![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicsV80wWaW_jXeSV4YZ7ZiB9KiAquPBBg9v0RbWM7pOkpenx60aowydRAcz7mZM-WmvRaSOIuXXvS0qoxFCzd4VXvXemBqayAy6-joiHwNTqav3oMAJufwzP9GKUoIHQbIqeD8x-b_CtRP/s320/l%C3%ADngua.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEib3aSsjxL7HHw-FnKEbkDzenOgkdoFV_YCLTCfT0n7x3m6SmRKWNmFhMuoNz8ZkozljblC36bJf9TMCQ8q_txV_kWn1EVlInEG8-eYfQfc4jCKe9b9yShhHDn9qLSuCgp8FJ-QAEIoHtow/s320/CA2425AGCAXKUH5UCART7EMJCABQG7N7CA9QT8TZCAAXTKXLCAO7FN1XCAGKB6X3CA5BCM2QCAA8ZPESCA6PN0BGCAFC2KFDCA6RMBE1CA1X53LLCAHM8CCKCA36YCR8CABR1YWPCARUI0UACA17SMQH.jpg)
APÓS ASSISTIRMOS AO VÍDEO "LÍNGUA, VIDAS EM PORTUGUÊS", FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A DIVERSIDADE CULTURAL QUE ORBITA EM TORNO DA LÍNGUA PORTUGUESA. TODO ESSE UNIVERSO, ESSA RIQUEZA CULTURAL É, SEM DÚVIDA, REFLEXO DE UM FIO CONDUTOR, A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA POR MAIS DE 200 MILHÕES DE PESSOAS NAS MAIS DIFERENTES PARAGENS DO MUNDO. DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUESTIONAMENTO ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE O VÍDEO E O OBJETIVO DA REFORMA ORTOGRÁFICA, OU SEJA, A UNIFICAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
UM ABRAÇO,
IZALTA
Durante todo o filme vimos que, por mais que a língua portuguesa seja usada em vários países, ela possui muitas diferenças, entre elas, algumas que atrapalham a compreensão de pessoas com diferentes nacionalidades. Levando em consideração esse fato, porque a nova ortografia foi criada, sendo que cada país tem suas diferenças e essa unificação não se adapta bem a todas? (Por exemplo, a palavra ideia, que se adapta ao português de outros países, mais fica estranho para os brasileiros por não possuir mais acentuação, que é o que fazia a interpretação do som correto da palavra).
ResponderExcluirVictor 101
Com tantas diferenças na fala da língua portuguesa (entre elas muitas só no Brasil), vemos que uma unificação não é algo adequado pelo fato da ortografia ser um modo de registrarmos o que queremos falar. Levando em consideração este fato, não existiria outro modo mais facil e eficaz de unificar e manter a língua portuguesa forte?
Gabriela 101
Sabemos que o idioma é um fator determinante para o pensamento do indivíduo, isto é, uma pessoa com mais recursos de linguagem tende a ter uma capacidade maior de articular pensamentos e ideias.
ResponderExcluirPor ser uma língua considerada complicada, os falantes da língua portuguesa tem uma capacidade de intelecto maior que os falantes de línguas mais simples ?
Diogo - Turma 301
Como vimos no filme, diversas culturas falam a lingua portuguesa. Entretanto sao culturas muito diferentes entre si, e foi dito que o idioma português é um fator determinante para uma cultura. Então se falam a mesma lingua porque as culturas sao tao diferentes?
ResponderExcluirMariana 301
Guilherme - Turma 301
ResponderExcluirSabemos que a língua portuguesa é falada oficialmente por 8 países e 2 comunidades, porém, ela é falada de modo diferente nestes países e comunidades. Cada um com seu "sotaque" e regras de gramática, diferenciando um dos outros.
Explique o porquê da reforma ortográfica e o que irá acontecer com estas diferenças de sotaque e regras entre os países e comunidades que adotaram como língua oficial o português.
A língua é a identidade de um povo, quando esta língua está difundida pelo mundo, é algo muito positivo, pois a impede de tornar-se obsoleta e uni diferentes nações, povos e culturas. Aonde se encaixa a reforma ortográfica nesta reunião cultural?
ResponderExcluirPaulo Henrique Rosa t: 301
Com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, veio a padronização do idioma nos países que tem como língua oficial o português.
ResponderExcluirDiante disso, há quem seja contra a reforma, alegando que com a padronização, o português perderá sua identidade. Há também quem apoie, afirmando que com a integração do português, a língua terá mais força e será mais fácil a comunicação entre países.
Após ler o trecho acima, argumente logicamente se posicionando a favor ou contra à reforma ortográfica da língua portuguesa.
Ebert Rodrigues, turma 301
A língua portuguesa é muito variavel, o diretor do filme demonstra isso com as variadas formas de falar dos "personagnes" do filme.Tendo em vista que a padronização da língua,seria ela eficiente uma vez que cada região tem suas proprias expressões, seus sotaques?
