etc. Era completamente de acordo com o Antropocentrismo.

    *Naturalismo : Sempre visa o lado patológico do Homem, se envolvendo em destinos que ele não consegue modificar.
    *Parnasianismo: Foi contemporâneo do Realismo-Naturalismo, estando, portanto, marcado pelos ideais cientificistas e revolucionários do período. Caracteziza-se, especialmente, à poesia da época, opondo-se ao subjetivismo e ao descuido com a forma do Romantismo.

    -SIMBOLISMO: Se caracteriza por melancolia, gosto dos ritmos fluidos e musicais, incluindo o uso de versos livres. Era de acordo com o Teocentrismo.
    -MODERNISMO: Desvinculou-se das teorias das escolas anteriores e para transmitir suas emoções, passaram a usar os fatos da vida atual e a realidade do país de uma forma livre e descompromissada, com um vocabulário cheio de expressões coloquiais, traduzindo a fala típica brasileira e versos livres,em estilo original. Tanto o Teocentrismo como o Antropocentrismo eram dominantes.
    Dessa forma foi possível perceber que, o Teocentrismo e o Antropocentrismo foram importantes para a formação de características marcantes em períodos artísticos e literários.

    ResponderExcluir
  10. Nomes: Mariana S. G. nº 29 Turma: 102
    Hevelyn C de Souza nº 19

    O movimento pendular:
    Períodos da Literatura

    O movimento pendular na literatura é caracterizado pela mudança de estilos, onde ocorrem as divergências entre o antropocentrismo e o teocentrismo, assim de acordo com a época os movimentos sofriam modificações.
    O antropocentrismo é a escola literária onde o homem está no centro,onde predominam o racionalismo,o domínio da razão e da ciência.Nesse movimento se destacaram os seguintes períodos e seus respectivos autores:
    • Antiguidade clássica - Homero;
    • Classicismo - Camões;
    • Arcadismo-Manoel Maria Barbosa Du Bocage;
    • Realismo – Machado de Assis;
    • Parte do Barroco – Padre Antonio Vieira.
    O teocentrismo se destaca com a idéia de Deus no centro,com o subjetivismo e a emoção.No teocentrismo os períodos que mais se destacaram assim como seus autores foram:
    • Idade média - Dante Alighieri;
    • Simbolismo - Charles Baudelaire;
    • Modernismo - Alcântara Machado;
    • Romantismo – Gomes Dias;
    • Parte do Barroco – Bento Teixeira Pinto.
    Podemos dizer que o movimento pendular é caracterizado pela ida e volta na literatura atual e antiga, como conseqüência disso houve a divisão desses períodos.
    Os períodos destacados anteriormente fazem parte de o movimento pendular na literatura (comentado acima),a seguir vamos destacar as principais características de cada um,seguindo o movimento pendular.
    Antiguidade Clássica: surgimento da poesia grega de Homero.
    Idade Média: surgimento da língua portuguesa.
    Classicismo: possuem padrão por sentido estético.
    Barroco: dualismo estava divido entre os dois pensamentos (antropocentrismo e teocentrismo).
    Romantismo: período onde as emoções eram extremas.
    Arcadismo: marcado pela razão, “neoclassicismo”.
    Simbolismo: retoma as idéias do romantismo.
    Realismo: marcado pela realidade ao extremo, ”naturalismo, parnasianismo”.
    Modernismo: baseou-se na idéia de que as coisas cotidianas estavam ultrapassadas.
    Com isso,foi possível concluir que com a divisão em períodos a compreensão se torna mais fácil.

