domingo, 28 de fevereiro de 2010

Postagem da Thayná - Turma 102

Oi Pessoal,
Gostei muito de todas as postagens feitas por vocês. Foi muito interessante poder analisar como vocês receberam o conteúdo trabalhado e se apropriaram dele. Tomei a liberdade de expor aqui um texto muito interessante da Thainá da turma 102. Este texto sintetiza bem tanto as colocações da turma durante a aula quanto uma relação com o material da apostila. Parabéns Thayná. Sua síntese ficou excelente. Vamos conferi-la:
Izaltino

Achei muito interessantes as aulas que tivemos sobre gramáticas. Além de aprender sobre o conteúdo, tivemos a oportunidade de vivenciá-lo e colocá-lo em prática através de representações de assaltos (postadas acima) e através de um vídeo sobre uma “suposta reforma ortográfica”. Foram ótimas atividades para diferenciarmos os tipos de gramáticas e identificarmos suas principais características.
Penso que a maioria de nós (pelo menos o pessoal do primeiro ano) nem imaginava que, quando crianças, usávamos algum tipo de gramática enquanto falávamos (chega a soar irônico). Porém , descobrimos que a gramática natural (ou internalizada) é aquela que abrange sotaques, gírias, expressões locais... enfim, a nossa linguagem do cotidiano, despreocupada com normas. Já na escola, nos deparamos com um conjunto de regras, estruturas, ortografias, etc., que formam a gramática normativa (que até pouco tempo atrás, pensávamos ser a única). Sendo a mais complexa, ela nos garantirá, um bom sucesso profissional e estudantil, por isso a importância de compreendê-la, e obter o domínio da linguagem padrão culta.
Para finalizar, também fomos oportunizados de escrever um texto, em dupla, formando nossa opinião sobre a questão das gramáticas e sua importância em nossas vidas.
Termino com uma frase da apostila, que faz refletirmos sobre e nos identificarmos com:
“O português são dois; o outro, mistério.” (Carlos Drummond de Andrade)
Thayná - 102

FONÈTICA

Oi Turmas 101 e 102,
Espero que vocês tenham entendido o conteúdo trabalhado em sala. Estou postando o material conforme combinamos. Vale revisar para realizar as atividades. Quaisquer dúvidas, conversaremos na próxima aula ou postem um comentário que receberei em meu e-mail. Como tive que converter o power point em movie maker o tempo de cada slide ficou fixo. Basta pausar o vídeo para poder acompanhar e registrar o que vocês acharem mais interessante.
Um abação a todos e até a próxima aula com as atividades feitas,
Izaltino

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cuidado para não concretizarem este Programa!!!!!!!

Octavio Paz, escritor e diplomata mexicano, Nobel de Literatura em 1990, afirmou que “Quando uma sociedade se decompõe, a primeira coisa que se corrompe é a linguagem.” E temos que tomar muito cuidado com relação a isto pois as facilidades e comodidades, às vezes, levam-nos à falta de reflexão e consequente alienação. O texto abaixo, apesar de cômico, revela-nos a realidade preocupante da educação em nosso país evidenciada em nosso cotidiano e confirmada no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), cujo resultado coloca-nos em um dos últimos lugares com relação ao domínio da Língua Materna.

Segue abaixo o texto, para a nossa reflexão.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

ATIVIDADE PARA O NONO ANO

Oi pessoal,
Depois de tanta curiosidade e tantas hipóteses identificadas em nossa aula, fica uma certeza, realmente o poema de Carlos Drummond de Andrade suscita uma série de ideias interessantes. A partir da análise do poema, cada dupla deve elaborar uma apresentação utilizando o movie maker a partir de um dos poemas abaixo (sorteados por dupla). Vocês devem interpretar o poema utilizando imagens. Lembrem-se de inserir uma música interessante. Depois de prontas as apresentações serão socializadas.
Alguns dos poemas de Drummond:

A folha
Ainda que mal
Além da Terra, além do Céu
A máquina do Tempo
Amor, pois que é palavra essencial
As sem-razões do amor
A um ausente
Ausência
Canção amiga
José
Legado
Necrológio dos desiludidos do amor
O Amor antigo
O chão é cama
O mundo é grande
O poema de sete faces
Reconhecimento do amor
Reverência ao destino
Resíduo
Síntese da felicidade

ATIVIDADE PARA O OITAVO ANO

Gostei muito dos textos produzidos por vocês, principalmente pela criatividade. Agora vamos reestrurá-los e incrementá-los para podermos publicá-los. Para isto seguem abaixo algumas etapas a serem seguidas:
1- Reler os textos produzidos em sala
2- Analisar os textos
3- Identificar as possíveis alterações nos textos, realizando-as
4- Digitar os textos
5- Identificar imagens que estejam relacionadas ao texto
6- Elaborar uma apresentação no movie maker ou power point com o texto reestruturado e as imagens selecionadas
7- Inserir uma música que tenha alguma relação com o texto e as imagens elaboradas
8- Analisar o trabalho realizado fazendo as alterações necessárias
9- Salvar os trabalhos
10- Socializar o resultado final com a turma
Um bom trabalho a todos.
Um abraço,
Izaltino

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Variantes linguisticas

Pessoal, Vale ler o texto abaixo e refletir sobre variantes linguísticas e preconceito.
Cada aluno deve realizar um comentário a partir da reflexão realizada em sala de aula. Os comentários serão considerados até o dia 27 de fevereiro. Um abração do Izalta
Tipos de assaltantes brasileiros
ASSALTANTE NORDESTINO Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula num se cague e num faça munganga.... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora ... Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia ...
ASSALTANTE MINEIRO Ô sô, prestenção... isso é um assarto, uai ... Levanta os braço e fica quetin quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje Vai andando, uai! Tá esperando o que, uai!!
ASSALTANTE GAÚCHO Oooo guri, ficas atento ... Bah, isso é um assalto ... Levantas os braços e te aquieta, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa os pilas pra cá! E te manda a la cria, senão o melão vai queimar.
ASSALTANTE CARIOCA Seguiiiinnte, bicho... Isso é um assalto ... Passa a grana e levanta os braços rapá ... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra daná... Vai andando e se olhar pra trás vira presunto.
ASSALTANTE BAIANO Ô meu rei...(longa pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não...(longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ... Vai passando a grana, bem devagariiiiinho (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado ... Não esquenta, meu irmãozinho, (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada...
ASSALTANTE PAULISTA Ôrra, meu ... Isso é um assalto, meu .. Alevanta os braços, meu ... Passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu.... Pô, se manda, meu ...
ASSALTANTE DE BRASÍLIA Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, IPTU, IPVA, Licenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, Imposto de Renda, IPI, CMS, PIS, COFINS ... mas não se preocupe, somos PENTA....