ResponderExcluirRafael Ramos Turma 301
Gustavo Ricardo Santana turma: 301
ResponderExcluirComo visto a língua portuguesa é falada em vários lugares do mundo sempre com diferenças, muito diferente de outras língua com raízes do latim como o francês. Com a reforma ortográfica essa diferença vai desaparecer?
Com o tempo, muitas palavras da língua portuguesa mudam e acabam caindo em desuso, por isso, de tempos em tempos um tipo de reforma tem que entrar em vigor para excluir aquelas que não mais são usadas no dia-a-dia e/ou perderam seu sentido original. Como por exemplo, a retirada de hifens e desagregação de palavras compostas devido a perda de seu sentido de composição, como por exemplo "Parabrisa". Apesar do efeito de mudança/exclusão, qual outro fator crucial esse tipo de ato contribui para a língua?
ResponderExcluirNome: Filipi E. da Silva Turma: 301
A reforma ortográfica visa a padronização da língua portuguesa em todas as partes do mundo. A padronização, normalmente, não é uma coisa boa. Quanto mais diferenças, quer dizer que a língua está mais adaptada. Se o melhor fosse que ela seja única, não teria se desenvolvido várias. Cada país tem uma maneira de falar, cada um uma cultura, e é ela que nos diferencia. A língua é uma grande parte da cultura. Devemos, então, universalizar todas as culturas e acabar com a liberdade que nos torna diferentes?
ResponderExcluirJuliano Schultz Munhoz
301
Atualmente a língua portuguesa é falada em oito países e duas regiões. Cada qual com suas características, sendo diferenciadas pelas variações linguísticas. Levando em consideração esses aspectos dê sua opinião sobre a unificação da língua portuguesa, onde todos os países passarão a ter as mesmas formas de escrita.
ResponderExcluirPriscila Niehues T 301
A eminente reforma ortográfica que entrará em vigor no ano de 2012, leva, de uma maneira de outra, à pensarmos no melhor entendimento da língua portuguesa para os povos que a utilizam. De que forma você acha que a reforma ortográfica vai melhorar o entendimento dos falantes portugueses?
ResponderExcluirNaraiane 301
Como sabemos, a lingua portguesa é falada de diferentes formas, em diferentes paises do mundo, como Brasil, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau, Angola, entre outros. Entre esses países há uma grande diversidade de culturas e costumes, e até mesmo de língua, que em cada lugar é utilizada e falada de uma forma.
ResponderExcluirA reforma ortografica proporciona a unificação da ligua portuguesa, ou seja, das suas regras. Essa unificação da ligua, de alguma forma, pode acabar com as diferenças entre esses paises que utilizam o português como sua lingua oficial?
Amábily, turma 301
O português é como entendemos, é uma língua muito permeável em relação à modo de escrever, falar e etc. Isso se constata pelas muitas variantes linguísticas como se é estudado em gramática. Você acha que a reforma ortográfica recente influenciará na modificabilidade de nossa língua portuguesa?
ResponderExcluirNatine 301
Com o passar dos anos a Língua Portuguesa teve grandes mudanças, entre elas a reforma ortográfica que está sendo discutida entre vários Países.
ResponderExcluirO que a unificação da Língua Portuguesa trouxe para os oito Países e as duas nações?
Nome: Bárbara Hoffmann
Turma:301
Com a difusão do português original para as outras regiões, inclusive o Brasil, a língua ganhou alma, pois cada região colocou um pouco de si, resultando nas suas diferentes variedades. Ela vai além do simples papel de comunicação, exterioriza o que somos. E é isso que a torna tão única e popular. Talvez ela mude tanto que acabe desaparecendo, mas deixará vestígios pois já faz parte de nós.
ResponderExcluirLaura Turma:301
Hoje no mundo, cerca 8 países além de mais duas comunidades, uma na China e outra na Índia, falam o português. Levando-se em consideração que a formação de um povo se dá basicamente por sua língua, qual o motivo de unificar a língua portuguesa, se cada povo apresenta seus próprios caracteres ?
ResponderExcluirAs mais variadas formas e expressões utilizadas na maneira de falar, indicam o quão é aberta a língua portuguesa a novas culturas. Em conseqüência da evolução da espécie humana, as variadas formas de comunicação (línguas) serão unificadas e reduzidas. O principal motivo da unificação da língua, é mante-la ‘viva’.
toninhoO terceirãoOo
A língua portuguesa é descrita no filme como uma língua permeável, ou seja, tem capacidade de dispersar-se pelas varias partes do Brasil e do mundo , mesmo que essa disperção seja diferenciada , já que, a língua varia de acordo com o país ou região.
ResponderExcluirO processo conhecido como "unificação da língua portuguesa" serve para acabar com as diferenças encontradas entre países e regiões, mas esse processo pode ser um processo degenerativo de cultura de certas áreas? justifique sua resposta.