    ResponderExcluir
  11. Alunas: Júlia Lange n: 19
    Julia Schwarz 20
    História da Literatura, o movimento pendular.
    O movimento pendular foi o movimento na literatura, de troca entre o antropocentrismo e o teocentrismo, onde cada um possuía uma forma de pensar. O Antropocentrismo tinha a idéia do homem no centro, onde a razão e a ciência tinham espaço. Já o teocentrismo tinha Deus como o centro, com subjetivismo, emoção e teologia.
    Durante toda a sua existência, o homem sempre sentiu a necessidade de se expressar. Na literatura, durante a antiguidade clássica onde o Império Romano e a cultura grega dominaram, em que as principais características eram o politeísmo, a objetividade, a poesia épica e o racionalismo. Logo após veio a Idade Média o teocentrismo era imposto, as obras na maioria eram orais ou musicais. O patriarcalismo e o trovadorismo também predominavam.
    Após a idéia de o teocentrismo ter passado por um tempo, veio o classicismo. Que diferentemente da Idade Média, possuía o racionalismo juntamente com o antropocentrismo, o universalismo, a clareza e simplicidade. Depois dessa troca entre antropocentrismo e o teocentrismo, no século 17, surgiu o período Barroco, que entre a razão e a religião, se mostrou exagerado, e com emoção, onde a base era o drama humano.
    Logo depois do Barroco, o período “meio a meio”, veio então o Arcadismo, que foi quando as Artes clássicas voltaram a influenciar as letras.
    Depois, através da poesia lírica, o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos 18 e 19. Eram usadas metáforas, e os amores platônicos, a morte e seus mistérios eram os principais assuntos relatados.
    No século 19, surgiu também o Realismo. Que tinha como características as obras em prosa, com caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade na época em que surgia. Também era criticado o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre com uma linguagem direta e objetiva.
    O simbolismo surgiu no final do século 19, e ele se opunha ao realismo, com obras com características místicas e imaginárias. Era marcada pela musicalidade que continha, e com o descarte da lógica e da razão.
    No século 20, com o fim do movimento o Modernismo surge. Contando como suas principais características o nacionalismo, temas do dia-a-dia, linguagem com humor, e a liberdade do uso de palavras em textos geralmente diretos.

    ResponderExcluir
  12. Nomes:Bruno Dominski N7
    Hillary Daiana N20

    Durante a história literária podemos perceber um movimento pendular, alternando entre o antropocentrismo e o teocentrismo.
    O antropocentrismo é caracterizado pelo homem está no centro da arte da época e o teocentrismo é o divino na literatura da época, falando sobre a vida dos santos ou heróis
    Entre os vários períodos da literatura podemos destacar:
    A antiguidade clássica se caracterizava pela ordem, regularidade e pressão formal e eram antropocentritas.
    Na idade Média a literatura era teocentrista, com a criação do trovadorismo, entoavam cantigas.
    No classicismo, houve Antropocentrismo, Havia o predomínio da razão sobre os sentimentos, valorizando a ciência.
    No período barroco ouve alternancia de tanto antropocentrismo quanto teocentrismo. Caracterizado pela sua dramaticidade.
    O preríodo do Arcadismo era caracterizado pelo equilíbrio.E era antropocêntrico.
    No romantismo se destacou na literatura, música, pintura e teatro.
    O realismo era caracterizado pelo ambiente social. Personagens da alta burguesia.
    O simbolismo, teocêntrico, tinha relação com o romantismo e o modernismo. Buscavam colocar mais emoção em suas obras.
    No século XX ocorreu o modernismo, que teve como destaque a literatura, a arquitectura, design, pintura entre outros.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Heloisa e Sandy Nº12 e 34 T: 101
    O antropocentrismo é o homem no cento do universo, é a razão e o racionalismo. Houve um período onde o homem necessitava de alguma de expressar tudo que sentia. Surgiu então na antiguidade clássica, um período em que tinha politeísmo, havia o racionalismo, a poesia era épica e as obras eram feitas com bastante objetividade. Alem disso um dos principais autores era Platão. O período era dividido em Classicismo e Idade Média. O Barroco foi um período em que os jesuítas foram responsáveis pela criação do mesmo. O Arcadismo tinha como principal característica o bucolismo, tinha árcade, o período poderia ser chamado de Neo-Classicismo. O Romantismo usa metáforas, frases diretas e comparações em suas obras, o tema dos poemas varia de amores platônicos, morte e suas causas e também acontecimentos históricos. O Simbolismo foi um período que deixou de lado tudo o que o Realismo trazia. Uma de suas características era a presença de musicalidade, em que as obras tinham um certo ritmo para serem lida. Além disso, os fatos não eram tratados de forma objetiva e as obras tinham um lado místico. Os com grande destaque no simbolismo foram Cruz e Sousa e Alphonsus Guimaraens. O Realismo tratava da realidade por isso trazia uma forma mais objetiva pra suas obras. Além disso, os autores seguiam a tendência do Positivismo. No Brasil, Machado de Assis e Aluísio de Azevedo foram os autores de maior importância para a expansão do Realismo. O modernismo foi um movimento em que houve um rompimento com o tradicional. No Brasil, a Semana de Arte Moderna é um marco deste período. Durante o movimento houve a criação de alguns grupos como o Pau-Brasil e o Verde-Amarelo. Os autores de grande importância foram Monteiro Lobato, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, etc. Pós modernismo ocorreu após a Queda do Muro de Berlim e o “fim do modernismo” que dominou a estética e a cultura até o final do século XX.

