segunda-feira, 6 de junho de 2011

Turmas 101 e 102,

Turmas 101 e 102,


Nas nossas últimas aulas nos dedicamos a compreender a influência do movimento pendular, ou seja, a oscilação da visão Teocêntrica e da Antropocêntrica sobre as manifestações literárias nos diferentes períodos ao longo da historia ocidental. Agora chegou o momento de elaborar uma síntese desta influência. O desafio para vocês, agora, é elaborar um texto de 20 a 30 linhas no word (arial 12) argumentando sobre esta influência ao longo de nossa literatura. Após a conclusão desta produção vocês devem enviá-la para o meu e-mail: i.gamba@hotmail.com . Tenho certeza de que vocês produzirão excelentes textos.

Um abração

IZALTA

domingo, 5 de junho de 2011

Atividade de Fonologia para as turmas 101 e 102

Turmas 101 e 102,


Conforme combinamos na aula de segunda-feira, estou postando as atividades sobre fonologia, para a próxima aula.

O poema explorado para as questões gramaticais é de Fernando Pessoa, um poeta do Modernismo Português. Uma dica: Vale conhecer a obra deste autor.

O poema abaixo é um dos mais conhecidos dele. Primeiro todos devem lê-lo para depois responder as atividades.



Observem as seuintes orientações:

1- Esta atividade deve ser respondida em dupla.

2- Vocês devem copiar e colar esta atividade e respondê-la no word.

3- Devem após respondê-las, anexá-las e enviar para o meu e-mail (i.gamba@hotmail.com)

4- Lembrem-se de identificar os o nome dos alunos e sua turma no assunto do e-mail.

Poema em linha reta


Fernando Pessoa

(Álvaro de Campos)

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.



E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,

Indesculpavelmente sujo,

Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,

Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,

Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,

Que tenho sofrido enxovalhos e calado,

Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;

Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,

Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,

Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,

Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado

Para fora da possibilidade do soco;

Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,

Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.



Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,

Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...



Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;

Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!

Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.

Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?

Ó príncipes, meus irmãos,



Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?



Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?



Poderão as mulheres não os terem amado,

Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!

E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,

Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?

Eu, que venho sido vil, literalmente vil,

Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.



Atividades:

1- Analisando a primeira estrofe do poema, identifique cinco palavras que possuam dígrafo.

2- Através do processo de neologismo o autor cria a palavra irrespondivelmente. Analisando-a é possível identificar quantos fonemas?

3- Analise as palavras abaixo e identifique o número de letras, fonemas e sílabas:

- parasita

- paciência

- absurdo

- etiquetas

- enxovalhos

- sentido

- hora

- agachado

- confessasse

- arrogante

4- “A letra é uma representação gráfica aproximada do fonema”. Argumente logicamente sobre esta afirmação exemplificando com palavras presentes no texto.

5- Analise as palavras abaixo classificando seus fonemas em vogais, semivogais e consoantes:

- meus

- estou

- irmãos

- sido

- ridículos

- mesquinho

- não

- feito

- financeiras

- surgiu

6- Analise as palavras abaixo e identifique seus encontros vocálicos classificando-os:

7- Analise as palavras abaixo, dentificando seus encontros consonantais classificando-os:

8- Analise o texto e identifique três exemplos de monossílabos tônicos e três de monossílabos átonos.

9- Analisenso o texto identifique dois exemplos de palavras:

a- Oxítonas

b- Paroxítonas

c- Proparoxítonas



10- Analisando a 4ª estrofe do poema, argumente logicamente sobre a ironia utilizada pelo eu-lírico, transcendendo para situações cotidianas.

11- Estabeleça uma relação de comparação entre o poema e seu título.

12- Na 5ª e na 6ª estrofe, o eu-lírico apresenta questionamentos. Considerando as estrofes anteriores, o que é possível transcender para nosso cotidiano?