terça-feira, 30 de março de 2010

Locais onde se fala Português

COLÓQUIO DA LUSOFONIA



APÓS ASSISTIRMOS AO VÍDEO "LÍNGUA, VIDAS EM PORTUGUÊS", FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A DIVERSIDADE CULTURAL QUE ORBITA EM TORNO DA LÍNGUA PORTUGUESA. TODO ESSE UNIVERSO, ESSA RIQUEZA CULTURAL É, SEM DÚVIDA, REFLEXO DE UM FIO CONDUTOR, A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA POR MAIS DE 200 MILHÕES DE PESSOAS NAS MAIS DIFERENTES PARAGENS DO MUNDO. DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUESTIONAMENTO ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE O VÍDEO E O OBJETIVO DA REFORMA ORTOGRÁFICA, OU SEJA, A UNIFICAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
UM ABRAÇO,
IZALTA

quarta-feira, 24 de março de 2010

A VERDADEIRA PÁSCOA




Oi Turma 91,
Hoje pela manhã vivemos um momento muito significativo no Colégio. Sem dúvida alguma marcou-nos muito aquilo que o Dércio nos propôs para a reflexão. Gostaria que cada um deixasse aqui no blog uma síntese, um comentário, enfim, uma expressão daquilo que foi mais forte nesta manhã.
Tenho certeza de que nossos olhos serão bastante diferentes para a celebração da Páscoa bem como acerca da nossa responsabilidade na sociedade em que vivemos.
Aguardo seus comentários.
Um abração do Izalta

terça-feira, 23 de março de 2010

Mais um poema de Carlos Drummond de Andrade


Oi turmas,
Estou postando mais um poema de Carlos Drummond de Andrade. Este autor é sem dúvida um dos mais importantes da nossa literatura. Vale a leitura deste poema e de mais alguns que serão postados aqui no blog também. As turmas 101 e 102 devem lê-lo em especial.
Um abração,
Izalta

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Correção das atividades de fonologia (101 e 102)

Oi pessoal,
Quem precisar da correção das atividades de fonologia, basta postar um comentário com seu e-mail que eu a enviarei.
Um abração,
Izaltino

Atenção turmas 101 e 102


Oi pessoal,
Como conversamos em sala precisamos fazer uma alteração na nossa lista de leituras para este ano, pois o livro "O guarda-roupa alemão" está esgotado. Como alguns conseguiram em sebo ou bibliotecas e já estão lendo, para a primeira avaliação teremos dois títulos: O que já estava "O guarda-roupa alemão" e uma segunda opção "O pagador de promessas" de Dias Gomes. A avaliação será mantida tanto na forma quanto na data prevista.
Um abração a todos e uma excelente leitura.
Izaltino

segunda-feira, 15 de março de 2010

Atividade de Fonologia - turmas 101 e 102


Oi pessoal,
Estou postando mais uma atividade de fonologia para fazermos uma última revisão.
Esta atividade será corrigida no dia 22. Segue ao lado também uma das muitas caricaturas de Drummond. Um abração a todos e bom estudo.
Izalta








Mãos Dadas
(Carlos Drummond de Andrade)

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.


1- Analise as palavras abaixo e identifique o n° de letras e fonemas:
Mundo- ____________________
Cantarei- ______________________
Taciturnos-______________________
Companheiros-___________________
Mulher- ________________________
História-_________________________
Ilhas- __________________________
Raptado- ____________________
Entorpecentes - __________________

2- Analise as palavras abaixo e classifique os encontros vocálicos de acordo com a legenda: 1- Ditongo Decrescente Oral, 2- Ditongo Crescente Oral, 3- Ditongo Decrescente Nasal, 4- Ditongo Crescente Nasal, 5- Hiato e 6- Tritongo
( ) não
( ) serei
( ) também
( ) realidade
( ) meus
( ) poeta
( ) direi
( ) suicida
( ) matéria
( ) história

3- Analise o fragmento referente aos dois últimos versos e argumente logicamente sobre eles.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Analise as palavras a seguir e classifique os encontros consonantais em próprios e impróprios:
Preso- _________________________
Entre- _________________________
Afastemos- ____________________
Presente- _____________________
Suspiros- _____________________
Entorpecentes - __________________

5- Analise o texto e identifique cinco palavras com dígrafo:
a) _________________________
b) _________________________
c) _________________________
d) _________________________
e) ________________________
6. Identifique assinalando a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato. As mágoas de minha mãe, que sofria em silêncio, jamais foram compreendidas por mim e meus irmãos.
a) foram - minha
b) sofria - jamais
c) meus - irmãos
d) mãe - silêncio
e) mágoas – compreendidas

7. Analisando a palavra armazém é possível identificar:
a) há dígrafo e ditongo
b) não há dígrafo, mas há ditongo
c) não há ditongo nem dígrafo
d) há dígrafo, mas não há ditongo
e) n. d. a.