    ResponderExcluir
  14. Nomes: Bruna Cickoski nº 3 e Jacyara Bosse nº 22 Turma: 102


    Durante a história da literatura houveram vários períodos, divididos em Antropocentrismo e Teocentrismo. Contendo nessa história um movimento pendular, ou seja, a ida e vinda dos períodos literários entre o Antropocentrismo e o Teocentrismo.
    As características que se devem ao Antropocentrismo são marcadas pelo homem no centro do universo e pelo uso da razão e da ciência. Já o Teocentrismo é marcado por colocar Deus no centro do universo, fazendo uso do subjetivismo, da emoção e da teologia.
    O começo dos períodos literários é dado pela Antiguidade Clássica, onde a dignidade ao homem era relevante, sendo que os deuses gregos possuíam características humanas, como defeitos e limitações, além disso, a beleza humana era valorizada, buscando a regularidade tendo isso como principal característica. Então veio a Idade Média, marcada pelo Teocentrismo, trovadorismo e a subjetividade, tudo o que se produzia na Idade Média estava relacionado aos textos sagrados e ao cristianismo.
    Após isso veio o Classicismo, baseado no universalismo, relacionada com a cultura grego-romana, colocava o ser humano como centro (antropocentrismo) e havia o predomínio da razão sobre os sentimentos, ou seja, racionalismo.
    Mais tarde, iniciou período literário Barroco, que tinha como base o drama humano, não era nem do Antropocentrismo nem do Teocentrismo, era uma espécie de transição, utilizando o dinamismo, realismo e virtuosismo. Então apareceu o Arcadismo, antropocêntrico, possuía temas comuns, não utilizava de exageros, preferia o mais simples, uma característica importante era o bucolismo, ou seja, preferia relatar sobre coisas mais simples, deixando o artificial de lado.
    Em seguida surgiu o Romantismo, que se destacou principalmente na pintura, literatura, música e teatro, sendo um período que valorizava a liberdade de expressão. Então veio o Realismo, antropocêntrico, que cotinha o espaço baseado em cenários urbanos e em ambientes sociais, já os personagens desse período pertenciam em geral à alta burguesia.
    Depois disso deu-se inicio ao Simbolismo, que estava altamente ligado com o romantismo e com o modernismo, movimento teocêntrico, que continha subjetividade em suas obras. Então por último veio o Modernismo que se destacou pela renovação, e pela liberdade de expressão conquistada.