No mundo existem oito países que falam a língua portuguesa, todos com uma variedade cultural única. Com a nova reforma ortográfica, o idioma fica padronizado entre esses povos, mas os costumes e a forma de falar permanecem. No vídeo "Língua, Vidas em Português" é citada a seguinte frase: 'Não existe língua portuguesa, existem línguas que falam português'.
ResponderExcluirCom base no texto, opine sobre o tema da nova ortografia.
Letícia 301
Os processos que uma língua passa geralemnte é crescente, ou seja, uma evolução. De acordo com este processo, a língua fica cada vez mais complexa, exigindo mais conhecimento e estudo. O processo que está acontecendo atualmente é justamente o contrário, a involução da língua. Ela está se tornando mais fácil e acessível a todos.
ResponderExcluirDe acordo com estes procedimentos, de que forma os países estão aceitando (ou não) essas mudanças?
A língua permeia através dos tempos e culturas. Ela deriva de outras e mesmo assim é efêmera. Sua unificação vai além de uma simples regra, ela constitui um conjunto de conhecimentos, vivências e aprendizados. O importante, é que com o tempo ela acabe não se degradando, mas sim permanecendo presente em nossas vidas. É necessário seu estudo, sua leitura e constante uso, para que seu esquecimento não se torne um constante vício.
ResponderExcluirMarcella turma:301
Turma: 301
ResponderExcluirA língua portuguesa é considerada permeável porque as suas variações permitem um acesso às pessoas de diferentes realidades.
De que forma a reforma ortográfica auxilia essa permeabilidade?
Segundo o vídeo, Língua: vidas em português, a língua portuguesa é permeável, pois se espalhou-se pelo mundo, tendo é claro, sotaques diferentes em lugares diferentes. Mas devido a tantos soteques, pretende-se unificar a língua portuguesa.
ResponderExcluirComo se pretende unificar a língua? E porque a língua portuguesa é a única que tem tantos sotaques diferentes?
Nome: Thierry Luz N° 39 Turma: 301
A língua portuguesa é falada em 8 países que apesar de apresentarem uma mesma língua, possuem aspectos culturais, sociais e econômicos distintos. Isso interfere no modo de falar das pessoas. Em países que possuem rede escolar de melhor qualidade, por exemplo, o domínio linguístico será maior em relação aqueles que apresentam escolaridade precária.
ResponderExcluirA relação estabelecida entre o vídeo e o objetivo da reforma ortográfica é que no documentário foi relatado que para haver unificação da língua portuguesa, é preciso que os dois países oficiais do idioma se unifiquem. Sua unificação permitirá maiores possibilidades de universalização. A questão é, ocorrerá um dia essa unificação?
Thayse Pacheco Turma: 301
A língua portuguesa é falada por oito países, cada qual com sua maneira específica de se expressar, pois seus aspectos culturais e econômicos se diferem. A ocorrência dessa diversidade atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Para que isso não aconteça é necessário que as duas ortografias oficiais da língua portuguesa (do Brasil e de Portugal) se unifiquem. Porém, temos uma língua única que, apesar do nome, se constituiu não só da língua do colonizador, mas também da do índio, da do escravo e das línguas de outros povos que tiveram contato com a nossa cultura. Será que ao serem decretadas novas regras ortográficas não se apagará toda uma história de constituição desse idioma tão rico?
ResponderExcluirTatiane Pacheco
Turma: 301
A língua portuguesa é falada em 8 países que apesar de apresentarem uma mesma língua, possuem aspectos culturais, sociais e econômicos distintos. Isso interfere no modo de falar das pessoas. Em países que possuem rede escolar de melhor qualidade, por exemplo, o domínio linguístico será maior em relação aqueles que apresentam escolaridade precária.
ResponderExcluirA relação estabelecida entre o vídeo e o objetivo da reforma ortográfica é que no documentário foi relatado que para haver unificação da língua portuguesa, é preciso que as duas ortografias oficiais do idioma se unifiquem. Sua unificação permitirá maiores possibilidades de universalização. A questão é, ocorrerá um dia essa unificação?
Thayse Pacheco Turma: 301
Cada país que tem como língua oficial o português tem uma cultura distinta dos outros países, têm religiões, costumes diferentes. A única que coisa que há em comum entre esses países é a língua portuguesa, sendo que existiam algumas diferenças entre essas línguas, porém esses países se uniram para unificar a língua portuguesa, transformar em uma língua mais forte e influente no mundo, e também para mudá-lo, para que todos que falam essa língua possam entendê-la. Todas as “línguas portuguesas” faladas por todo o mundo têm a mesma origem então porque o português se tornou uma língua que se diferencia tanto de um país para outro, principalmente na questão dos sotaques?
ResponderExcluirJulia Lange, 101
Sabemos que a língua portuguesa é falada em oito países e duas comunidades, todas com suas devidas características e com seus sotaques, e com essa reforma ortográfica a aproximação entre estas características e sotaques vai ser bem maior, facilitando a comunicação e a união destes países.