8. Identifique assinalando a alternativa que não apresenta todas as palavras separadas corretamente.
a) de-se-nho, po-vo-ou, fan-ta-si-a, mi-lhões
b) di-á-rio, a-dul-tos, can-tos, pla-ne-ta
c) per-so-na-gens, po-lí-cia, ma-gia, i-ni-ci-ou
d) con-se-guir, di-nhei-ro, en-con-trei, ar-gu-men-tou
e) pais, li-ga-ção, a-pre-sen-ta-do, au-tên-ti-co

9. Dadas as palavras: des-a-ten-to / sub-es-ti-mar / trans-tor-no, identifica-se que a separação silábica está correta:
a) apenas nº 1
b) apenas nº 2
c) apenas nº 3
d) em todas as palavras
e) n. d. a.

10. Nas palavras alma, pinto e porque, é possível identificar, respectivamente:
a) 4 fonemas - 5 fonemas - 6 fonemas.
b) 5 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.
c) 4 fonemas - 4 fonemas - 5 fonemas.
d) 5 fonemas - 4 fonemas - 6 fonemas.
e) 4 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.

11– (ACAFE-SC) Identifique assinalando qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas.
a) Caderno.
b) Chapéu.
c) Flores.
d) Livro.
e) Disco.

12 – (UFAC) Identifique assinalando a série em que apenas um dos vocábulos NÃO possui dígrafo:
a) Folha – ficha – lenha- fecho.
b) Lento – bomba – trinco – algum.
c) Águia – queijo – quatro – quero.
d) Descer – cresço – exceto – exsudar.
e) Serra – vosso – arrepio – assinar.
13. Identifique assinalando a alternativa que apresenta uma palavra que apresenta ditongo crescente:
a) acordou.
b) teriam.
c) noites.
d) jamais.
e) quando.

14. Identifique assinalando a alternativa que apresenta um hiato:
a) atoleiros.
b) miaram.
c) ruído.
d) defendiam.
e) haviam.

15. Identifique assinalando a alternativa que apresenta a palavra que possui 5 fonemas:
a) ficha.
b) molhado.
c) guerra.
d) fixo.
e) hotel.

16. Identifique assinalando a alternativa que apresenta o vocábulo com ditongo nasal decrescente:
a) quando.
b) zangou.
c) misteriosos.
d) vitória.
e) moravam.

sexta-feira, 12 de março de 2010

LISTA DE LEITURAS PARA AS TURMAS 81 E 82 - 2010

OI TURMAS 81 E 82,
ESTOU POSTANDO A LISTA DE LEITURAS PARA ESTE ANO. NESTA LISTA, VOCÊS PODEM ACOMPANHAR O TÍTULO DO LIVRO, O AUTOR, A DATA DA AVALIAÇÃO E A ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. BOA LEITURA A TODOS VOCÊS.
UM ABRAÇÃO,
IZALTA

CRONOGRAMA DE LEITURA

Objetivo: Identificar um cronograma de leitura que contribua para uma apropriação mais eficaz das obras literárias relevantes para a formação de leitores críticos e conhecedores de nosso contexto literário
Analisar as obras identificadas estabelecendo uma relação de comparação entre as obras lidas e o contexto histórico-cultural em que foram produzidas.