    ResponderExcluir
  15. Alunos: Bruno L. nº 08
    Mariana A. nº 28

    O movimento pendular literário se da por meio da transição entre o antropocentrismo, onde o Homem seria o centro de tudo, e o teocentrismo, onde Deus seria o centro de tudo.
    Nesse movimento pendular nenhuma dessas cosmovisões prevaleceu, cada uma teve sua relevância no seu tempo.
    Como já falado no inicio do texto o Antropocentrismo dizia que o Homem era o centro de tudo, valorizava a razão, a ciência e predominou na antiguidade clássica, onde também a razão e o racionalismo tiveram presentes.
    Os períodos que predominantes no antropocentrismo foram: Antiguidade Clássica, que foi marcada pela dignidade do homem, valorização da beleza e os ideais. Dois principais autores da Antiguidade Clássica foram Homero e Sócrates.
    Classicismo, que era caracterizada pelo universalismo ( conclusões generalizantes), o racionalismo, o paganismo (sem consenso quanto ao que é correto), o neoplatonismo ( corrente de pensamento baseada nos ensinamentos de platão) e faziam várias referências à cultura grega. O principal, e mais importante, autor do Classicismo foi Luís Vaz de Camões.
    Barroco, que foi caracterizada, também, por ser um movimento que não favorecia nem o antropocentrismo nem o teocentrismo, valorizava a estética (isto é, todas as manifestações artísticas da época: música, escultura, pintura, arquitetura e literatura), foi sucedido de renascimento e revela a busca da novidade e da surpresa. Dois grandes autores dessa época foram Manoel Botelho de Oliveira e Padre Antônio Vieira.
    Arcadismo, que era caracterizado por contenção os exageros, cometidos pelo Barroco. Procurava a simplicidade, o equilíbrio clássico e a tão desejada medida certa, a realidade era interpretada de forma objetiva, eram expressos sentimentos universais e não era valorizado o luxo. Um autor importante que iniciou o arcadismo foi Cláudio Manuel da Costa.
    Realismo, que, apesar, de ser também um movimento artístico, era caracterizado pela Veracidade (Despreza a imaginação romântica), Contemporaneidade (descreve a realidade) Retrato fiel das personagens ( aspectos negativos da natureza humana) Gosto pelos detalhes e Materialismo do amor (Mulher objeto de prazer/adultério).
    O teocentrismo dizia que Deus era o centro de tudo, valorizava o subjetivismo, a emoção e a teologia.
    Os períodos que predominaram no teocentrismo foram: Idade Média, que era caracterizada pela linguagem oral, poemas líricos, expressava as emoções pra demonstrar religiosidade faziam poemas que contavam a vida dos santos.
    Romantismo, que era caracterizado por Imaginação e sonho, insatisfação com a realidade, culto à natureza, sentimento religioso. Um importante autor desse período foi Almeida Garret.
    Simbolismo, que era caracterizado por aprofundar e radicalizar os ideais românticos, os poetas do simbolismo sempre queriam fazer com que o poema fosse mais palpável as emoções e não visavam à estética. Um dos principais autores desse período foi Cruz e Souza.
    Por ultimo o modernismo, que é caracterizado pelo rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país, a base desse movimento foi a arte plástica, destacado pela pintura. Um dos principais autores desse período foi Carlos Drummond de Andrade.
    Temos que lembrar que sempre entre esses períodos há um movimento pendular, ou seja, após cada período antropocêntrico, logo depois surgia um período do teocentrismo.

    ResponderExcluir
  16. O movimento pendular na literatura brasileira é caracterizado pela oscilação entre o antropocentrismo e teocentrísmo, e pelo "confronto" ente o mundo real (materialista) e a religião. A característica principal do antropocentrismo é o homem no centro do universo. Está presente na cultura renascentista e moderna. Já o teocentrísmo defende que Deus esta no centro do universo, tudo foi criado e é comandado por ele. O teocentrísmo esteve presente em toda a idade média.
    Antiguidade clássica sofreu influencia do antropocentrismo tendo como características a valorização da beleza e dignidade do homem. Foi o primeiro período literário.
    Idade média foi Influenciada pelo teocentrísmo a sua principal característica foi o trovadorismo.
    Trovadorismo: O homem em busca do amor, eternamente apaixonado.
    Humanismo: O homem em busca da liberdade. O homem percebe-se capaz, importante e agente da própria vida. Afasta-se do teocentrísmo, assumindo, lentamente, um comportamento baseado no antropocentrismo.
    Classicismo: O homem em busca do intransponível. Caracterizado pela valorização da antiguidade clássica no ponto de vista estético. Assiste-se à supervalorização do homem – antropocentrismo.
    Barroco: O homem em conflito, ou seja, dividido entre o divino e o terreno; Teocentrísmo e o antropocentrismo.
    Arcadismo: O homem em busca da felicidade. Teve como características principais a razão e aproximação do homem com a natureza, esse período foi influenciado pelo antropocentrismo.
    Romantismo: O homem conquista a liberdade para sonhar e sentir. Teve como característica a visão de mundo contraria ao racionalismo, centradas sempre na valorização do eu e da liberdade, no culto a natureza.
    Realismo: O império da razão. Retrata a vida contemporânea denuncia as injustiças sociais, tendo como influencia o antropocentrismo.
    Simbolismo: O homem viaja por um mundo de sonhos e de sensações. Retrata uma visão irracionalista e espiritualista do mundo. Foi influenciado pelo teocentrísmo.
    Modernismo: O nascimento de uma consciência critica. Uma das suas características é a pluralidade de tendências filosóficas, científicas, sociais e literárias.