ResponderExcluirCom base nessas informações identifique 3 exemplos de mudança na língua portuguesa de acordo com a reforma ortográfica.
Tiago Mattos dos Anjos nº:40 Turma:301
O documentário referente ás diversas culturas que falam o mesmo idioma, nos mostra que seria melhor uma unificação da língua portuguesa, pois cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo falam "Português". As mesmas regras ortográficas para todos os povos, países e pessoas que falam português ajudaria em uma melhor comunicação entre as pessoas de regiões diferentes, porém, com a mesma linguagem e escrita. Até mesmo dentro do nosso país é possível identificar uma variação da linguagem por causa dos sotaques, então até para nós brasileiros seria uma melhora a "igauldade" das regras.
ResponderExcluirVocê acha que com essa reforma ortográfica haveria uma melhora na comunicação entre as pessoas, ou haveria uma "destruição" dos sotaques, e em seguida um rompimento das culturas ?
Hillary, turma 102.
O documentário ‘Língua, Vidas em Português’ mostra a herança portuguesa de oito países, cada um com a sua cultura e seus costumes, todos falam português, mas cada um têm seu sotaque, que se diferenciam entre si. Com a nova reforma ortográfica a língua tende a se padronizar, como consequência ela pode perder sua resistência, que tem tido há anos, e degenerar-se. Mas o objetivo do acordo ortográfico é unificar a escrita do português, e assim aumentar seu prestigio mundial.
ResponderExcluirVocê concorda que a nova reforma ajudará a língua portuguesa a se manter e crescer no mundo? Justifique.
Gabriel Prado, terceirão
Nunca pensei que a língua portuguesa fosse falada em tantos lugares, pensava no Brasil e em Portugal, dificilmente me lembrava de países da África. Vendo o documentário descobri a diversidade de lugares que adotam essa língua. Acabo achando bom já que, com comentários feitos ainda antes do documentário, o professor ressaltou o que nós já esperávamos que fosse verdade “Daqui alguns anos, a maioria das línguas vão morrer”. E sabemos que é a realidade, pois nós mesmos de certa forma já estamos deixando o português de verdade de lado. Usamos gírias, deixamos de usar palavras e deixamo-las serem esquecidas e assim nossa língua vai morrendo. Eu tinha uma opinião fixa sobre a reforma ortográfica, era algo chato, desnecessário e ‘só pra complicar a nossa vida’, porém depois de saber o real objetivo dela, a idéia já não está tão fixa assim. A proposta de unificar mais a nossa língua, para que ela não morra como já está acontecendo, é totalmente válida, já que vai servir para que parte da nossa cultura não acabe com o tempo. Ainda sim, acho a reforma algo complicado, e ela só vai ser totalmente usada por todos, se todos soubermos o objetivo e soubermos que ele vai ser alcançado. Sabendo para que e por que, as pessoas vão passar a aceitar mais rapidamente, porém, a questão é se a unificação do português vai ajudar mesmo a língua a não morrer?
ResponderExcluirJulia Schwarz, 101
O documentário se refere aos vários países ou regiões que adotaram o português como língua e suas diferenças.Mas todos também tem uma semelhança muito forte que é o amor pela língua portuguesa.Támbém vimos pelo vídeo e pelo objetivo da reforma que nesse mundo globalizado de hoje temos que unificar os usuários de nossa língua. Para que não aconteça como aconteceu ao latim que foi "extinto" porque seu uso estava restrito a poucos.
ResponderExcluirQuetionamento: Será que a reforma ortográfica alcançará seu objetivo e salvará o potuguês de uma possível extinção?
BRUNO DOMINSKI TURMA:102
Sabendo que cada lugar tem seu modo de falar, e assim criando uma cultura, então mudando um pouco as palavras podemos perder um pouco da cultura que cultivamos dos nosso antepassados, pergunta: por que fizeram a reforma ortográfica sabendo que perderiamos um pouco da nossa cultura, já que estamos sempre aprendendo a cultivar tudo que aprendemos?
ResponderExcluirHenrique T: 102
A língua portuguesa é falada em vários países como Brasil, Portugal, Angola, entre outros, totalizando aproximadamente 200 milhões de falantes. Mesmo falando uma mesma língua, esses países possuem características, modos de agir, culturas, sotaques diferentes. Pouco tempo atrás, foi criado um acordo ortográfico para esses países, com o objetivo de acabar com as diferenças de ortografia e tornar a linguagem o mais semelhante possível.
ResponderExcluirSerá que com esse acordo, o sotaque dos diferentes países não irá desaparecer junto com as diferenças de linguagem?
Bruna Cickoski - Turma 102
A partir do documentário,percebi que desde os primitivos nossa comunicação evoluiu,antigamente era realizada através de sons,porém agora está muito mais complexa..
ResponderExcluirOs países que possuem a língua portuguesa como idioma principal,se reuniram para unificá-la com o objetivo de torná-la mais forte e com mais influência sobre as demais línguas.