Obras com as respectivas datas de avaliação:
Editor
1. Prova de fogo: Pedro Bandeira (09/04/10)
2. A Cabana : William P. Young(30/04/10)
3. Brincadeira Mortal: Pedro Bandeira (28/05/10)
4. Três amores: Editora Atual (02/07/10)
5. A guerra das sabidas contra os atletas vagais: Margarida Patriota (13/08/10)
6. Perseguição: Tânia Alexandre Martinelli (24/09/10)
7. Descanse em paz meu amor: Pedro Bandeira (15/10/10)
8. Machado e Juca: Luiz Antônio Aguiar (12/11/10)

Avaliações:
1- Mapa mental dos aspectos mais relevantes da obra
2- Teste escrito, produção textual, poema, mosaico, debate
3- Elaboração de história em quadrinhos
4- Produção de Acrósticos, haicai, limerick
5- Elaboração de um folder
6- Produção de Soneto e acrósticos
7- Análise dos elementos narrativos
8- Produção de clip em movie maker


OBS: No mês de novembro, cada grupo irá se responsabilizar pela criação de um roteiro em que dramatizará uma das obras lidas durante o ano.

LISTA DE LEITURAS PARA TURMA 91 -2010

Oi Turma 91,
Estou postando a lista de livros para a leitura neste ano. Como combinei com vocês, estão aí as obras, oas autores, as datas das avaliações e a atividade avaliativa para cada uma dessas obras. Espero que gostem dos livros. Um abração a todos,
Izalta

CRONOGRAMA DE LEITURA

Objetivo: Identificar um cronograma de leitura que contribua para uma apropriação mais eficaz das obras literárias relevantes para a formação de leitores críticos e conhecedores de nosso contexto literário
Analisar as obras identificadas estabelecendo uma relação de comparação entre as obras lidas e o contexto histórico-cultural em que foram produzidas.

Obras com as respectivas datas de avaliação:
Editor
1. Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus (07/04/10)
2. A Cabana : William P. Young(28/04/10)
3. Ideia na mão,o Guarani no coração: Moacyr Scliar (26/05/10)
4. Depois daquela viagem: Valeria Piassa Polizzi (23/06/10)
5. A Face Oculta: Maria Tereza Maldonado (13/08/10)
6. Pra você eu conto: Moacyr Scliar (22/09/10)
7. Blog da Família: Giselda Laporta Nicolelis (13/10/10)
8. Quero ser belo: Tânia Alexandra Martinelli (11/11/10)

Avaliações:
1- Prova com questões objetivas e subjetivas
2- Teste escrito, produção textual, poema, mosaico, debate
3- Produção de um vídeo
4- Debate sobre temas previamente sorteados
5- Produção de mural referente ao livro lido
6- Dramatização de fragmentos da obra
7- Criação de um blog
8- Mapa mental dos aspectos mais relevantes da obra


OBS: No mês de novembro, cada grupo irá se responsabilizar pela criação de um roteiro em que dramatizará uma das obras lidas durante o ano.

quinta-feira, 11 de março de 2010

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

OI TURMA 301,
ESTOU POSTANDO UMA SÍNTESE SOBRE A ACENTUAÇÃO GRÁFICA CONSIDERANDO A ANTIGA E A NOVA ORTOGRAFIA. ESPERO QUE FAÇAM UM BOM USO. VALE LEMBRAR QUE COMO ESTA COMO IMAGEM BASTA CLICAR EM CIMA E IMPRIMIR. FICOU DO TAMANHO DE UMA FOLHA A4 (SÓ FRENTE).
UM ABRAÇÃO,
IZALTA


LISTA DE LEITURA PARA 101 E 102 - 2010

OI TURMAS 101 E 102,
ESTOU POSTANDO MO BLOG A LISTA DE OBRAS A SEREM LIDAS NESTE ANO, MAS NA PRÓXIMA SEMANA ENTREGAREI PARA TODOS VOCÊS UMA CÓPIA.
nESTA LISTA VOCÊS TEM O NOME DA OBRA, A DATA DA AVALIAÇÃO E O TIPO DE ATIVIDADE AVALIATIVA QUE SERÁ REALIZADA.
uM ABRAÇÃO E BOA LEITURA,
IZALTA


CRONOGRAMA DE LEITURA

Objetivo: Identificar um cronograma de leitura que contribua para uma apropriação mais eficaz das obras literárias relevantes para a formação de leitores críticos e conhecedores de nosso contexto literário
Analisar as obras identificadas estabelecendo uma relação de comparação entre as obras lidas e o contexto histórico-cultural em que foram produzidas.