    Pedro Henrique Nº30 turma:102
    Eduardo Koenig Nº13

    ResponderExcluir
  17. Nomes: Amanda Deschamps 1
    Lucas Delagnelo 25

    HISTÓRIA DA LITERATURA

    A história da literatura se caracteriza pelo movimento pendular, de idas e vindas. Há momentos de transição de um período para o outro, isto é, entre duas cosmovisões muito diferentes. A antropocêntrica, que demonstrava o homem como o centro de tudo, marcada pela razão. E a teocêntrica, Deus está no centro, foi marcada pelo subjetivismo e emoção. Cada uma dessas cosmovisões caracteriza as escolas literárias, também chamadas de movimentos literários.
    Um dos primeiros movimentos literários foi na Antiguidade Clássica. A cultura grega dominava e tinha característica politeísta, isto é, o povo acreditava em mais de um Deus. Também possuía a objetividade e racionalismo em seus textos, o que demonstrava sua visão antropocêntrica. Na Antiguidade Clássica destacam-se os poemas de Homero: Ilíada e Odisseia.
    Na Idade Média, foi quando surgiu a língua portuguesa. Os textos produzidos nesta época apresentavam características do patriarcalismo e do trovadorismo. Neste período, houve grande produtividade textual e de um número considerável de autores, um deles foi João Garcia de Guilhade.
    O teocentrismo dominava nesse período, mas o movimento de pêndulo da literatura nos trouxe novamente a visão antropocêntrica com o Classicismo, nele se destacava a razão sobre os sentidos, o uso de figura de linguagem, a valorização da Antiguidade Clássica como padrão e a procura da pureza formal, do equilíbrio e do rigor. Exemplificando este período, temos as obras de Gil Vicente.
    No século XVII, surgiu o Barroco que se diferenciou de todos os outros movimentos literários. Estava entre a visão antropocêntrica e a teocêntrica. Na escola literária barroca, a linguagem dramática se expressava no exagero de figuras de linguagem. Grandes destaques dessa época foram Padre Antônio Vieira, na literatura, e Alejadinho, nas artes plásticas.
    Após o período barroco, veio o Arcadismo que fazia referência à natureza e às artes clássicas. Caracteriza-se por realismo, ausência de subjetividade e por propor a simplicidade. Os principais escritores deste período foram Claudio Manuel Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
    No século XVIII, surgiu na Europa o Romantismo, um movimento artístico, político e filosófico. Nele as emoções eram extremas, o coração estava acima da razão. Os textos de José de Alencar são exemplos desta escola.
    Neste mesmo século, um movimento abordou temas polêmicos, demonstrando a realidade por extremo, sendo criticado e razão de preconceito, intolerância e exploração, esse movimento foi chamado de Realismo. A obra de Machado de Assis marca este período no Brasil.
    Um dos últimos movimentos teocêntricos foi o Simbolismo que tem uma ideia do zen, retoma o romantismo e suas obras tinham musicalidade, aliteração e assonância. Usavam símbolos, daí o nome do movimento. O escritor que se destaca no Brasil é Cruz e Souza.
    Em 1922, o Modernismo mudou muita coisa, pois negava e aceitava tudo ao mesmo tempo, não pertencia nem ao antropocentrismo nem ao teocentrismo. Baseou-se em ideias ultrapassadas e trouxe o nacionalismo, temas do dia-a-dia, linguagem com humor, e a liberdade do uso de palavras em textos geralmente diretos. O modernismo foi marcado pela renovação, sendo considerado um movimento literário contemporâneo.
    Neste mesmo ano, houve no Brasil a Semana de Arte Moderna na qual se destacaram escritores e artistas como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret,Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, entre outros.
    É importante salientar que nos movimentos literários anteriores ao modernismo a mulher como produtora de textos não teve oportunidade de se manifestar. As obras de muitas mulheres ficaram, infelizmente, no anonimato por muito tempo e algumas delas só reveladas séculos depois.