Questionamento:Com a reforma ortográfica,a língua pode se tornar padrão,mas com essas mudanças,muitas culturas que tem como base sua comunicação,não poderiam ser “destruídas”?
Ana Carolina Medaglia
Turma:102
O video demonstra a grande importância em que a língua portuguesa ainda exerce sobre diversos países, mudando de país em país somente o sotaque; Entre os países vistos no video, temos países mais comum de o povo brasileiro saber que possui a lingua portuguesa, como países com menor frequencia EX: Potugal, Guiné Bissau(países comuns), Japao, China(Países diferenciados) Em todos eles durante as entrevistas as pessoas habilitadas a lingua demonstram grande afeto a ela.
ResponderExcluirA nossa língua podera sobreviver a esta futura unificaçao linguistica?
Vinicius
N°34 Turma: 102
O documentário que vimos em sala mostra desde a origem da língua portuguesa: o latim (que foi extinto por ser “censurada” a população) ate os diferentes sotaques existentes no mundo dentre os países que falam essa língua. Alem disso podemos compreender a proposta da reforma ortografia, que é formar um “português” padrão para todos os países que tem essa língua como oficial.
ResponderExcluirSe a reforma ortográfica desse errado a língua portuguesa pode corre o risco de ser extinta?
Eduardo Koenig Vieira
Turma: 102
O documentário "Línguas - Vidas em Português" apresentou a realidade da língua portuguesa nos lugares onde é falada, e a importância desta para a comunicação de indivíduos. Vimos que, apesar dos diversos sotaques, a língua é a mesma. As reformas ortográficas são realizadas com a intenção de unificação lingüística entre os países praticantes de um mesmo idioma. Com o predomínio de algumas línguas, a tendência é o português ser extinto, assim como a maioria dos idiomas. Haverá a evolução da comunicação humana para um outro meio que não seja a linguagem ou haverá apenas evolução dos idiomas já existentes para novos idiomas ainda não falados?
ResponderExcluirThayná, turma 102
Nome: Gabrielle Melo Búrigo
ResponderExcluirNúmero: 15
Turma:102
Professor: Izaltino
Vidas em Português
Na aula de português do dia 30 de março de 2010, junto ao professor Izaltino, vimos um filme, em forma de documentário, sobre a nossa língua, o português, em diversos países: “Língua, Vidas em português”.
Através dele podemos analisar e acima de tudo, aprender sobre nós, sobre o nosso povo, nosso país... nosso mundo! Pois é o mesmo que caracteriza nossa vida, nossa cultura e também, o nosso ser.
Países como: Angola, Índia, Moçambique, Portugal, Brasil, entre outros, são exemplos de povos que utilizam a língua portuguesa como forma de expressão de pensamentos e idéias.
No documentário, percebemos as grandes variações e tonalidades da mesma, onde resultam em um maior enriquecimento de culturas. Este grande dinamismo é o resultado de toda a história da própria língua, gerando povos diferentes. Porém, com algo em comum: o português!
Com o tempo, a língua começou a se desenvolver e com ela a possibilidade de se expressar da melhor forma, ou seja, o crescimento da língua resulta na melhor expressão de um povo. Independente do país.
E para concluir, utilizo aqui, uma frase apresentada no documentário, sobre o qual se resumi o mesmo. Mas antes, é bom lembrar, como o próprio diretor “avisa”, é muito importante a unificação dos povos, para que a língua portuguesa torna-se uma língua internacional.
“Não há uma língua portuguesa, há línguas em português.”
Questionamento: Qual a diferença, levando em conta as variações de outros povos que também utilizam a língua portuguesa como forma de expressão, entre a reforma ortográfica do Brasil e em outros países?
A reforma ortográfica teve como principal objetivo a unificação da língua. Com esta unificação a língua tende a se fortalecer fazendo com que ela não desapareça com o tempo, a exemplo do latim. O filme mostra os países que falam a língua portuguesa, assim como os países onde apenas algumas cidades falam a língua. Muitas pessoas nestes países falam outras línguas, porém, nos depoimentos do documentário, eles falam o quanto acham a língua bonita. O acordo ortográfico, por mudar muitas coisas na qual estavamos acostumados, deve passar por um processo de adaptação que, por mais que leve tempo, ajudará a língua no sentido de fortalece-la. Muitos dos depoismentos do vídeo nós as vezes não conseguimos entender muito bem pois, apesar de todos estarem falando a mesma língua, há diferentes sotaques, gírias, etc..., que nos fazem levar um tempo a mais para decifrar. Portanto, podemos concluir que o acordo ortográfico é muito importante para a língua, mas será que, mesmo com o acordo ortográfico, nossa lingua sobreviverá? Será que prevalecerão as línguas consideradas mais importantes, como o inglês?
ResponderExcluirNome: Daniele Turma:101
Por que mudou?