Obras com as respectivas datas de avaliação:

1. Lausimar Laus: O Guarda-roupa Alemão (06/04/10)
2. William P. Young – A Cabana(27/04/10)
3. Luiz Fernando Veríssimo: Comédias para se ler na escola (24/05/10)
4. João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina (21/06/10)
5. Guido Wilmar Sassi: Geração do Deserto (09/08/10)
6. Valéria Rezende: O Vôo da Guará Vermelha (21/09/10)
7. Ariano Suassuna: O Santo e a Porca (18/10/10)
8. Machado de Assis: Dom Casmurro (09/11/10)

Avaliações:

1- Prova com questões somatórias
2- Seminário – temas sorteados com duas semanas de antecedência
3- Análise de crônicas do livro estabelecendo relações de comparação com as características do autor e do momento histórico cultural em que a obra foi produzida.
4- Elaboração de clip em movie maker
5- Dramatização de fragmentos da obra e análise do contexto em que foi produzida.
6- Produção de mural referente aos livros lidos.
7- Mapa mental dos aspectos mais relevantes da obra.
8- Análise comparativa do livro com a Minissérie Capitu.

OBS: No mês de novembro, cada grupo irá se responsabilizar pela criação de um roteiro em que dramatizará uma das obras lidas durante o ano.

terça-feira, 9 de março de 2010

Atividade de Literatura para o primeiro trimestre

















Oi estudantes da turma 101 e 102,
Conforme combinamos na aula de terça feira, estou postando as atividades para a próxima segunda feira (BASTA CLICAR NA IMAGEM PARA VISUALIZÁ-LA MELHOR). Na verdade, começaremos este trabalho na segunda e O desenvoLveremos durante todo o período que está identificado no cronograma. Em que consiste o trabalho? Iremos realizar um momento de pesquisa no Laboratório de Informática e na Biblioteca sobre os tópicos selecionados para cada grupo. No momento seguinte, cada grupo deve preparar uma apresentação em power point sobre o tema e um pequeno vídeo no movie maker (cinco munutos aproximadamente) dramatizando o conteúdo selecionado. Ainda deverão produzir um quadro síntese do conteúdo em cartolina, utilizando para isto um fluxograma.
O trabalho será apresentado para a turma que terá como tarefa a realização das atividades propostas na apostila. As correções acontecerão na datas previstas no cronograma.

CORREÇÃO DA TAREFA SOBRE FONOLOGIA

Oi Turmas 101 e 102, Como avisei na aula de hoje, estou postando a correção das atividades do blog. Quem quiser pode deixar seu e-mail solicitando a acorreção que eu enviarei. Um abração a todos e um excelente final de semana.

terça-feira, 2 de março de 2010

Atividade de Fonologia 101 e 102

Turmas 101 e 102,
Conforme combinamos na aula de terça-feira, estou postando as atividades sobre fonologia, para a próxima aula.
O poema explorado para as questões gramaticais é de Fernando Pessoa, um poeta do Modernismo Português. Uma dica: Vale conhecer a obra deste autor.
O poema abaixo é um dos mais conhecidos dele. Primeiro todos devem lê-lo para depois responder as atividades.

Poema em linha reta

Fernando Pessoa
(Álvaro de Campos)

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Atividades:
1- Analisando a primeira estrofe do poema, identifique cinco palavras que possuam dígrafo.

2- Através do processo de neologismo o autor cria a palavra irrespondivelmente. Analisando-a é possível identificar quantos fonemas?

3- Analise as palavras abaixo e identifique o número de letras, fonemas e sílabas:
- parasita
- paciência
- absurdo
- etiquetas
- enxovalhos
- sentido
- hora
- agachado
- confessasse
- arrogante

4- “A letra é uma representação gráfica aproximada do fonema”. Argumente logicamente sobre esta afirmação exemplificando com palavras presentes no texto.

5- Analise as palavras abaixo classificando seus fonemas em vogais, semivogais e consoantes:
- meus
- estou
- irmãos
- sido
- ridículos
- mesquinho
- não
- feito
- financeiras
- surgiu

6- Analisando a 4ª estrofe do poema, argumente logicamente sobre a ironia utilizada pelo eu-lírico, transcendendo para situações cotidianas.

7- Estabeleça uma relação de comparação entre o poema e seu título.

8- Na 5ª e na 6ª estrofe, o eu-lírico apresenta questionamentos. Considerando as estrofes anteriores, o que é possível transcender para nosso cotidiano?

Lembre-se de fazer também as atividades da Apostila (P7 - páginas 50 e 51)
Um abraço e até segunda-feira.
Izaltino