    ResponderExcluir
  18. Isabela S. Hinckel nº 21 Turma: 102

    Teocentrismo e antropocentrismo são os dois principais períodos em que ocorre o chamado movimento pendular, a oscilação de um desses movimentos para outro. O teocentrismo preza pela importância aplica em um Deus, onde ele se encontra no centro. Tem como características marcantes a emoção, a subjetividade e a teologia. O antropocentrismo se opõe ao teocentrismo, pondo o Ser Humano, e suas concepções, em primeiro lugar. Utiliza-se, principalmente, a razão (racionalidade) e a ciência.
    Antiguidade Clássica: Período antropocêntrico. Tinha como principais características a dignidade e a beleza humana.
    Idade Média: Também chama de “Idade das Trevas”, um dos períodos em que Deus é coloca no centro, demonstra a preocupação religiosa do homem. Destaca-se a poesia épica e a lírica.
    A língua portuguesa, por exemplo, surge nessa época.
    Classicismo: Inicia-se no século XIV e decai no século XVI.
    Tem grande influência da Antiguidade Clássica, possuindo então características similares à dela. Que são somadas às suas próprias, um exemplo disso é o uso da mitologia e musas de inspiração.
    Um famoso autor português é Luiz Vaz de Camões.
    Barroco: Considerada o equilíbrio entre o antropocentrismo e o teocentrismo.
    Abrange todas as manifestações culturais e artísticas européias e latino-americanas.
    Suas características principais é a utilização da linguagem dramática, em que o uso de hipérboles, metáforas e antíteses é marcante.
    Arcadismo: Muitas vezes chamado de Neoclassicismo. Sua principal característica é a “exaltação da natureza”. Faz parte do antropocentrismo.
    Romantismo: Surgiu em meio à grande rebeldia e um ambiente intelectual, na Europa.
    É dividido em três diferentes gerações, agrupadas por suas características principais que podemos ter como exemplo individualismo, idealização e egocentrismo.
    Foi um período teocêntrico.
    Realismo: Abordava temas como o adultério, a falsidade e o egoísmo humano, pois não se satisfazia em mostrar a face bela e idealizadora do Homem. Baseava-se nos conceitos antropocêntricos.
    Uma de suas características é o forte poder crítico.
    Simbolismo: Se opõe ao Realismo, portanto faz parte do movimento teocêntrico. Tem como características marcantes a musicalidade e o transcendentalismo.
    Modernismo: Ocorrido na metade do século XX, o modernismo rompe o movimento pendular. A radicalização é uma de suas características.