ResponderExcluirA reforma ortográfica ocorrida em janeiro, para mim, foi maléfica para os 8 países que compunham a língua portuguesa, pois os povos precisam se readaptar novamente a língua portuguesa, sem preparação em apenas 2 anos. Então os presidentes dos 8 países deveriam impor mais tempo para as suas nações se adaptarem normalmente á nova ortografia.
O documentário, Língua – Vidas em português, deixou muito claro que uma língua pode se adaptar à diferentes culturas, religiões e realidades e mostra claramente o movimento da língua portuguesa pelo mundo.
ResponderExcluirMas mesmo se adaptando a uma cultura diferente, como para as pessoas que falam português na Índia ou China esse idioma, assim como qualquer outro, sempre carrega consigo a capacidade de traduzir culturas, ou seja, ele denuncia que aquela região se diferencia das outras, em pelo menos um aspecto.
É por estar presente em lugares totalmente diferente uns dos outros, que a unificação da língua portuguesa é tão importante, já que as diferenças influenciam na pronúncia e na escrita do português.
A unificação vai servir como uma nova alfabetização para todos os 200 milhões de falantes da nossa língua. A pergunta é: a reforma ortográfica vai conseguir impedir que do português se derivem outros idiomas e que ele desapareça, solidificando-o e tornando-o mais forte?
GIULIA PAGGIARIN FLORES, turma 102
De acordo com o documentário assistido “LÍNGUA, VIDAS EM PORTUGUÊS”, pudemos perceber que existem vários países onde se fala português, tendo assim uma grande afetividade com esse idioma, e que os mesmos agora estão passando por um processo de unificação(Acordo Ortográfico), a ser usado por todos os países de língua oficial portuguesa, porém, alguns países não aceitaram esse novo acordo e ainda não o assinaram. De acordo com os dados acima respoda:
ResponderExcluirDe onde veio a ideia de fazer uma unificação da língua portuguesa com esse novo acordo ortográfico? E porque o mesmo ainda resiste, se há países que não concordam?
Mariana A. Turma 102
Analisando o documentário “Língua- Vidas em Português”, de Victor Lopes, pode-se perceber que a língua portuguesa é rica em conhecimentos e ideias, já que suas variações, de acordo com cada país, a enriquece, dando maior dinamismo e diversidade para a comunicação através da mesma. Em cada parte do mundo a língua portuguesa é expressa com diferentes tonalidades e variações, sendo que essas diferenças possibilitam a formação de culturas variadas em cada local onde ela é falada. A língua portuguesa faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, entre elas brasileiros, portugueses, franceses, e outros. A partir de suas diversidades cada um pode expressar seus sentimentos, de seu jeito, com sua identidade. É através do conhecimento sobre nossa própria língua que podemos nos destacar e mudar o mundo em que vivemos.
ResponderExcluirApós este pequeno texto responda a seguinte pergunta:
• Em sua opinião quais seriam os benefícios para os falantes da língua portuguesa, se o objetivo de unificação fosse aceito por todos os países que possuem falantes da mesma? Em sua opinião, poderiam existir, além de vantagens, desvantagens com essa unificação? Responda-a, argumentando sobre sua resposta.
Nome: Caroline Turma: 102
O filme (Língua - Vidas em Português, de Victor Lopes) retrata o português dito em diferentes países e lugares do mundo, e falado por mais de 200 milhões de pessoas, nas quais é ditado de forma ‘’reinventada’’por povos colonizados, pois todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses e japonesas. A questão é, como uma língua pode ser nomeada como mesma, se ela é modificada de um país do outro?
ResponderExcluirLuana Zatorski Turma 101
De acordo com o filme "Língua - vidas em português" a língua portuguesa é falada por cerca de 200 milhões de pessoas, essa língua é expressada de uma forma construtiva, complexa, e para entendimento da sociedade que a utiliza. Os dois assuntos citados anteriormente possuem relações com o principal objetivo da reforma ortográfica, que é a possível "internacionalização" da língua portuguesa, ou seja, o objetivo principal é fazer com que vários países falem a mesma língua, mas com as mesmas regras. A partir dos fatores apresentados acima, responda:
ResponderExcluira) De acordo com a nova reforma ortográfica, quais foram os principais países que eram intencionados a serem unificados?
b) Qual é principal restrinção existente na nova ortográfia?
Hevelyn Caroliny de Souza, Turma: 102
Bem no documentário visto em sala podemos identificar que em cada nação que pratica o uso da língua portuguesa, diferentes maneiras de pronuncia e sotaques que acabam diferenciando um pouco.
ResponderExcluirNo Brasil podemos perceber que em todas as regiões existe um tipo diferente de falar o português sendo assim: Os sotaques de cada região do Brasil podem ser considerados formas diferentes de falar português?
Felipe Pessoa t:101
O documentário se refere a Língua Portuguesa que está situada em diversas partes do planeta, é uma língua aberta que aceita muito, tem vários sotaques que enriquecem cada vez a mesma.
ResponderExcluirNão há uma língua portuguesa e sim línguas em português.