    ResponderExcluir
  19. Bruno Felipe nº 06
    Gabriela Koerich nº 14

    O movimento pendular, nesse caso, é aquele que varia entre duas formas de ver o mundo: o antropocentrismo e o teocentrismo. O antropocentrismo é o nome dado a teoria que acredita que acredita que o homem é o centro do universo, privilegiando a ciência, e deixando as crenças teológicas de lado. Já no teocentrismo, acredita-se que Deus é o ser supremo que criou tudo que conhecemos, e que o mesmo deve ser adorado por todos. O teocentrismo é baseado na teologia.
    Os movimentos literários que se baseiam no antropocentrismo são a Antiguidade Clássica, o Classicismo, o Arcadismo e o Realismo.
    A antiguidade Clássica tem como principal característica, a base nos ideais humanos, sendo que o homem era considerado um ser perfeito.
    O Classicismo caracteriza-se por valorizar os aspectos culturais Greco-romanos e por fazer críticas às explicações feitas, pela religião, sobre o mundo naquela época.
    O Arcadismo exaltava a importância da natureza, e de tudo o que derivava da mesma.
    O Realismo colocava a razão acima de todas as emoções, e apegava-se ao materialismo, negando todas as relações com Deus.
    A Idade Média, o Romantismo e o Simbolismo, são exemplos de movimentos teológicos, e tinham como características, a crença de que Deus era o centro do universo, o subjetivismo, a emoção acima da razão, e tinham como base a teologia.
    O movimento Barroco e o Modernismo são neutros, ou seja, caracterizam-se tanto pelo antropocentrismo, quanto pelo teocentrismo.

    ResponderExcluir
  20. Giulia P. Flores nº16
    Vitor Hugo Welter nº35
    Turma 102


    MOVIMENTO PENDULAR NA LITERATURA
    Teocentrismo x Antropocentrismo

    Movimento pendular é o nome que define a movimentação dos períodos literários entre o teocentrsimo e o antropocentrismo. Essa oscilação se deve aos momentos históricos e sociais de cada época, que faziam com que os autores escrevessem de maneiras diferentes e sobre assuntos diferentes.
    Cada movimento literário se classifica ou no antropocentrismo (por privilegiar a ideia do homem no centro do universo, valorizando as explicações dadas pela ciência e a razão em vez dos sentimentos e da visão de mundo imposta pela Igreja) ou no teocentrismo (por colocar Deus no centro de tudo, com muita emoção e subjetividade).
    O movimento pendular se deu da seguinte maneira: começou com o período da Antiguidade Clássica, no qual viam o homem como um ser perfeito, valorizando o antropocentrismo; em seguida veio a Idade Média, voltada ao teocentrismo, que ficou marcada pela forte influência da Igreja sobre as obras literárias; de volta ao antropocentrismo, o Classicismo surge como um rico período de criação, com vários dos autores mais conhecidos de todos os tempos, com a presença do humanismo e universalismo, nos quais o homem se libertava da Igreja e priorizava as verdades universais.
    O Barroco surge, então, equilibrando o antropocentrismo e teocentrismo; porém, a ideia do homem no centro do universo prevalece e nasce o Neoclassicismo, ou Arcadismo, marcado por textos com simplicidade e temas comuns; opondo-se ao Arcadismo há o Romantismo, caracterizado pelo individualismo e subjetivismo; em reação ao Romantismo surge o Realismo, também chamado de Naturalismo ou Parmasianismo, marcado pela veracidade e contemporaneidade, defendendo que as pessoas são quem são devido ao momento histórico, hereditariedade e momento social no qual vivem; o Simbolismo, em oposição ao Naturalismo, caracteriza-se pela subjetividade e musicalidade, buscando aproximar poesia e música, através da aliteração, por exemplo.
    Percebe-se que características muito importantes tanto do teocentrismo quanto do antropocentrismo aparecem com bastante evidência nos Períodos Literários, os quais na maioria das vezes se opõem ou mesmo surgem em reação uns aos outros.

    ResponderExcluir
  21. Gustavo e Victor - Turma 101

    A literatura brasileira passou por inúmeros perídos nos quais a razão e a emoção exerciam diferentes papéis.
    Durante a antiguidade clássica, a literatura envolvia muito a religião e tinha o costume de englobar vários deuses em seus textos. Um dos grandes escritores dessa época foi Platão, muito conhecido e considerado uma das maiores mentes da humanidade. Durante a Idade Média, a razão era a qual predominava, utilizando de produções orais e musicais.
    O Calissicismo vinha como uma diferente literatura, principalmente pelo fato de usar o homem como o centro do universo, o ápice do antropocentrismo. Além disso, o Classicismo usava uma linguagem de fácil entendimento e muito direta, algo muito diferente do que se podia ser visto anteriormente.
    A literatura barroca não teve foco no nosso país, mas seus textos possuem muito conteúdo principalmente por englobar características teocentristas e antroponcentristas. Seus textos também ajudam muito no estudo da época em que foram escritos, pois eram detalhados e utilizavam fatos atuais.
    O Arcadismo e o Realismo vinha do antropocentrismo mas diferiam muito em seu conteúdo, prova de que isso servia apenas como uma influência e abria muito espaço para as produções.
    Já o Romantismo vinha de forma bem diferente, deixando a emoção tomar conta dos textos e histórias, usando o gênero dramático como principal forma de escrita. O Simbolismo tinha também características teocentristas, mas seus textos eram poéticos e com muita musicalidade.
    O Modernismo e o Pós-Modernismo servem como uma síntese de todas as características já usadas, usando tanto o teocentrismo quanto o antropocentrismo e podendo englobar tudo que se pode imaginar em textos muito influenciados pela literatura antiga.

    ResponderExcluir
  22. Movimento Pendular

    A história da literatura se caracteriza sobre tudo pelo movimento pendular, ou seja,
    a literatura tinha idas e vindas de um "tempo" para outro. Mais especificamente, ia
    do teocentrismo ao atropocentrismo, e vice versa. O teocentrismo, tinha como ideia
    principal, Deus no centro de tudo; nesta era a Igreja comandava tudo. Ja no
    antropocentrismo, a ideia principal é de que o homem esta no centro de tudo, que
    ele é a razão de todas as coisas e a resposta de todas as perguntas.
    Um dos primeiros movimentos literários foi na Antiguidade Clássica,
    mas como este movimento teve início na Grécia antiga, os gregos
    acreditavam e mais deuses, ou seja, eram politeístas. Nas seus obras, ou textos
    a principal característica era a objetividade e tinham uma parte muito racional.
    Os textos que se destacaram foram os dois poemas de Homero: Odisséia e Ilíada
    Depois disto, veio a Idade Média, continuando no teocentrismo, tinha como
    caracterísitca o patriarcalismo e trovadorismo, nesta época surgiu a literatura
    portuguesa (Portugal). Neste período como se estendeu mais ao redor do mundo, os
    autores foram muitos, sendo um deles João Garia de Guilhade. Com o movimento
    pendular, após a Idade Média, o homem voltou ao centro de tudo no antropocentrismo
    com o Classicismo, neste se destacava a razão sobre os sentidos, o uso de figura
    de linguagem, e muitos aspectos da Antiguidade Clássica. O próximo movimento
    ficou entre as duas ideias, do teocentrismo e do antropocentrismo, o Barroco
    era uma linguagem dramatica que se expressava exageradamente nas figuras de
    linguagem. Depois disso, veio o Arcadismo, que tinha como referencias as artes
    clássicas e a natureza, se caracteriza por realismo, ausência de subjetividade
    e por propor a simplicidade. Então surgiu na Europa o Romantismo, um movimento
    artístico, político e filosófico. Nele as emoções eram extremas, o coração
    estava acima da razão. Neste século surgiu o Realismo, que era um movimento
    extremamente polêmico, mostrando a realidade por extremo, era muito criticado etc
    Um dos últimos movimentos teocentricos foi o Simbolismo, que volta ao romantismo
    e suas obras tinham musicalidade, aliteração e assonância. Em 1922 nasceu o
    Modernismo, onde mudaram muitas coisas, pois, eles negavam e aceitavam muitas
    ideias, não se aliava ao teocentrismo ou ao antropocentrismo. Trouxe temas do
    dia-a-dia, linguagem com humor e liberdade no uso de palavras em textos diretos.
    Foi com esta era que este movimento pendular acabou.

    NOMES: CLara 05
    Raissa 32

    ResponderExcluir