Através de pequenos sons que eram nosso primeiro meio de comunicação que surgiram as línguas, entre elas a nossa.
O português é a língua oficial falada em 8 países, sem contar aqueles em que uma parte da população usa o mesmo como meio de comunicação de influência na sociedade.
Questionamento: Será que mesmo com essa diversidade de formas do uso da língua portuguesa haverá um modo de mantê-la como única em todos os países nos quais ela é falada?
A lingua Portuguesa é fala (usada) em muitos paises do mundo, A lingua é fala em diferentes sultaques e isso caracteriza uma região(Ex: NA Bahia a sultaques que em Rio Grande do Sul são outros completamente diferentes). O Povo ama muito sua lingua, e diz que quando ultiliza ela pra a comunicação, eles se lembram de seu pais de horrigem.Assim com tanta diversidade, Será que a lingua Portuguesa pode acabar(extinxão), se não ouver uma unificação de todas os sultaques da lingua portuguesa, formando uma outra?
ResponderExcluirJorge Luiz, turma: 102
O documentário fala sobre os muitos paises que seguem ou tem muitos falantes dos português(cerca de 200 milhões de pessoas).A reforma ortográfica tem como principais objetivos não deixar o português ser "esquecido", como por exemplo o latim, mas também facilitar o próprio português.
ResponderExcluirPergunta: A reforma ortográfica tem como um dos objetivos trazer novos falantes para português ou só criar novas regras para facilitar o português?
Vitor Hugo Welter Turma:102
De acordo com o filme "Língua - vidas em português" a língua portuguesa é falada por cerca de 200 milhões de pessoas, essa língua é expressada de uma forma construtiva, complexa, e para entendimento da sociedade que a utiliza. Os dois assuntos citados anteriormente possuem relações com o principal objetivo da reforma ortográfica, que é a possível "internacionalização" da língua portuguesa, ou seja, o objetivo principal é fazer com que vários países falem a mesma língua, mas com as mesmas regras. A partir dos fatores apresentados acima, responda:
ResponderExcluira) De acordo com a nova reforma ortográfica, quais foram os principais países que eram intencionados a serem unificados?
b) Qual é principal restrinção existente na nova ortográfia?
Hevelyn Caroliny de Souza, Turma: 102
Analisando o documentário “Língua- Vidas em Português”, de Victor Lopes, pode-se perceber que a língua portuguesa é rica em conhecimentos e ideias, já que suas variações, de acordo com cada país, a enriquece, dando maior dinamismo e diversidade para a comunicação através da mesma. Em cada parte do mundo a língua portuguesa é expressa com diferentes tonalidades e variações, sendo que essas diferenças possibilitam a formação de culturas variadas em cada local onde ela é falada. A língua portuguesa faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, entre elas brasileiros, portugueses, franceses, e outros. A partir de suas diversidades cada um pode expressar seus sentimentos, de seu jeito, com sua identidade. É através do conhecimento sobre nossa própria língua que podemos nos destacar e mudar o mundo em que vivemos.
ResponderExcluirApós este pequeno texto responda a seguinte pergunta:
• Em sua opinião quais seriam os benefícios para os falantes da língua portuguesa, se o objetivo de unificação fosse aceito por todos os países que possuem falantes da mesma? Em sua opinião, poderiam existir, além de vantagens, desvantagens com essa unificação? Responda-a, argumentando sobre sua resposta.
Nome: Caroline Turm: 102
O documentário que vimos em sala mostra desde a origem da língua portuguesa: o latim (que foi extinto por ser “censurada” a população) ate os diferentes sotaques existentes no mundo dentre os países que falam essa língua. Alem disso podemos compreender a proposta da reforma ortografia, que é formar um “português” padrão para todos os países que tem essa língua como oficial.
ResponderExcluirSe a reforma ortográfica desse errado a língua portuguesa pode corre o risco de ser extinta?
Eduardo Koenig Vieira
Turma: 102
O documentário “Língua - Vidas em Português” mostra diversos países que abordam a língua portuguesa, apesar de seus diferentes costumes, cultura, etc. A língua portuguesa abrange uma grande diversidade e dinamismo, o que é possível identificar principalmente ao analisar as variadas possibilidades de pronúncia. Pouco tempo atrás os países que possuem o português como principal idioma, reuniram-se para unificá-lo. Qual o objetivo principal da unificação da língua portuguesa?
ResponderExcluirBruna Hoffmann 102
A ordem natural é que a língua sempre evolua, tornando-se mais completa e complexa. Porém ela pode chegar a um ponto onde ela é tão complexa que passa por um processo de involução, no qual pode acabar desaparecendo por ser muito simplória ou cair em desuso. Levando isso em consideração, você considera a reforma ortográfica uma forma de previnir esse processo ou ela contribui com a involução?
ResponderExcluirO documentário assistido na aula de hoje, foi de grande aproveitamento para todos, pois assim como eu,outras pessoas não sabia que existiam muitos países que também falavam português, como por exemplo a China e o Japão.O português já se tornou uma língua tão falada como qualquer outra, é uma língua que forma a cultura de um povo, principalmente com seus diferentes sotaques caracteristicos de cada região.Uma fala vista no documentário que é de grande aproveitamento para nosso cotidiano é: "Não há uma língua portuguesa e sim Línguas portuguesas", que volta a enfatizar os vários tipos de língua portuguesa, diferenciadas apenas pelo sotaque do local em que é falada.
ResponderExcluirQuestionamento: A atual língua portuguesa continuará nos países em que existe? Ou será que com a grande influência da indústria capitalista vinda dos EUA vai acabar com a nossa identidade cultural?
Mariana Silva Goulart
Turma 102
No documentário percebemos que a linguagem é utilizada em diversos países,que nos mostra culturas e sotaque diferentes onde se torna ainda mais importante para a sociedade através da comunicação .A reforma ortográfica é utilizada na intenção de unificação lingüística que serve para os países que tem o mesmo idiomas. Com o domínio da língua a tendência é que daqui a um tempo a língua português seja extinto assim como alguns idiomas.
ResponderExcluirSerá que daqui alguns anos ainda haverá a língua portuguesa?
Ana Luiza,Tuma 101
O documentario expõe à nós os diferentes tipos de cultura, sotaques e costumes que existem nos lugares onde se fala a Língua Portuguesa. Com isso, agregava-se também as diferentes maneiras de escrever. E com a reforma ortografica, fica muito mais simples nos comunicarmos através da escrita com as 200 milhões de pessoas que falam Português. Assim, nenhum povo perderá sua identidade/cultura, pois o que muda não são estes quesitos, e sim somente a ortografia que utilizará ao comunicar-se com alguém tanto no seu próprio país como em outros onde também há individuos que falam a Língua.
ResponderExcluirMesmo que a reforma seja em todos os lugares onde o português é falado, fará diferença que pretende aos povos menos favorecidos, como em Moçambique, por exemplo?
Sofhia - Turma: 102
O filme "Línguas - Vidas em Português" mostra a realidade do português falado em diversos países, possuindo vários sotaques, assim sendo enriquecido, mas sempre se mantendo o mesmo. A língua portuguesa é usada em 8 países e também em mais duas comunidades, uma na China e outra na Índia. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalhava a sua prática em eventos internacionais e também a divulgação do idioma. Essa língua no entanto foi parando de evoluir e de ser divulgada. Argumente logicamente sobre a possibilidade de extinção da língua mesmo sendo a terceira língua ocidental mais falada do mundo.
ResponderExcluirAmanda Deschamps T:101
O documentário explica como a língua portuguesa se tornou muito diversa, ela é falada por muitas pessoas de culturas diferentes e em cada um desse lugares há um sotaque, um jeito diferente de se comunicar, e de se relacionar.Questinamento:Será que com a reforma ortográfica, é possível estreitar ainda mais os laços culturais que há entre os países usuários da língua?
ResponderExcluirCinthya turma:102
O filme quer nos chamar atenção, falando das riquezas da língua, diferenças entre os povos, o jeito que cada fala um “único” português, e que ele sofre mudanças constantemente, podendo assim acabar e não ser mais utilizado, apenas ser esquecido. Mostra o dia a dia das pessoas que vivem em outros países e que falam português, como o menino do Grande Hotel, o vendedor de balas, a dona do bar... Qual o aspecto do filme que te chamou mais atenção e por quê? Como a reforma ortográfica esta ligada ao tema central do filme?
ResponderExcluirO português às vezes parece tão simples, mas é uma língua complexa e muito densa.
ResponderExcluirUma mesma língua tem variações que nos remetem à uma perspectiva de abrangência, devido as alterações que a língua sofre, isso pode ser uma evolução, mas nem sempre é assim.
Cada um tem o seu português , mas o português é de todos, a língua faz parte da cultura de todo povo e representa uma identidade.
A reforma é vista como uma evolução ? ou como uma simples mudança?
Daniel
Turma : 301
O filme "Língua - Vidas em Português" retrata a diversidade cultural de paises em que o português é falado (oficialmente 8 paises, e falado por mais de 200 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo), os quias praticam, ou estão em vias de praticar, a nova reforma ortográfica da língua portuguesa, onde foram aplicadas e criadas novas regras que procuram unifica-la.
ResponderExcluirCom base nesses fatos, responda:
Qual a importância da reforma ortográfica, e quais são os benefícios e/ou malefícios trazidos pela unificação da língua?
Isabela S. Hinckel, Turma: 102
A reforma ortográfica foi criada com o objetivo da unificação dos povos que falam a língua portuguesa e para que haja uma uniformização orográfica entre os paises que aderirão a nova ortografia.
ResponderExcluirSerá que essa unificação vai ser aderida com sucesso pela população, pois terão que reaprender a escrever?
Pedro Henrique M. Botelho
Nº. 30
TURMA: 102